Guia da Semana

Nesta terça-feira (08) foram entregues os prêmios para os vencedores da 1ª Edição do Petisca Curitiba, que durante o mês de agosto procurou conhecer o melhor happy hour da cidade. Foram 24 estabelecimentos gastronômicos participantes, cada qual com a missão de oferecer um combo gourmet de petisco + bebida pelo valor fixo de R$15. Depois da avaliação do público e de um grupo de jurados técnicos, dois locais levaram os prêmios.

+ Petisca Curitiba revela vencedor do melhor happy hour da cidade

O grande campeão foi o Rause Café + Vinho, que levou três das quatro categorias de premiação: “Melhor Happy Hour de Curitiba”, “Melhor Petisco” e “Melhor Atendimento”. Para os donos do lugar, Juca Esmanhoto e Hida Lambros, a ideia do festival condizia com o que já era produzido no estabelecimento. A casa ofereceu durante o Petisca o combo Suculentos Generosos, um petisco feito com cordeiro e cogumelos cremosos + taça de vinho Chocalan Reserva. “A ideia do aperitivo é do sommelier Leo Oliveira. O prato foi inventado, testado e depois do festival foi adaptado ao cardápio da casa, com um formato menor”, diz Hida. O local, aberto em novembro de 2011, serviu 300 combos durante o evento. “Fiquei muito feliz. E pra nós o feedback dos jurados foi muito importante”, conta Juca.

O Estofaria Bar também levou prêmio, o de “Melhor Happy Hour de Curitiba pelo Voto Popular”. Para o proprietário, Caio Canabrava, há cinco meses à frente do bar, foi muito gratificante receber o reconhecimento. O bar serviu Estofadinho + chopp durante o festival. “O Estofadinho sempre foi o petisco mais vendido, o que fizemos foi inventar um novo sabor: mignon e cheddar”, diz Caio. O prato foi um sucesso e também entrou no cardápio fixo do local.


Sobre o Festival
O Pestisca, realizado pela República Gourmet em parceria com os portais hagah e Guia da Semana, aconteceu na capital paranaense entre os dias 02 e 31 de agosto. Os 24 estabelecimentos participantes foram analisados pelo público e pelos jurados nos seguintes critérios: apresentação do combo, sabor do petisco, harmonização de bebida, atendimento e ambiente. O júri escolhido para avaliar os estabelecimentos do Petisca CWB foi composto por profissionais renomados da gastronomia, como os chefs Celso Freire, Guilherme Guzela e Manu Buffara, o sommelier André Porto, os mestres cervejeiros Samuel Cavalcanti e Daniel Wolf e os jornalistas Reinaldo Bessa, Marian Guimarães e Luigi Poniwass.

Por Giulia Lacerda Molinari

Atualizado em 11 Out 2013.