Guia da Semana

Foto: Divulgação

Edu começou a cozinhar quando ainda era criança

Há mais de cinco anos no comando do programa Hoje em Dia, na Record, Edu Guedes virou o queridinho das donas de casa e espectadores de programas matinais. Não é por menos, com seu jeito simples e carismático, o chef dá dicas fáceis de culinária que agradam a todos os paladares.

Entre intervalos, gravações, e visitas à delegacia (Edu Guedes foi assaltado no dia da entrevista ao Guia da Semana), o apresentador falou sobre como iniciou na gastronomia, a paixão pela velocidade e projetos sociais que pretende fazer com crianças carentes.

Guia da semana: Quando descobriu seu dom para cozinhar?
Edu Guedes: Eu cozinho desde pequeno, mas profissionalmente há 14 anos. Sempre cozinhei com minha avó, ela era de origem italiana, meu avô era espanhol. A gente cozinhava muito e fazia para a família mesmo. Não só sabores habitam nas minhas memórias, mas os perfumes das comidas e também uma característica que a cozinha tem, a de reunir as pessoas, cozinhar é sempre envolvido de harmonia, reunião de amigos, de família. Na verdade, cozinhava sempre, mas só para a minha família, não era nada profissional. Cada vez mais, sentia que o resultado era positivo e todos iam gostando. Acredito que essa foi a minha maior motivação.

Guia da semana: Por que decidiu abrir uma sorveteria ao invés de um restaurante?
Edu Guedes: Fui estudar gastronomia em Bologna (Itália), recebi o apoio total da minha família e aí despertei o interesse em sorvetes. E recebi um prêmio internacional, Espátula de Argento, onde fiquei entre as três melhores pessoas que fizeram sorvetes no mundo. Quando retornei ao Brasil, resolvi abrir a sorveteria, em Moema (SP), que tem seu charme especial. A ideia foi inaugurar um lugar simples, mas com charme mediterrâneo que oferece o sorvete artesanal, o que garante uma boa aceitação. Fazemos nossos produtos somente com frutas frescas e grande parte vem do nosso sítio em Campinas, no interior de São Paulo. Tudo é feito com muito zelo e cuidado. O cultivo é sem nenhum tipo de agrotóxico e utilizamos as melhores frutas, principalmente as da época.

Foto: Divulgação

O chef na frente da sua sorveteria em Moema, São Paulo

Guia da semana: Qual é o critério para a escolha das receitas que entram no programa?
Edu Guedes: Recebemos muitos e-mails com sugestões e pedidos de receitas. Nossa preocupação é fazer uma boa receita, com ingredientes que possam ser encontrados pela audiência, que sejam fáceis e bem saborosas.

Guia da semana: O que é preciso para ser um bom cozinheiro?
Edu Guedes: Quem é inteligente sabe aproveitar uma oportunidade da melhor forma. Se você busca o sucesso em um tipo de trabalho, tem que estar sujeito a uma serie de obstáculos e usar isso para aprimorar seu trabalho. Como em qualquer profissão e novos desafios, vai encontrar muitas dificuldades e preconceitos, assim como eu encontrei também. E o sucesso vem, com certeza, da vontade de fazer o melhor, de amar o que se faz e, com certeza, trabalhar muito!
Cozinhar é muita coisa. É prazer, satisfação, é se entregar em fazer algo especial para o prazer das pessoas.

Guia da semana: Como você lida com fato de ser chef e apresentador?
Edu Guedes: A minha vida particular eu tento separar da vida na TV. Não me exponho demais, porque isso pode ser negativo. Gosto de me preservar. Lidar, por exemplo, com o assédio dos fãs é fácil, isso é um reconhecimento daquilo que tenho feito e construído ao longo dos anos, trato bem todo mundo, tiro foto, dou autógrafos, mas sei dividir bem. Respondo todos os e-mails que recebo, assim como me comunico pelo meu blog. No meu site, é possível acompanhar dicas de receitas, meus trabalhos e saber sempre o que estou fazendo!
Em maio, na Record News, estreei o programa Receita pra Dois. Cada noite de sábado, recebo um convidado que contará as suas histórias de vida e da carreira profissional, as curiosidades e a sua relação com a gastronomia e vinhos. Um bate papo numa cozinha, onde preparo sempre um prato especial e mais uma forma de estar próximo das pessoas.

Guia da semana: Você sente mais apresentador, chef ou empresário?
Edu Guedes: Os três juntos e piloto de carros também! Tenho que admitir que além da culinária, automóveis e velocidade são outras paixões! Não é de hoje que gosto de corridas, sempre fui fã do Senna, Emerson Fitipaldi e Nelson Piquet! Acompanho sempre que possível! No Hoje em Dia fiz algumas reportagens sobre carros, pilotagem e um curso sobre a atividade. Gostei muito. Me interessei ainda mais pelo assunto e fiz mais cursos, procurando já ganhar um espaço em uma competição. Nas aulas, perguntava onde poderia disputar corridas e me indicaram o Troféu Maserati! Gosto muito de velocidade e acho esse tipo de campeonato muito bacana! Corro por prazer!

Guia da semana: Você teria interesse em apresentar um reality show de gastronomia?
Edu Guedes: No momento tenho estes projetos na TV e também campanhas, revistas e livros. É nisso que me dedico atualmente.

Guia da semana: Quais são seus projetos futuros?
Edu Guedes: Gosto de estar perto de gente e acho que falta às pessoas se reunirem para comer. Por isso faço a minha revista mensal com tiragem de 50 mil exemplares e 35 receitas por mês. Estou com um projeto de um livro para melhorar a alimentação das escolas e em consequência na casa dos alunos. A ideia é de que a criança leve a informação para o pai e para a mãe. Pelos cálculos que fiz, jogamos muita comida fora. Não faço política, mas sei que podemos melhorar.
Quero fazer este trabalho em conjunto. Unir a força do mercado alimentício e conseguir um bom resultado. Acho que tem muito a ver com o momento que eu estou vivendo com a Maria (filha), tentar transportar minha experiência com a alimentação para outras pessoas.

Foto; Divulgação

A velocidade é a nova paixão de Eduardo Guedes

Guia da semana: Qual a sua grande especialidade?
Edu Guedes: Como faz parte da minha profissão, preparo todo tipo de receita, mas gosto muito de fazer risotos.

Guia da semana: Você tem se tornado inspiração para muitas pessoas que querem estudar gastronomia. De onde vem a sua inspiração para criar?
Edu Guedes: Todas as cozinhas apresentam características próprias, os lugares que visitei tem culturas diferentes, então a maneira de se vestir é uma, o idioma e também o tipo de culinária. E esta diversidade de sabores, temperos, é algo fascinante, porque descobrimos muitas novidades e adoro conhecer estas diferenças que servem somente para somar! A cozinha brasileira é maravilhosa, nos permite uma série de experimentos! Quem não gosta, não é?

Guia da semana: O que é ser um chef de sucesso para você?
Edu Guedes: Fazer aquilo que você ama, que te dá felicidade. Assim como em qualquer outro trabalho, é preciso concentração para fazer um produto bem feito. É uma constante evolução. Estou sempre buscando novidades.

Guia da semana: Você ainda cozinha em momentos particulares?
Edu Guedes: Sim, muitas vezes!

Guia da semana: Tem manias na cozinha?
Edu Guedes: Minha exigência é fazer um produto bem feito e que eu acredite. É possível cozinhar bem, fazer bons pratos, com baixo custo. Sempre busco novidades. Utilizo muito, por exemplo, o livro Ingredientes (editora Konemann), para pesquisa. Ele contém centenas de fotografias e informações preciosas sobre os segredos dos alimentos.

Guia da semana: Acredita que a gastronomia no Brasil vem crescendo?
Edu Guedes: A gastronomia cresce a cada dia no Brasil. Hoje existem bons cursos e faculdades, com equipamentos que permitem aulas praticas. O interesse aumentou nesta área e com certeza tem muita gente boa nesta profissão.

Guia da semana: O que não pode faltar em um prato de Eduardo Guedes?
Edu Guedes: Vou te dizer o que mais gosto de comer, um bom bife à milanesa, com arroz feijão e batatas fritas.



Atualizado em 7 Ago 2012.