Guia da Semana

Torcer é uma atividade que exige energia. Afinal, é preciso incentivar os atletas que estão em campo em busca da vitória. Das duas, uma: ou você chega ao estádio bem alimentado, ou sairá de lá faminto.

Pensando nisso, o Guia da Semana traz opções para quem deseja fazer uma bela refeição antes de ir ao Mineirão, e também para aqueles que sairão para jantar após um jogão de bola.

Paladino

Localizado a 5 km do Mineirão, o Paladino oferece uma proposta de “restaurante-fazenda”. Situado em uma área verde de 30.000 m², o estabelecimento tem um clima bucólico e bastante tranqüilo. O cardápio também segue esta toada, com clássicos da tradicional culinária campestre brasileira, como a Moqueca da Terra e o Frango Jeca.

Xapuri

Xapuri é um restaurante com mais de duas décadas de tradição em culinária mineira. A chef e fundadora Nelsa Trombino oferece aos clientes, que se acomodam em quiosques de sapê e mesas rústicas, delícias como a Moranga Recheada com Frango e Requeijão e o Cordeiro da Montanha. A casa está localizada no bairro da Pampulha, a 6 km do Mineirão.

Oroboro

O Oroboro é o lugar para quem busca comida saudável e um clima intimista. O chef Rommel Couy comanda uma cozinha contemporânea, com influência asiática, que prima pela utilização de produtos com baixo teor de gordura. Há um cuidado especial na montagem dos pratos, que são um deleite para os olhos. Situado no bairro Serra.

Alguidares

Um pedaço da Bahia na capital mineira. Fundado em 1996, o restaurante Alguidares remete em todos os aspectos ao estado mais animado do país: na decoração, no ambiente e, é claro, no cardápio. É possível escolher entre delícias como moquecas, bobós, vatapá, peixes e carnes. Há também grande abundância em entradas, com destaque para o Bolinho do Duda.

Rima dos Sabores

O lugar para quem não tem receio em experimentar. O Rima dos Sabores é um restaurante especializado em carnes exóticas. Para começar a degustação, peça a entrada que leva o nome da casa: uma porção de pasteis fritos, recheados com carnes de jacaré, rã, cordeiro e avestruz, servidos ao molho de pimenta com cachaça. Localizado no bairro Prado.

Marília Pizzeria

O Marília Pizzeria combina pizza de qualidade com um ambiente sofisticado e descontraído. A casa utiliza ingredientes de primeira em suas criações, como a Papillon (pomodori pelati, mussarela especial, queijo brie, alcachofra, flor de presunto parma recheada de catupiry e manjericão). O espaço ainda tem um lounge, com boa música e cardápio personalizado.

Hermengarda

Em 2007, o chef Guilherme Melo, um dos principais de Belo Horizonte na atualidade, abriu o restaurante Hermengarda, batizado em homenagem a sua avó. Na confecção dos pratos, ele busca combinar carnes com alimentos tipicamente brasileiros, como a mandioca, a castanha-do-pará e o queijo de coalho. Localizado no bairro Carmo.

Fogo de Chão

O Fogo de Chão é a escolha certa para quem deseja apreciar uma boa carne. A unidade do Savassi é uma das 27 da marca espalhadas pelo mundo (19 delas estão nos EUA). A casa trabalha no sistema de rodízio, com 17 cortes de carne no espeto corrido. O destaque da churrascaria é o Costelão, que é assado inteiro por oito horas.

Udon

Udon é uma boa alternativa para os amantes da culinária oriental. Comandado pelo chef Marcelo San, o restaurante localizado no bairro Lourdes possui um clima descontraído e uma decoração sofisticada. Uma sugestão para quem estiver acompanhado é o combinado que leva o nome da casa, que mescla sushis, sashimis e makis.

Faz de Conta

O Faz de Conta é a opção para quem deseja saborear a tradicional culinária mineira sem pressa. Localizado a 30 minutos do centro de BH (mas a apenas 7 km do Mineirão), o restaurante oferece um variado bufê com delícias locais para serem saboreadas à vontade, inclusive as sobremesas. O local é tranqüilo e tem decoração rústica.

Por Gustavo Mesa

Atualizado em 22 Mai 2013.