Guia da Semana
Restaurantes
Por Marina Marques

Lugares em SP que vão fazer você se sentir em Portugal

Conheça restaurantes que servem pratos e doces portugueses imperdíveis.

Quem é que resiste a uma fornada de Pastel de Nata quentinho? (Fotolia.com)

Um país de tamanho relativamente pequeno, mas com uma gastronomia tão vasta e marcante. Portugal tem pouco mais de 92 km² (para se ter ideia, o Estado de Santa Catarina tem 95.346 km²), se comparada ao tamanho do Brasil, a nação portuguesa fica muito pequena. Porém, a culinária deles, assim como tantas outras características, se enraizaram no nosso país.

A base da culinária ali existente era a gastronomia herdada dos romanos, por tradição Mediterrânea. O vinho - devido ao cultivo de uva dos romanos -, o pão e o azeite eram ali consumidos. Bacalhau, azeitonas pretas e os doces maravilhosos, que tal se sentir em Portugal sem sair de São Paulo?

O Guia da Semana listou um roteiro com lugares incríveis para apreciar a culinária portuguesa em São Paulo. Tem de Bacalhau a Gomes e Sá a Pastel de Nata. Confira!

Bacalhoeiro

O restaurante é inspirado nos vinhedos de Portugal, com grandes arcos entre pilares e azulejos de estilo português. No cardápio, as sugestões de entradas são as Lulas à Servilhana, lula empanada com molho, e os pasteizinhos de bacalhau. Entre os pratos principais, destaque para o Bacalhau à Lagareiro com batatas ao murro, acompanhado por brócolis e tomate.

Rua Azevedo Soares, 1580 - (11) 2293-1010 Leia mais

Trindade

Em elegante casa no Itaim, o restaurante Trindade mantém a tradição da cozinha portuguesa com um toque moderno. Pratos clássicos como o camarão com lâminas de alho e azeite e lascas de bacalhau e o Bacalhau Nunca Chega (bacalhau desfiado, azeitonas pretas e presuntos) sofisticam o cardápio. No cardápio se encontra também o clássico Bacalhau a Gomes de Sá (foto). Também são servidos cremes e sopas tradicionais como o Caldo Verde e a Sopa de Salmão. Para sobremesa, o mousse de chocolate na colher de pau é um dos mais de 10 tipos de receitas portuguesas e brasileiras.

Rua Amauri, 328 - (11) 3079-4819 Leia mais

A Bela Sintra

O restaurante A Bela Sintra, famoso pela elegante decoração em cobre, madeira, pedras e espelhos, possui um cardápio com mais de 10 opções de bacalhau. Entre elas está o Bacalhau bela Sintra, que é grelhado acompanhado de purê de batata com azeitona e ervas, por R$ 58 no almoço e R$ 120 no jantar.

Rua Bela Cintra, 2325 - (11) 3891-0740 Leia mais

Rancho 53

Dentre as opções do menu, destaque para o bacalhau da Madeira, assado com batata, alcachofra, brócolis, tomate, pimentão e azeitona. Para harmonizar, o restaurante conta com uma adega com cerca de 100 rótulos de vinhos nacionais e importados.

Rodovia Castelo Branco, km 53 - (11) 4136-1381 Leia mais

O Bacalhau do Porto

O restaurante possui um cardápio com divarsas opções de bacalhau. Entre as sugestões, estão o bacalhau à Gomes de Sá, lascas cozidas e depois levadas ao fogo no azeite, com cebolas e batatas fritas em rodelas ou em cubos, azeitona preta e ovo cozido, e o À Moda Antiga, com lascas ao molho vermelho, favas portuguesas e pimentões sortidos.

Rua Vergueiro, 8333 - (11) 2063-6502 Leia mais

Tasca da Esquina

O restaurante é famoso por unir quitutes tradicionais e contemporâneos da gastronomia lusitana com produtos nativos do Brasil. Para a refeição principal, destaque para o bacalhau ao forno.

Alameda Itu, 225 - (11) 3262-0033 Leia mais

Rancho Português - Leitão à Bairrada

O cardápio conta com pratos salgados e sobremesas típicos portugueses, como Leitão à Bairrada, Bolinho de Bacalhau e Pastel de Nata. A casa conta ainda com duas adegas que contemplam mais de 700 rótulos de vinhos portugueses e com um empório repleto objetos de decoração, louças portuguesas e diversos produtos alimentícios.

Avenida dos Bandeirantes, 1051 - (11) 2639-2077 Leia mais

Casa Mathilde

O nome Casa Mathilde está ligado à Fábrica das Queijadas Mathilde fundada em 1850 por Mathilde Soares Ribeiro, em Ranholas. A marca foi adquirida por um dos sócios da Casa Mathilde, atualmente fundada por quatro empresários portugueses. O local, no centrão de São Paulo, serve uma gama de doces portugueses, como o Pastel de Nata, Pastel de São Bento, Queijadinha e muitos outros.

Praça Antônio Prado, 76 - (11) 3106-9605 Leia mais

Manteigaria Lisboa

A Manteigaria Lisboa é comandada pelo chef e empresário português Duval Pestana, atualmente dono de quatro restaurantes. A receita dos pastéis do chef Duval está guardada a sete chaves. Ele só revela que a receita não utiliza gorduras em excesso e saturadas e, por isso, sua versão contemporânea tem baixo índice calórico. O delicado docinho é produzido em larga escala e sempre à vista do cliente.

Rua Pamplona, 674 - (11) 3284-9900 Leia mais


Por Marina Marques

Atualizado em 23 Ago 2018.

Mais notícias

Carlo’s Bakery inaugura loja no Shopping Anália Franco nesta quinta-feira (15)

Restaurantes

Para fugir do óbvio: Notorious Fish entrega sanduíches preparados com pescados e frutos do mar

Restaurantes

Novidade no Brooklin, Vigga Bar entrega drinks requintados inspirados em pontos turísticos de São Paulo

Restaurantes

Delivery: onde pedir milk-shakes caprichados em São Paulo

Restaurantes

Café gelado, milk-shake e cookies especiais: Mr. Cheney inaugura menu de Verão exclusivo

Restaurantes

Le Botteghe di Leonardo lança trio de picolés especiais em homenagem ao aniversário de São Paulo

Restaurantes
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!