Guia da Semana

Foto: Rafael Wainberg

Hemul Shinseolo, prato tradicional da realeza coreana, junta uma seleção de frutos do mar e legumes colocados ao redor de uma caçarola coreana e é a opção de principal do jantar no Portal da Coreia

Vir, ver e vencer. A máxima do general romano Júlio Cesar se aplica como uma luva à trajetória da Restaurant Week em terras brasileiras. O que começou timidamente em 2007, com a participação de 45 restaurantes na cidade de São Paulo, hoje se consolida como a segunda maior ação promocionada em gastronomia do mundo (a edição São Paulo estadual só perde para a original, em Nova Iorque), com 230 estabelecimentos participantes. Em todo o país, 11 capitais terão suas semanas, oferecendo boa mesa a preço convidativo. Confira aqui a agenda nacional do evento

Ao final, ganham todos: o estabelecimento, que paga uma taxa de ingresso no evento e tem sua movimentação mais do que triplicada, em alguns casos; o público, que degusta e conhece menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa, a preço fixo em todos as casas participantes (almoço por R$ 29,90 e jantar a R$ 39,90); e, ainda, as instituições de caridade, que recebem R$ 1,00 por prato vendido - o repasse ao Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, ao Instituto Educacional Dona Carminha, de Campinas, ao Fundo Social de Solidariedade de Santos e à Fundação Ação Criança independe da doação do valor, opcional do cliente.

"É uma batalha em etapas, que passa pela organização do evento como um todo, depois toda a parte de afinação de menus e treinamento dos restaurantes selecionados, para, na sequência, virem as ações de mídia e estar tudo a mil por hora", define Emerson Silveira, restaurateur que trouxe a moda da Grande Maçã.

Platinados

Foto: Rafael Wainberg

Feita com verduras e legumes assados na brasa, coalhada caseira e alho doce e crocante, a salada do Arturito é uma das entradas do festival gastronômico paulista

A maratona já começou por Espírito Santo (em janeiro) e Belo Horizonte. A capital mineira reuniu cerca de 40 mil comensais em 51 restaurantes entre os dias 07 e 27 de fevereiro. Inicialmente, apenas para "convidados especiais".

A primeira semana de cada edição será destinada aos clientes munidos com um dos cartões de relacionamento da MasterCard, que segundo a empresa, comumente é oferecido diretamente a clientes escolhidos pelos bancos conveniados (não é possível solicitar os plásticos). "Estabelecemos uma parceria nacional com a Restaurant Week, pois faz parte da estratégia da MasterCard em oferecer benefícios tangíveis, de conveniência e com exclusividade aos portadores dos cartões Platinum e Black" afirma Beatriz Galloni, vice-presidente de marketing da operadora de cartões para o Cone Sul.

Mas isso torna o evento mais elitizado? "Acredito que não, pois, somente no estado de São Paulo, são mais de três milhões de usuários desses cartões. Na realidade, a proposta é interessante para todos. Os clientes do cartão terão esse período, que ajudará a desafogar as duas semanas seguintes", destaca Silveira.

Fartura e diversidade

Foto: Rafael Wainberg

Semifreddo de chocolate branco com calda de tangerina, um releitura cheia de bossa na sobremesa do Blú Bistro

Mostras, semanas e festivais alteram a rotina de todo e qualquer pacato cidadão. E com a Restaurant Week não seria diferente. A edição São Paulo, a maior de todas, começa no dia 14 de março. Os organizadores estimam cerca de 750 mil comensais frequentando estabelecimentos autorais e comerciais, sejam grandes templos gastronômicos, como Arabia, Tordesilhas, La Vecchia Cucina, Portal da Coreia, sejam jovens casas badaladas, caso do Arturito, Kebab Salonu, Blú Bistrô entre outras, tanto na capital como em Campinas, Santos, Ribeirão Preto, Cotia e Campos do Jordão.

Alguns serão marinheiros de primeira viagem. "Pensamos em entrar no ano passado, mas minha mãe ainda estava ressabiada, pois já participamos de eventos parecidos e não houve o retorno esperado. Dessa vez, eu e minha irmã falamos, explicamos tudo e ela acabou tendo de ceder, pois foi duas contra uma", ri Marcia Yusa, uma das restauratrices do Taizan, uma das casas chinesas mais tradicionais e requisitadas do bairro da Liberdade.

Para o evento, a família Yusa prepara rolinhos especiais para entrada e um dos clássicos da casa como prato principal - o Família Feliz. A opção leva carne bovina, frango, camarão e legumes diversos acompanhados de risoto Chop Suey. Finalizando, as tradicionais bananas caramelizadas ganham companhia do tropical abacaxi. "A expectativa é muito positiva, e já estamos prontas, com a cozinha equipada e preparada para o movimento, para não haver falhas. Queremos manter nossa qualidade de atendimento", reforça Márcia, que quer distância do único lado ruim de todo e qualquer evento: a multidão de pessoas, que, assim como eu e você, também querem participar.

Ao longo da 8ª SPRW, o Guia da Semana publicará no destaques diários alguns dos cardápios mais interessantes. Os critérios serão qualidade do menu, relação custo-benefício e diversidade de bairros e de cozinhas. Acompanhe o melhor da SPRW no Canal Gastronomia.

Saiba quando a Restaurant Week vai passar na sua cidade

Cidade Datas Casas participantes
São Paulo (Estadual)
14/03 a 03/04 300
Curitiba
04 a 24/04 40
Rio de Janeiro
09 a 29/05 100
Recife 16/05 a 05/06 45
Porto Alegre
13/06 a 03/07 45
Brasília 11 a 31/07
80
Goiânia* 01 a 21/08 40
Belo Horizonte
15/08 a 04/09
50
Pernambuco 15/08 a 04/09 70
São Paulo
29/08 a 18/09 300
Curitiba 03 a 23/10 40
Rio de Janeiro
10 a 30/10 100
Fortaleza* 17/10 a 06/11 45

* As edições Fortaleza e Goiânia ainda aguardam confirmação


Atualizado em 7 Ago 2012.