Guia da Semana

Nada contra o clássico pão francês, tão comum nas padarias de todo Brasil, mas temos que concordar que o pão artesanal traz outro nível gastronômico para qualquer refeição! Seja para o café da manhã, o brunch, o lanche da tarde ou até para acompanhar o almoço, os pães de fermentação natural, sem aditivos químicos ou conservantes, são mais saborosos e até mais saudáveis para o consumidor.

Que tal embarcar nessa tendência gastronômica? Conheça 11 padarias artesanais em São Paulo e bom apetite:


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba


1. Le Pain Quotidien


Reprodução/Instagram @lepainquotidienbr | Reprodução/Instagram @lepainquotidienbr

Como o próprio nome já anuncia ("o pão de cada dia", em francês), o foco da Le Pain Quotidien é o pão, feito artesanalmente, com levain de longa fermentação. A padaria conta com diversas unidades em São Paulo, servindo do café da manhã ao brunch e do almoço ao lanche da tarde. Ovos orgânicos, salmão defumado, tábua de frios e trio de hummus são algumas das opções para acompanhar os diversos tipos de pães do cardápio.

Le Pain Quotidien

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

2. PÃO - Padaria Artesanal Orgânica


Reprodução/Instagram @padariaorganica | Reprodução/Instagram @padariaorganica

A PÃO - Padaria Artesanal Orgânica foi uma das primeiras deste segmento em São Paulo, e hoje já conta com oito unidades espalhadas pela capital. Os pães são feitos com farinha orgânica e sal do Himalaia e podem ser pedidos em diversos sabores, como o de grãos 100% integral, o de nozes com figo e o de amêndoas com damasco.

PÃO - Padaria Artesanal Orgânica

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

3. Officina


Reprodução/Facebook Officina | Reprodução/Instagram @officina.market

O Officina, localizado na região do Brooklin, é um empreendimento charmoso que reúne padaria, rotisseria e empório em um só lugar. O pão artesanal é um dos destaques do cardápio, feito diariamente e com fermentação natural. A prova da qualidade do levain da casa são os alvéolos formados depois de assado, essas bolsas de ar que deixam o pão mais fofinho e leve. O cliente ainda encontra produtos diferenciados, artesanais e orgânicos para levar para casa.

Officina Market

Endereço: Praça Sir Willian Crookes, 18 - Cidade Monções
Telefone: (11) 5102-4800

4. Mundo Pão do Olivier


Reprodução/Instagram @mundopaodoolivier | Reprodução/Instagram @mundopaodoolivier

Localizado no coração de São Paulo, o Mundo Pão do Olivier é perfeito para quem valoriza o protagonista de toda padaria: o pão. Com receitas de família e criações exclusivas do chef Olivier Anquier, o estabelecimento aposta nos pães de fermentação longa (sem leveduras) e com massas especiais: como de azeitona, nozes, uva passa e escarola. A padaria ainda conta com croissants recheados com chocolate e frutas, entre outras delícias doces.

Mundo Pão do Olivier

Endereço: Rua 7 de Abril, 425 Loja 1 - Centro
Telefone: (11) 3120-3521

5. Fabrique


Reprodução/Instagram @fabriquepaes | Reprodução/Instagram @fabriquepaes

Localizada num sobrado com deck em Higienópolis, o Fabrique utiliza farinha 100% francesa e fermento natural em seus pães artesanais, que são servidos com manteiga também importada da França. Além dos tradicionais franceses e italianos, como focaccia e baguete, tem pão de cacau, muffins, cookies e cafés especiais, torrados na casa, para acompanhar.

Fabrique

Endereço: Rua Itacolomi, 612 - Higienópolis
Telefone: (11) 4801-4318

6. Torra Clara


Reprodução/Instagram @cafe_torra_clara | Reprodução/Instagram @cafe_torra_clara

Com ambiente moderninho e descolado na Rua Oscar Freire, o Torra Clara é conhecido pelo seu waffle de pão de queijo, servido quentinho com uma porção de requeijão, geleia, doce de leite ou Nutella. Além da grande variedade de cafés, para agradar todos os gostos, vale ressaltar que os pães e bolos do cardápio são feitos artesanalmente.

Torra Clara

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.286 - Pinheiros
Telefone: (11) 3297-8486

7. Santo Pão


Reprodução/Instagram @sto.pao | Reprodução/Instagram @sto.pao

A Santo Pão é uma boulangerie dedicada a quem ama comidinhas de café da manhã a qualquer hora do dia. Localizada no Jardim Paulista, a casa carrega o título de um dos melhores pães artesanais da cidade - e o multigrãos é o grande campeão de vendas. Os clientes também podem escolher entre croissants, pães de queijo e au levain, além das opções de tapiocas, sanduíches, saladas, panquecas e bolos.

Santo Pão

Endereço: Rua Padre João Manuel, 968 - Jardim Paulista
Telefone: (11) 2309-5594

8. Basilicata


Reprodução/Instagram @basilicatapaoitaliano | Reprodução/Instagram @basilicatapaoitaliano

Localizada na região do Bixiga, a Basilicata é a padaria italiana mais famosa de São Paulo. Além de oferecer pães e massas frescas diariamente, seguindo a receita de mais de 100 anos de tradição, a casa também conta com um empório para você levar queijos, vinhos e outros produtos para casa, além de um café e um restaurante anexos para você provar das delícias italianas ali mesmo.

Basilicata

Endereço: Rua Treze de Maio, 596 - Bela Vista
Telefone: (11) 3289-3111

9. Padoca do Maní


Reprodução/Instagram @vemprapadoca | Reprodução/Instagram @vemprapadoca

A Padoca do Maní, instalada em uma casinha aconchegante no Jardim Paulistano, trabalha com pães artesanais e de fabricação própria em seu menu. As farinhas são moídas na pedra, procedimento que traz um diferencial na textura dos pães. Da cozinha saem tostadas, sanduíches, ovos mexidos, saladas, bolos, doces e outras comidas deliciosas de café da manhã.

Padoca do Maní

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 138 - Jardim Paulistano
Telefone: (11) 2579-2410

10. Mr. Baker


Reprodução/Instagram @mrbakersuperfoods | Reprodução/Instagram @mrbakersuperfoods

A Mr. Baker é uma padaria tradicional e charmosa do Itaim Bibi, localizada na esquina da Rua Pedroso Alvarenga com a Rua Bandeira Paulista. O estabelecimento oferece as mais diversificadas opções de pães, cafés, doces e lanches. O diferencial é que a casa prioriza ingredientes orgânicos e naturais na hora de montar seus deliciosos quitutes, além de contar com uma agradável área externa com mesas na calçada.

Mr. Baker

Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 655 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3078-0045

11. Padaria Italianinha


Reprodução/Instagram @padariaitalianinha | Reprodução/Instagram @padariaitalianinha

A centenária Padaria Italianinha, localizada na Bela Vista, foi fundada em 1896 por imigrantes italianos. Na época, o empreendimento se chamava Lucânia, em homenagem à região de Lucca, na Itália, cidade de origem de seu fundador, Felipe Poncio. Além do pão italiano artesanal, o local é conhecido por suas massas e molhos caseiros, além dos embutidos, assados, vinhos, queijos, azeites, doces e salgados que saem do forno da padaria.

Padaria Italianinha

Endereço: Rua Rui Barbosa, 121 - Bela Vista
Telefone: (11) 3141-4166

11 lugares para prolongar o café da manhã e tomar um brunch caprichado em São Paulo

Que tal curtir as manhãs preguiçosas dos finais de semana com muita comida boa?

7 projetos de economia compartilhada que vão facilitar a sua vida em São Paulo

Ideias geniais que estão conquistando os paulistanos e tem tudo para prosperar

Da espanhola à coreana: mais de 100 points gastronômicos em SP para conhecer diferentes tipos de culinária

Que tal rodar pelas cozinhas do mundo inteiro sem sair de SP?

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 19 Mai 2019.