Guia da Semana

Foto: Divulgação


Quando o assunto é pizza, logo vem à mente a culinária italiana. Mas o fato é que a famosa redonda tornou-se parte do cardápio dos brasileiros. Servida de diversas formas, a pizza é uma opção gastronômica para todas as ocasiões. De acordo com dados da Associação das Pizzarias Unidas (Apuesp), só na cidade de São Paulo são consumidas 370 milhões de unidades por ano, perdendo somente para Nova Iorque (EUA).

História

Mas, ao contrário do que habita o imaginário popular do Brasil, a receita não surgiu na Itália. Há registros que mostram que a pizza apareceu há mais de 6 mil anos, entre os hebreus e egípcios. Feita com apenas uma fina camada de massa, ela parecia o pão sírio atual e era chamada na época de "pão de Abrahão", também conhecido como "piscea".

Milhares de anos depois, na metade do século 19, os italianos inovaram a receita e a disseminaram pelo mundo. Eles acrescentaram queijo, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. No Brasil, ela chegou no início do século 20 e, como não poderia ser diferente, foi "abrasileirada" e ganhou várias possibilidades de massas e sabores.

Hoje, a pizza pode ser preparada de diversas formas. Além da tradicional assada em forno à lenha, há também pizza frita e assada em forno elétrico. Existem também várias tipos de formatos: cone, redonda, quadrada, metro, entre outros. Mas, no Brasil, o que apresenta maior versatilidade é o recheio. Doce ou salgada, ela permite o preparo com diferentes tipos de ingredientes e temperos.

Segredos

Foto: Divulgação


De acordo com o chef da rede italiana Piola, Guilherme Schulze, o segredo de uma boa pizza é a massa. Para ele, a massa deve ser crocante e feita com ingredientes de qualidade. "Uma boa pizza deve ter um visual agradável, com ingredientes bem distribuídos. Ela não deve formar bolhas e precisa ser preparada na hora para ter um bom sabor", explica. Segundo ele, para acompanhar, um azeite de oliva extra-virgem é uma boa pedida.

Para ele, a pizza que é a "cara" do brasileiro é a pizza de frango com catupiry, batizada pela Piola com o nome de Rio de Janeiro, devido à combinação de ingredientes que não são usados na Itália. Mas o sabor que é mais solicitado na casa, segundo o chef, é a Rossa (foto), que na verdade é a clássica Margheritta, feita com molho de tomate, mussarela, tomate fresco e manjericão.

Como um típico chef brasileiro, que usa a criatividade para inventar novos sabores, recentemente, Schulze criou uma receita especial para o São Paulo Restaurant Week, evento gastronômico no qual os melhores restaurantes da cidade oferecem um menu especial a um preço acessível. A inovação foi a pizza Nizza, feita com batata, atum, cebola, ovos, mussarela e azeitona.

Sem Culpa

Foto: Getty Images



Para quem procura saborear uma deliciosa pizza, mas sem ganhar quilos a mais, as pizzarias também inseriram no cardápio receitas menos calóricas, feitas com massa integral e ingredientes saudáveis, como legumes e verduras. Na Piola, por exemplo, há a Piemonte, composta por molho de tomate, ricota, alcaparras, rúcula, carpaccio e grana padano.

Outra opção é a Lombardia, cuja receita inclui mussarela, berinjela, abobrinha, tomate fresco e parmesão. Mas o gostoso mesmo é respeitar as preferências e saborear o que tiver vontade sem fazer sacrifícios. Afinal, uma boa pizza no final de semana, com bastante mussarela e tomate fresco, é um prazer instituído na rotina dos brasileiros.

Onde comer

Camelo Pizzaria

Veridiana Pizzaria

Piola

Speranza

Atualizado em 7 Ago 2012.