Guia da Semana

O torcedor que for a Fortaleza para a Copa das Confederações sabe que sua viagem irá além do futebol. A capital cearense é repleta de paraísos naturais, tem vida noturna agitada, belos monumentos históricos e, é claro, muita variedade gastronômica.

O Guia da Semana desbravou a cidade e, para facilitar a vida dos visitantes, preparou um roteiro para todos os gostos e bolsos.

Coco Bambu


O Coco Bambu é um dos restaurantes mais tradicionais de Fortaleza. Tanto é que sua fama o fez expandir-se para quatro outros estados brasileiros. A especialidade da casa são os frutos do mar, com destaque para o Camarão Internacional, servido sobre um cremoso arroz com ervilhas e presuntos, coberto por molho branco e gratinado com mussarela.

Cabana da Negona

A Bahia está em todos os lugares da Cabana da Negona: na decoração à base de chita e fitas do Senhor do Bonfim, no ânimo dos atendentes, no clima tranquilo do local e também no cardápio. A campeã de pedidos é a Moqueca de Peixe com Camarão, acompanhada de arroz branco, pirão e farofa. A iguaria é farta e serve até duas pessoas.

Caicó


O Caicó é um restaurante que oferece a tradicional culinária nordestina. Não se trata de um local feito para turistas, com decoração sofisticada e ambiente temático. É um estabelecimento frequentado pelos cidadãos de Fortaleza que buscam comida de qualidade com preço acessível. A empresa possui cinco unidades no município.

Pizza Vignoli


Inaugurada em 2004, a Pizza Vignoli logo se tornou uma das principais pizzarias de Fortaleza. As redondas de massa fina, feitas para serem saboreadas com as mãos, caíram no gosto da população, tanto é que a casa abriu outras duas unidades na cidade. O ambiente é intimista, inspirado nas cantinas italianas.

Praça da Cidade 2000


A Praça da Cidade 2000 não é um restaurante. Trata-se de um espaço que reúne barracas com comidas típicas. No melhor estilo festa de quermesse, a praça abriga locais que vendem pasteis, salgados, churrascos, massas, entre outras delícias. O destaque vai para o acarajé da Dona Carminha, a primeira a se instalar no local.

Sirigaddo


O Sirigaddo é uma das opções mais sofisticadas da capital cearense quando o assunto é frutos do mar. O prato mais pedido da casa é o Sirigaddo na Brasa, um filé de peixe assado, acompanhado por pirão e arroz. Há três filiais do restaurante espalhadas pela cidade: nos bairros Aldeota, Varjota e Água Fria.

Colher de Pau


O Colher de Pau propõe uma viagem gastronômica pelo Nordeste brasileiro, indo do litoral até o sertão. Um dos pratos mais pedidos é a carne de sol completa, servida com baião de dois, paçoca, banana frita, macaxeira e batata-doce. Para beber, prove a caipirinha de caju, especialidade da casa, feita com cachaça cearense.

Restaurante Zena


Há mais de 40 anos no centro, o Restaurante Zena é um dos mais tradicionais da capital cearense. Não vá lá esperando um ambiente sofisticado, ou um público selecionado. Algo que você sem dúvida receberá é comida brasileira com tempero especial e preço honesto. O cardápio conta com seis opções de carnes, frangos e peixes, sempre acompanhadas de arroz, baião de dois, farofa e salada de alface e tomate.

Por Gustavo Mesa

Atualizado em 24 Mai 2013.