Guia da Semana

Por Bruno Cesar Dias

No início era um caderninho da vovó, passado de geração em geração, que ia ganhando gotas de óleo em suas páginas. Depois vieram os livros das cozinheiras, dos chefs e a gastronomia foi ganhando novos ares e visões, até chegar a publicações que falam de suas vidas, experiências pessoais e desafetos, numa jornada à beira do confessionário e do mundo das celebridades.

O movimento contrário também existe e aumenta a cada dia com pessoas do meio artístico e publicitário que se arriscam entre panelas e letras. O principal grupo, ao menos em número de publicações, é o de atrizes. A lista é longa e as últimas a engrossarem o bolo foram a atriz americana Eva Longoria, que lançou em abril o seu Eva's Kitchen, e Carolina Ferraz, protagonista do remake O Astro, com seu Na Cozinha com Carolina, , publicando no ano passado.

Entre os homens, o manancial de novos autores gourmet vem do mercado publicitário e editorial. João Baptista da Costa Aguiar é um deles, com uma carreira de mais de 30 anos de produtor editorial e mais de 1.200 capas de livros por ele assinadas. Ao passar o réveillon de 2006 na casa de amigos, sentiu falta de seu caderno de receitas. Logo foi tratando de criar seu caderno virtual, inicialmente o blog Senhor Prendado, com as receitas feitas para seus almoços e fotos produzidas com luz diurna. O blog virou um site com mais de 500 mil acessos, e agora um livro de122 receitas.

Novos olhares

Para Breno Raigorodsky, mais de 30 anos como redator publicitário, o mundo dos vinhos e da gastronomia se juntou aos mais variados gostos, como clarineta e tai chi chuan. Formou-se sommelier, colabora para revistas especializadas, e ao ir à editora Senac conversar sobre a possibilidade de reuni-las num livro, ganhou o desafio de fazer um livro só sobre embutidos.

Num trabalho de cinco anos, Raigorodsky descobriu um universo dos salames, salsichas e mortadelas vai muito além da carne de porco processada. O resultando é a obra Embutidos: da sobrevivência à gastronomia, que traz tipos, classificações e pratos com feitos com essas peças e/ou pelo mesmo processo, como a buchada de bode e o escocês Haggis. "Há toda uma cultura extremamente rural que se não for valorizada vai se perder, e essa capacidade de transformação do embutido é uma prova concreta do ser humano, algo que só ampliando o olhar é possível chegar".

Conheça cinco títulos

Embutidos - Da sobrevivência à gastronomia
Breno Raigorodsky
Editora Senac

Escrito pelo publicitário e sommelier Breno Raigorodsky, o livro mostra como essas "bolsas de proteínas" fazem parte da história da cultura e do sabor de diversos povos. Em linguagem simples, aborda dos tipos de carnes e invólucros a sugestões de harmonização, praia que já navega em crônicas por ele publicadas em revistas especializadas. Ao final, aborda os pratos que têm os embutidos como base e receitas de estabelecimentos consagrados.

Senhor Prendado - Um homem que se diverte na cozinha
João Baptista daCosta Aguiar
Editora LeYa

Paixão antiga, a cozinha foi ganhando cada vez mais espaço no cotidiano do artista gráfico João Baptista da Costa Aguiar. A partir de 2006, lançou o blog de mesmo nome, hoje um site completo. Pelo seu ofício, ele acredita que cozinhar é dispor de elementos na ordem da receita e trabalhar a sedução. Um dos grandes diferenciais da obra é trazer o passo a passo sem frescuras, com fotos feitas à luz natural da cozinha de sua casa ao momento do preparo. O livro conta com 112 receitas e cerca de 900 imagens.

Na cozinha com Carolina
Carolina Ferraz
Editora Jaboticaba

A atriz reuniu 134 receitas em 160 páginas, com um repertório das coisas que mais gosta de fazer, como sopas e molhos para massas italianas, além de receitas de amigos. Carolina, que se auto-intitula na obra como uma "Dona Benta Pop", testou pessoalmente os resultados e contou com uma mãozinha de chefs que a auxiliaram na produção da obra.

Sozinho na cozinha
André Fischer
Editora Jaboticaba

Alimentação saudável, energeticamente equilibrada, com toques de Feng Shui e dicas para solteiros se virarem facilmente nesse mundo foram os objetivos do publicitário e produtor cultural André Fischer. O livro apresenta 238 receitas de sanduíches a entradas, pratos quentes e frios e sobremesas.

A sopa de Kafka
Mark Crick
Editora Paz e Terra

Taí uma obra inovadora. Cansado de encontrar receitas sem graças, o fotógrafo inglês Mark Crick se pôs a pensar como algumas receitas poderiam ser escritas por grandes nomes da literatura. De uma seca sopa de missô do escritor polonês Franz Kafka ao Coq au Vin a la Gabriel Garcia Márquez, o autor brinca com o estilo literário e o universo da linguagem culinária em 14 receitas e autores, incluindo ainda Jane Austen e Harold Bloom.

Por Bruno Cesar Dias

Atualizado em 7 Ago 2012.