Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Na rota do blues

Saiba onde curtir o melhor da levada americana em todo o Brasil.

Foto: Divulgação

O cantor e guitarrista de blues B. B. King, um dos ícones do gênero, apresentou-se no Brasil em março

Nada melhor do que terminar a noite ao som de uma voz soul acompanhada por guitarra, baixo, bateria e gaita. Com notas tocadas e cantadas em uma baixa frequência, sempre em uma escala repetitiva, o blues ganhou uma legião de fãs no Brasil. Profundamente ligado à cultura afro-americana, o ritmo sensual começou ecoar intensamente no começo do século 20 no sul dos Estados Unidos e teve como berço o Delta do Mississipi. No início, a música dava voz às dores de amor, à fé religiosa e aos infortúnios de trabalhos dos escravos libertos.

Por aqui, o estilo musical começou a ganhar força na década de 80, com André Christovam, Blues Etílicos e Nuno Mindelis. O I Festival Internacional de Blues aconteceu em 1989, em Ribeirão Preto, e fez com que o gênero se disseminasse por terras brasileiras. A partir de então, algumas casas começaram reunir adeptos de blues para ouvir clássicos de B.B. King, Robert Johnson, W.C. Handy, entre outros grandes nomes do blues. Alguns bares também passaram a oferecer som ao vivo com bandas dedicadas ao estilo.

Para que você entre nesse clima notívago proporcionado pelo blues, o Guia da Semana selecionou algumas casas temáticas nas principais capitais brasileiras. Confira!

São Paulo

Bourbon Street Music Club

Conhecida por trazer atrações internacionais, a casa é um dos principais pontos de blues, jazz e soul. O espaço é inspirado nos autênticos night clubs de New Orleans, nos Estados Unidos. Desde a sua inauguração, em 1993, o Bourbon já recebeu nomes como Buddy Guy, Ray Charles e B.B. King. No local, há uma réplica da famosa guitarra Lucille autografada por este último, instrumento que o ajudou a transformar em um um mito. O astro foi o primeiro artista a se apresentar no palco da casa e, por isso, é considerado como um padrinho.

Foto: Divulgação

Localizado em Moema, o Bourbon Street Music Club é uma das principais casas de blues da capital paulista

Tonton Jazz & Music Bar

Além de poder curtir ao vivo músicas tocadas pelos melhores intérpretes do blues, no Tonton Jazz & Music Bar é também possível assistir a performances de jazz, pop e classic rock. Com um ambiente sofisticado, o espaço é decorado com fotos dos maiores jazzistas de todos os tempos. Para acompanhar o som, há um cardápio variado com itens da cozinha italiana e francesa. Para beber, há uma grande variedade de drinques, com destaque para o Banana Tonton, à base de musa de banana e suco de maracujá, além de cervejas nacionais e importadas.

Delta Blues Bar

Com 18 anos de história, o bar é uma das mais antigas e conceituadas casas de shows de blues. O Delta Blues sempre dá espaço para trabalhos autorais de novos talentos do gênero. Localizada em Campinas, a casa traz em suas paredes cartazes e fotos de símbolos do rock e do blues, como Muddy Waters. Para embalar o clima, os clientes costumam pedir o Delta Blues, uma batida de vodca com suco de abacaxi, leite condensado e marshmallow. Para acompanhar, a sugestão é o blues brothers, montado na baguete com salame, provolone, presunto, azeitona, tomate e rúcula.

Rio de Janeiro

Blues & Beer Pub

Toda sexta e sábado, o Blues & Beer Pub oferece apresentações de blues ao vivo. Com decoração temática, o pub oferece vídeos dos maiores intérpretes do gênero. O cardápio do bar conta com petiscos variados, como carne-seca com aipim, bolinho de bacalhau e caldo verde para os dias mais frios. Entre as bebidas, a sugestão é o Capeta Blues feito com fruta da época, guaraná em pó e vodca.

Rio Rock & Blues Club

Instalado em meio aos cavaquinhos da Lapa, o bar é um reduto dos admiradores de blues e rock. Aos sábados, há show da banda oficial da casa, Rio Rock & Blues Band, que é uma das sensações da noite carioca. Formada por feras da música, como o baterista Gustavo Schroeter, da cultuada banda A Cor do Som e o baixista Bom Bom, da ex-banda de Ed Motta, a banda traz sucessos de todos os tempos dos maiores ídolos da música nacional e internacional. Para matar a fome, a boa pedida é o Blues Filé, tiras de filé mignon ao molho madeira acompanhada por torradas de alho. A caipirinha de vodca Absolut é a sugestão entre as bebidas.

Belo Horizonte

Foto: Site Oficial

Casa mineira Estúdio B Music Bar, onde o blues rola solto toda quarta

Estúdio B Music Bar

Toda quarta, o Estúdio B Music Bar promove o Estúdio blues, evento que conta com apresentações de bandas de Belo Horizonte especializadas no gênero. A proposta da casa é divulgar bons artistas locais que ainda não encontraram um local para mostrar seu trabalho.Para aquecer, a cafeteria B Café recebe os clientes uma hora antes dos shows, para eu todos possam se preparar para a noite.

Curitiba

Blues Velvet Bar

O bar é dedicado a diversas manifestações culturais, como pintura, fotografia, teatro e cinema. A proposta principal é a música jazz, mas também recebe outros gêneros musicais como blues e música brasileira. O menu oferece sanduíches (pernil, picanha e vegetariano), aipim com bacon, batata frita, calabresa ao mel, tábua de frios, bolinho de camarão e carne seca. Há também massas como nhoque, lasanha e talharim, além de caldos servidos na tigela ou no copo. Entre as bebidas, dispõe de cervejas, drinques e destilados

Caxias do Sul

Mississippi Delta Blues Bar

Com decoração temática, o Delta Blues Bar funciona no Moinho da Estação, um local com a cara do blues. Como não poderia ser diferente, música ao vivo e diversos tipos de bebidas atraem clientes nos finais de semana. Na parte gastronômica, o cardápio traz hambúrgueres, croquetes apimentados e petiscos à moda americana, além de sopas e caldos. Para beber, o bar conta com uma completa carta de vinhos, com títulos nacionais e importados. As cervejas importadas e os destilados também são outros diferenciais.

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

30 lugares para pedir delivery de parmegiana em São Paulo

Restaurantes

Mizuki Poke aposta em seis opções de pokes diferenciados; saiba mais!

Restaurantes

Starbucks lança combinações exclusivas para o delivery com 15% de desconto; saiba mais!

Restaurantes

Restaurantes em São Paulo para pedir delivery na Páscoa 2021

Restaurantes

Restaurante America lança Ovo de Páscoa Farofino em parceria com Carole Crema; saiba mais!

Restaurantes

São Paulo ganha primeira casa dedicada ao avocado; saiba tudo!

Restaurantes