Guia da Semana

Foto: Getty Images


Feito para ser degustado no café da manhã, refeições mais refinadas e até mesmo quando não se tem muitas opções na geladeira, uma omelete bem preparada sempre vai bem. E só bater alguns ovos e utilizar alguns ingredientes da geladeira, como queijo, presunto, legumes, e pronto!

A origem não se sabe ao certo, mas há registros que o prato surgiu na antiga Pérsia, misturado com ervas picadas, fritos até ficarem firmes, e depois cortados em pedaços que formavam o chamado 'kookoo'. Quando a receita alcançou a Europa, sofreu adaptações e originou a famosa frittata italiana, a tortilla espanhola e a omelette francesa.

Para você saborear essa delícia, separamos alguns locais que oferecem preparados diferentes daqueles que você come em casa. Aproveite!

São Paulo

No café Tatou, localizado na esquina da Oscar Freire com a Bela Cintra, os clientes encontram cinco opções de recheio para a omelete. Destaque para a Omelete Tatou, que faz uma combinação de queijos, ementhal e camembert, com presunto crú.

Outro estabelecimento que oferece a receita é a padaria Bella Paulista. O prato vem em uma grande porção, quase em forma de suflê, ideal para que seja dividido e duas pessoas, mesmo que a porção seja individual. Com recheios, um dos mais procurados é a opção clássica que leva presunto e queijo.

Foto: Divulgação


Também localizado na badalada Oscar Freire, o Santo Grão é um misto de cafeteria e bistrô e tem em seu menu uma versão especial da omelete (foto). O prato leva presunto cru que, ao invés de preencher o interior, vem por cima da receita, crocante e salpicada.

No Ritz, um dos pontos mais badalados de São Paulo, o prato fica na parte de opções quentes e os clientes podem escolher se irão fazer o pedido com acompanhamento, que inclui batata frita ou salada, e ainda torradas com manteiga, que acompanham qualquer opção. Entre os recheios mais procurados figuram o shiitake, espinafre e ementhal. Para quem quiser misturar mais de um ingrediente na omelete, há o acréscimo de R$ 3,00 no valor.

Rio de Janeiro

Os cariocas fãs de omelete podem se deliciar no Madalenna. Localizada na badalada esquina das Ruas Visconde de Pirajá com Aníbal de Mendonça, a casa abre as portas para o café da manhã, servindo um bufê com várias opções, entre elas a clássica omelete. O prato pode ser acompanhado de entradas, saladas, grelhados, ideais para um final de tarde depois da praia ou para um chope à noite.

Foto: Divulgação


No Santa Satisfação (foto), no Leblon, o grande destaque é a omelete. Feito com uma receita leve, o prato vem acompanhado de uma cesta feita com queijo parmesão, mix de folhas verdes e tomate cereja. Os recheios vão do o básico queijo com presunto ao requintado salmão defumado com queijo. Para quem prefere, há também a versão light, feita apenas com a clara do ovo.

Salvador

O Cafélier tem um clima de casa antiga, localizada em frente ao Convento do Carmo. Quem passa por lá pode apreciar algumas exposições tomando um expresso e até mesmo degustar alguns comes. Porém o carro chefe é a omelete de bacalhau especial, acompanhado da salada de alface, tomate, rúcula e queijo branco.

Belo Horizonte

Para os mineiros, a opção para degustar a omelete é o Mandala. Ponto de encontro de adeptos de uma alimentação mais equilibrada, a casa oferece preparados que costumam ser a opção de entrada dos clientes. Entre os sabores, queijo com espinafre ou queijo com banana.

Opção de luxo
O chef Neil Churchill é responsável pela omelete mais cara do mundo. Custa a baguatela de 90 libras (cerca de R$ 240,00). Somente o ingrediente básico, ovos de gaivota da cabeça negra, saem por mais de dez reais cada. O item só pode ser colhido durante um mês e meio por ano, e somente por trabalhadores certificados, para que a espécie não seja prejudicada. A omelete ainda leva tiras de lagosta escocesa, siri, aspargo verde inglês e trufas européias.

Confira uma receita exclusiva da omelete com cogumelos que o Guia da Semana separou para você!

Atualizado em 7 Ago 2012.