Guia da Semana

Fotos: divulgação/ Smirnoff

O mixologista Herbie, a escritora Chris Campos, o músico Ricardo Athayde e o cenógrafo Luciano Araújo

Quem nunca hesitou na hora de preparar uma festa? Você passa um bom tempo pensando no tema, convidados e recepção, mas acaba caindo nas fórmulas repetitivas com medo de que o orçamento não acompanhe a sua criatividade. O resultado é o conhecido churrasco, a manjada festa à fantasia ou aquela dramática despedida com a família no aeroporto. Pensando nisso, o Guia da Semana foi consultar um time de craques no assunto, reunidos pela Smirnoff, para mostrar que bom senso e jogo de cintura são suficientes para fazer uma festa única, sem cair no ridículo.

A jornalista e escritora Chris Campos, que assina o livro Almanaque Prático das Festas Instantâneas; o mixologista Herbie, responsável pela criação de bar de grandes eventos; o arquiteto e cenógrafo Luciano Araújo; e o músico e designer Ricardo Athayde, DJ residente do bar Secreto, oferecem sugestões de como receber, decorar, servir e sonorizar as ocasiões mais comuns, partindo de temas conhecidos para pensar de uma maneira diferente. Faça um set list original, escolha uma boa temática e mãos à obra!

Churrasco

Não existe maneira mais conhecida de juntar a galera do que o famoso churrasquinho. É prático, não requer muito trabalho e mesmo não dando certo, ainda assim é legal. Mas se você quiser fazer uma coisa diferente e tornar esse momento muito mais especial, que tal fugir da mesmice do pão com linguiça?

O churrasco grego é uma ideia diferente e pode envolver toda a sua festa. Você contrata uma pessoa que saiba fazê-lo (pode ser aquele cara do Bom Retiro - bairro da região central de São Paulo), e pede para que os convidados compareçam de branco, a fim de combinar com a decoração clean, como uma viagem ao Mediterrâneo. Com redes para descanso e flâmulas brancas, você pode comprar uns pratos baratos para serem quebrados no final, tornando o clima ainda mais divertido.

Já nas bebidas, use frutas comuns na Grécia, como cerejas, pêssegos, laranjas, para imitar o nascer ou pôr do sol (drinques Sunset, Sunrise). Para aproveitar a festa, aposte em bebidas feitas à base de suco mesclando com as jarras não alcoólicas, para ninguém exceder. Na trilha sonora, você pode inovar intercalando a música tipicamente grega com o set list convencional. Nesse meio tempo, até puxar umas touradas espanholas pode cair bem!


O bom usar bebidas como a caipirinha ou caipiroska é que, ainda que você erre na mão, tem a chance de corrigir depois


Aniversário

Imaginou aniversário, pensou em bolo, língua de sogra, chapéus de criança e velinha. Se você quer fazer um evento temático e tem medo de cair na cilada da festa à fantasia, conheça algumas opções para ambos os sexos.

Uma ideia para a mulher é o tema Maria Antonieta, com uma farta mesa de doces, decoração de flores, plumas e elementos que lembrem a monarquia. Um baile de máscaras foge da obrigação da fantasia, sendo muito mais fácil de adquirir. Para os drinques, a caipirosca com algodão doce é uma boa pedida - a bebida é feita normalmente e basta colocar em cima o doce que vai derretendo. Isso ajuda a adoçá-la e ainda é uma forma esteticamente divertida e diferente de trazer algo novo.

Já para os homens que gostam de videogames, nada melhor do que fazer a Festa Atari. Decore o espaço meio anos 80 e adquira ou empreste o clássico game para os convidados apreciarem os jogos. Quem tem um orçamento apertado pode optar por emuladores de computador dos próprios consoles. Para animar o ambiente, mescle músicas pop - como Michael Jackson e Prince - com som dos próprios games (cuidado aqui com o excesso para não se tornar cansativo). Os drinques também podem ser distribuídos na pista de dança e o gelo seco ajuda na hora de dar efeito aos copos.

Para os mais tradicionais, uma Festa New Orleans, regado a muito jazz e decoração baseada nas ruas da cidade. O anfitrião pode sugerir que os convidados levem peças de roupa para trocar durante o evento. As bebidas têm que ser clássicas e com execução simples, à base de vodca, uísque e Martini.

Open House

Casa nova, vida nova. Como receber os seus convidados de maneira diferente? Para estrear seu espaço de maneira única, use uma parede daquele quartinho para fazer um grafite ao vivo, com ajuda de profissionais, de algum amigo artista ou com o auxílio de estêncial e lambe-lambe. Caso não queira sujá-las, a melhor dica é fazer um mural de papel craft, onde toda a galera possa deixar recados, desenhos e tudo mais. No final, é só enrolar o papel e guardar como recordação.

Sem perder o seu tempo preparando os drinques, um bar gourmet é uma boa saída. Basta separar as combinações de antemão em pratinhos e deixar livre para os convidados dosarem a gosto. Para reforçar o clima com vibrações positivas, utilize frutas como romã, maçã verde e plantas que lembram o trevo da sorte. Outra alternativa é trabalhar com copos diferentes, como tubo de ensaio. As cores podem simbolizar a energia que o anfitrião quer passar: verde, sorte; vermelho, amor; amarelo, dinheiro. Você ainda pode deixá-los em lugares estratégicos, como se fossem welcome drinks (drinques de boas vindas).

Na decoração use fitas para simular inauguração e trilha sonora de bandas e fanfarras. Insira ícones de diversas culturas que simbolizem coisas boas, como o moti japonês, o biscoito da sorte chinês, moedas de chocolate, etc. Além disso, há alternativas interessantes, como pedir para as pessoas escreverem mensagens na árvore da felicidade ou encher balões com gás hélio e colocar fitinhas do Nosso Senhor do Bonfim penduradas nos bicos, espalhando-os pela casa.


O bar gourmet é uma ótima opção para você aproveitar a festa e deixar seus convidados à vontade
Luau

Quem disse que luau só acontece na praia. Aquele clima de maresia, violão e fogueira pode chegar ao seu apartamento sem muito esforço, basta criatividade. A aposta aqui é em um Luau High Tech, com um projetor digital para colocar na parede a imagem de uma lua no meio de um céu estrelado. As fogueiras são feitas de lanterna e para ambientar o clima, você pode espalhar caixas de som pela casa, inclusive no banheiro, reproduzindo o barulho do mar.

Na música, use ritmos havaianos e o repertório do Elvis - inclusive colando na parede uma imagem em tamanho real do rei do rock. Distribua flores e colares típicos, use muita palha da decoração e deixe cangas espalhadas arrematando a atmosfera.

Uma dica interessante é deixar à disposição uma máquina fotográfica instantânea, para congelar os momentos de alegria. Os drinques são havaianos, montados em cocos e a base de frutas tropicais. Um amigo que saiba tocar um violão é sempre bem vindo. Para quem quer deixar a festa mais intimista é só personalizar objetos com os nomes das pessoas, colocando-os em canudos e copos.

Despedida

Para acabar com aquele clima de choradeira do aeroporto, com a família toda se esguelando, a melhor coisa e levar a festa junto. Basta alugar um ônibus ou uma van, reunir toda a galera e fazer a bagunça ali mesmo, no trajeto da casa para o aeroporto. A decoração é feita com fotos, lembranças e mensagens de boa viagem dos que ficaram para quem parte.

A trilha sonora tem que fazer referências ao lugar que vai visitar. As bebidas são preparadas de antemão e dispostas em copos fechados ou squeezes para não derramar. Quanto à comida, nada melhor do que sanduíches prontos e embrulhados em saquinhos, facilitando a conservação. Assim, até aquele trânsito infernal vai ser bem vindo durante o percurso. O problema é se o viajante não quiser embarcar.

Atualizado em 7 Ago 2012.