Guia da Semana

Padaria com ingredientes sem glúten e lactose é inaugurada no Jardins

Lilóri traz cardápio especialmente para clientes com restrições alimentares.

Inaugurada neste domingo, 10 de agosto, no bairro Jardins, a padaria Lilóri traz uma proposta diferente das outras: um cardápio repleto de pães e doces sem glúten, lácteos, proteína de soja e conservantes.

A proposta da padaria é receber aqueles que têm restrições alimentares e que encontram muita dificuldade para achar produtos no mercado que supram as suas necessidades. Em tempos em que glúten se tornou o novo vilão das dietas, o cardápio da padaria deve fazer sucesso entre os paulistanos que buscam uma vida saudável (saiba mais aqui sobre a dieta sem glúten).

O estabelecimento surgiu de uma vivência pessoal da proprietária, a empresária Mariana Pierre. Mãe de filho intolerante ao glúten e alérgico à proteína do leite e à de soja, Mariana recorreu a médicos, chefs e nutricionistas no Brasil e no exterior. Daí nasceu a Lilóri, de olho nessas necessidades e num mercado crescente no Brasil.

Para isso, Mariana contou com uma equipe de chefs e com a consultoria da engenheira de alimentos Sidmara Malagodi (especializada em Panificação pela Universidade de Leuven, na Bélgica, e em Alimentação Natural pela New York University, EUA), além de receitas próprias e de família. O resultado é um menu amplo e variado, capaz de agradar tanto a quem tem restrições alimentares quanto quem busca um pão caseiro e nutritivo.

O pão sem glúten

Os pães têm um processo de fabricação artesanal, sem conservantes, e são assados diariamente. A Lilóri terá uma cozinha completamente descontaminada de glúten, lácteos e proteína de soja. Os fornecedores de matéria-prima foram rigorosamente selecionados, escolhidos após envio de certificados de testes laboratoriais comprovando que suas matérias-primas não conteriam nenhuma contaminação desses produtos. 

Cardápio

O menu é composto por pães variados (italiano, ciabata, australiano, de forma e até uma versão de pão de "queijo", o "Mineirinho"), sanduíches (queijo vegano com zuchini e shitake, baba ganoush e pesto de rúcula), tapiocas, bolos (chocolate com avelã, coco com especiarias, limão com amêndoas, fubá com goiabada), cookies, minipizzas (cogumelos provençal, veggie e caprese), hambúrgueres funcionais, como a versão da casa, o Hambúrguer Lilóri (grão-de-bico, semente de abóbora e quinoa).

Salgados, pães, petiscos ou doces que podem ser apreciados entre um expresso e outro, chás e sucos detox da casa, em combinações como as de maçã, pepino, gengibre, menta e limão siciliano ou beterraba, cenoura, maçã e limão siciliano. Além da padaria, a Lilóri terá um empório, com cerca de 30 produtos, metade deles de fabricação e marca própria (farinhas, pastas de avelã) e outros nacionais e importados (como cervejas sem glúten, vinhos e refrigerantes orgânicos). Quem quiser também pode levar os salgados para casa. Há a versão congelada de pizzas e quiches, em embalagens prontas para a viagem.

Para a substituição do leite, uma das soluções encontradas na Lilóri foi a biomassa de banana verde. A biomassa é considerada uma espécie de remédio natural, um prebiótico, capaz de melhorar a imunidade, trazer saciedade, ativar a serotonina e regular o intestino, fazendo-o funcionar como um relógio.

Atualizado em 12 Ago 2014.

Por Marina Marques
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

12 restaurantes para ir com a galera em São Paulo

Lugares para você reunir a turma para comer bem

8 restaurantes para comer comida exótica em São Paulo

Lugares em São Paulo para provar comidas diferentes e de dar água na boca

Points gastronômicos para se sentir em Nova York

Viaje pela gastronomia americana sem precisar gastar dinheiro com passagem de avião

Olive Garden inaugura primeira unidade na Zona Leste; saiba mais!

Casa será inaugurada no dia 16 de outubro, no Shopping Aricanduva

Restaurante em Pinheiros oferece pizza pela metade do preço em outubro; saiba mais!

Durante todo o mês, um dos sabores do cardápio sairá pela metade do preço

7 restaurantes especializados em comida mineira que você precisa conhecer em São Paulo

Desfrute do melhor da comida mineira em casas especializadas

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.