Guia da Semana

Inaugurada neste domingo, 10 de agosto, no bairro Jardins, a padaria Lilóri traz uma proposta diferente das outras: um cardápio repleto de pães e doces sem glúten, lácteos, proteína de soja e conservantes.

A proposta da padaria é receber aqueles que têm restrições alimentares e que encontram muita dificuldade para achar produtos no mercado que supram as suas necessidades. Em tempos em que glúten se tornou o novo vilão das dietas, o cardápio da padaria deve fazer sucesso entre os paulistanos que buscam uma vida saudável (saiba mais aqui sobre a dieta sem glúten).

O estabelecimento surgiu de uma vivência pessoal da proprietária, a empresária Mariana Pierre. Mãe de filho intolerante ao glúten e alérgico à proteína do leite e à de soja, Mariana recorreu a médicos, chefs e nutricionistas no Brasil e no exterior. Daí nasceu a Lilóri, de olho nessas necessidades e num mercado crescente no Brasil.

Para isso, Mariana contou com uma equipe de chefs e com a consultoria da engenheira de alimentos Sidmara Malagodi (especializada em Panificação pela Universidade de Leuven, na Bélgica, e em Alimentação Natural pela New York University, EUA), além de receitas próprias e de família. O resultado é um menu amplo e variado, capaz de agradar tanto a quem tem restrições alimentares quanto quem busca um pão caseiro e nutritivo.

O pão sem glúten

Os pães têm um processo de fabricação artesanal, sem conservantes, e são assados diariamente. A Lilóri terá uma cozinha completamente descontaminada de glúten, lácteos e proteína de soja. Os fornecedores de matéria-prima foram rigorosamente selecionados, escolhidos após envio de certificados de testes laboratoriais comprovando que suas matérias-primas não conteriam nenhuma contaminação desses produtos.

Cardápio

O menu é composto por pães variados (italiano, ciabata, australiano, de forma e até uma versão de pão de "queijo", o "Mineirinho"), sanduíches (queijo vegano com zuchini e shitake, baba ganoush e pesto de rúcula), tapiocas, bolos (chocolate com avelã, coco com especiarias, limão com amêndoas, fubá com goiabada), cookies, minipizzas (cogumelos provençal, veggie e caprese), hambúrgueres funcionais, como a versão da casa, o Hambúrguer Lilóri (grão-de-bico, semente de abóbora e quinoa).

Salgados, pães, petiscos ou doces que podem ser apreciados entre um expresso e outro, chás e sucos detox da casa, em combinações como as de maçã, pepino, gengibre, menta e limão siciliano ou beterraba, cenoura, maçã e limão siciliano. Além da padaria, a Lilóri terá um empório, com cerca de 30 produtos, metade deles de fabricação e marca própria (farinhas, pastas de avelã) e outros nacionais e importados (como cervejas sem glúten, vinhos e refrigerantes orgânicos). Quem quiser também pode levar os salgados para casa. Há a versão congelada de pizzas e quiches, em embalagens prontas para a viagem.

Para a substituição do leite, uma das soluções encontradas na Lilóri foi a biomassa de banana verde. A biomassa é considerada uma espécie de remédio natural, um prebiótico, capaz de melhorar a imunidade, trazer saciedade, ativar a serotonina e regular o intestino, fazendo-o funcionar como um relógio.

Por Marina Marques

Atualizado em 12 Ago 2014.