Guia da Semana

Foto: Leticia Almeida

Samosa de frango, um dos vários pratos tradicionais da culinária indiana

Namaste! Já conversamos sobre a força desta expressão na coluna passada, mas, quando os indianos se cumprimentam, além de falar os já conhecidos "namaste" ou "namaskar", também possuem o costume de unir as mãos, uma contra a outra, na altura do peito. Na Índia, esse tipo de sinal ou aceno é chamado de mudra, que vem do sânscrito e significa expressão ou gestos comunicativos. Bastante utilizados pela dança indiana, os mudras são uma linguagem gestual para comunicar determinados estados de consciência, elementos da natureza e da vida humana, como animais, flores, sol, lua, entre tantos outros.

Nesta coluna, eu iria iniciar nossa viagem pela Índia, falando um pouco da culinária do norte do país, mas não poderia deixar de falar nesta oportunidade sobre um evento trazido pela Embaixada da Índia no Brasil e que está acontecendo em quatro capitais. Trata-se do "Mudra - Mostra Cultural da Índia". O objetivo é justamente unir mais esses dois países, que possuem tantos pontos em comum e um ótimo relacionamento econômico.

Na Índia, costumamos falar que Lakshmi (deusa da prosperidade) e Saraswati (deusa do conhecimento e da cultura) sempre devem andar juntas. Traduzindo esta expressão para a cultura brasileira, podemos dizer que, se a economia cresce, a cultura tem que dar a sua contribuição para ajudar, e vice-versa. Por isso, a realização deste festival: para difundir a cultura indiana como resposta às boas relações econômicas que o Brasil e a Índia mantêm.

Aqui em minha cidade (Belo Horizonte) o público vai sentir, ver e ouvir mais de perto os sons, gestos, aromas e sabores da cultura indiana até o próximo dia 5 de junho. A primeira atividade aconteceu na UFMG, no dia 27 de maio, quando professores e acadêmicos de várias universidades discutiram a obra e o legado do maior poeta indiano, Rabindranath Tagore.

Dois consagrados grupos de dança indianos serão as estrelas da noite do dia 4 de junho, quando sobem ao palco do Teatro do Minascentro a Companhia da coreógrafa Ananda Shankar, e o grupo liderado por Arunima Kumar.

Como os dois grupos vieram da região sul da Índia, resolvemos fazer uma homenagem. Também faz parte da Mostra um festival de comidas indianas, que acontece no Centro Cultural e Gastronômico Maharaj até o próximo dia 5. Preparamos, então, um menu degustação com pratos típicos do sul da Índia.

Quem for conferir, poderá escolher entre quatro entradas: as samosas tradicionais e de frango, pastéis típicos temperados com especiarias; o butthe ke kebab, bolinhos especiais de milho, batatas e especiarias; ou o roti e naan com chutneys, pães indianos preparados no forno tandoor acompanhados de deliciosos chutneys.

Um dos pratos principais e fiel à região sul da Índia é o dakchin fish curry: nele, vão linguado, acompanhado de cebolas, tomates frescos, espinafre, coco indiano e especiarias. Já o aloo kashmeeri, ideal para os vegetarianos, é preparado com batatas com cebolas ao molho especial de tomates frescos com iogurte caseiro, gengibre e especiarias. E a terceira opção, o chicken lababdar, tem frango ao molho de pimentões coloridos, tomates, cebolas e, também, especiarias.

Para finalizar, as sobremesas exóticas kulfi (sorvete de manga com castanhas, preparado à moda indiana) e o kheer, delicioso arroz doce indiano. O menu degustação está imperdível para quem nunca se aventurou pelos exóticos sabores da Índia e é uma pedida certeira para os gourmands!

Leia a coluna anterior de Leonardo Ananda Gomes:

Uma viagem gastronômica indiana

Quem é o colunista: Um apaixonado pela Índia que transformou sua paixão em profissão.

O que faz: Analista Internacional, especialista em Índia, presidente da Câmara de Comércio Índia Brasil, proprietário do Centro Cultural e Gastronômico Maharaj, onde também é Chef Executivo.

Pecado gastronômico:Ir a Nova Delhi e não visitar o melhor restaurante indiano do mundo: Bukhara.

Melhor lugar do mundo: Onde estiverem os amigos e a família.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Anoushka Shankar, Chet Baker, e uma grande surpresa: CD Horizonte dos músicos Marcelo Gaz e Bob Tostes, em especial a música Jazz e Vinho (duas de minhas grandes paixões).

Fale com ele: [email protected] ou siga seu Facebook.



Atualizado em 7 Ago 2012.