Guia da Semana

O consumo dos ácidos graxos Ômega 3 é fundamental para a conquista de uma alimentação saudável. A “má” notícia é que o organismo humano não produz esse tipo de gordura, e por isso é tão importante – na verdade essencial – incluí-la na dieta através de alguns alimentos específicos, como peixes de água frias, óleos de linhaça, entre outros.

+ Veja cinco lugares para comer um bom bolo em São Paulo
+ Conheça seis churrascarias para saborear uma boa carne

Muitos são os benefícios o Ômega 3: ele é bom no tratamento e na prevenção da depressão, ajuda na menopausa e sintomas da TPM, reduz o mau colesterol, aumenta o bom colesterol, combate a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, infecções virais, Mal de Alzheimer, síndrome do Olho Seco e até a obesidade e Diabetes.

Estudos científicos apontam que é extremamente importante preservar as fontes alimentares dos ômegas 3 e 6, principalmente para gestantes, idosos, lactantes e crianças prematuras que apresentam carências nutricionais. As pesquisas também sugerem que baixos níveis de Omega-3 no regime alimentar têm relação direta com estados depressivos, particularmente em adolescentes.

Uma vez que o Ômega 3 possui alto poder de oxidação, é importante consumir alimentos fonte de ômega-3 juntamente com alimentos antioxidantes com vitamina E, C ou selênio como o brócolis, azeite de oliva extra virgem e sucos cítricos.

O ácido graxo Ômega 3 é encontrado em óleos vegetais como o de milho ou soja, óleo de linhaça, nozes e oleaginosas em geral e principalmente nos peixes de águas frias e profundas como salmão, truta, arenque, cavalinha, atum, destacando-se a manjuba e sardinha.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 31 Jul 2013.