Guia da Semana

Foto: Getty Images


O ômega 3 é um tipo de gordura benéfica para o corpo, e muito conhecido por possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. É considerado um nutriente funcional pois, além de nutrir, traz benefícios à saúde. Pode ser utilizado na estética (dermatite, acne e envelhecimento cutâneo), e em condições clínicas como atrite, câncer, psoríase e doenças cardiovasculares, além de prevenir qualquer manifestação citada acima.

Além de todos esses benefícios, estudos mostram que o consumo do ômega 3 pode reduzir também doenças relacionadas ao sobrepeso, como a síndrome metabólica, e ainda ajudar na redução de peso devido à sua ação anti-inflamatória, visto que o excesso de peso está relacionado com o processo inflamatório.

Dessa forma, nada melhor do que inserir alimentos fonte de ômega 3 em nosso cardápio. Os peixes do fundo do mar, gordurosos, são os mais saudáveis: arenque, sardinha, atum e salmão. Para quem tem dúvidas sobre o consumo de sardinha e atum em lata, pode ficar tranqüilo: mesmo em lata, os peixes possuem a gordura boa. Atenção aos que sofrem de pressão arterial elevada devido à quantidade de sódio. O melhor mesmo é preparar o peixe mas, para quem não tem tempo e quer algo rápido, a dose de ômega 3 é garantida nos peixes enlatados.

Dicas: Consuma peixes pelo menos duas vezes na semana. Evite a fritura como forma de preparo. Existem maneiras alternativas, como assado ou cozido, e dá até para acrescentar legumes. Para potencializar o efeito antioxidante, aposte na junção de alimentos fonte de ômega 3 e vitamina E!!

Receita: Papillote de atum com legumes


Ingredientes

1 cenoura pequena cortada à Juliana*
60g de vagem cortada à Juliana*
1 colher (sopa) de endro fresco picado
1 lata de filé de atum em azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo


Corte três quadrados de papel alumínio com cerca de 25cm de lado. Reserve.


Numa tigela, junte a cenoura, a vagem e o endro. Regue com o azeite do atum e tempere com sal e pimenta a gosto. Sobre cada quadrado de papel, distribua cerca de duas colheres de sopa da mistura de legumes e sobre eles coloque um filé de atum. Feche bem as laterais do papel alumínio dobrando as pontas, formando um papillote*. Distribua os papillotes numa assadeira. Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 25 minutos ou até o pacotinho inchar.
Sirva a seguir.


*Corte à Juliana é o nome que se dá aos legumes cortados em tiras finas e longas, com mais ou menos 5cm de comprimento. O papillote é um processo de cozimento. Ele é feito embrulhando-se o alimento em papel manteiga ou papel alumínio antes de levá-lo ao forno. Este processo proporciona um cozimento quase sem perda de umidade ou dispersão de aroma. Pode ser usado em carnes, vegetais e frutas. É conhecido em italiano como "al cartoccio", literalmente, no cartucho, significando pequeno embrulho de papel. Após o cozimento, pode ser servido ainda embrulhado ou fora do papel. Ao fechar os papillotes, deixe um espaço entre o alimento e o pacote: nesse espaço o alimento quente solta o vapor da água que os ingredientes contêm, e que cozinha os legumes.

Variação para o preparo em forno de microondas: use papel manteiga ao invés de papel alumínio. Cozinhe por três minutos em potência alta ou até o papillote ficar estufado.

Leia a coluna anterior de Maria Eloísa Miranda:

Capriche!

Comer Bem Para Viver Bem

Quem é a colunista: Maria Eloisa M.Miranda.

O que faz: Nutricionista, especializanda em Nutrição Clínica.

Pecado Gastronômico: massas e saladas.

Melhor lugar do mundo: Qualquer lugar, desde que esteja rodeada por pessoas queridas.

O que está ouvindo no carro, mp3 ,iPod: MPB, rock clássico e progressivo.

Fale com ela: [email protected] ou acesse seu blog.


Atualizado em 7 Ago 2012.