Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu


Os povos que habitavam o México e parte da América Central foram os responsáveis por uma das descobertas mais interessantes e gostosas: o chocolate!

Essa delícia foi introduzida na Europa através dos espanhóis. Os Astecas produziam uma bebida com gosto amargo conhecida xocoatl. Ela era produzida com as sementes de cacau, algumas especiarias e mel. Além de fazer parte dos seus rituais o cacau era também oferecido para os soldados e utilizado em diversas cerimônias como símbolo de energia, principalmente no casamento, pois era considerado um alimento afrodisíaco.

Depois de muito tempo, ele começou a ser difundido pelos jesuítas, que criaram algumas composições mais refinadas. Outra grande contribuição veio dos suíços, pois eles adicionaram a essência de leite, popularizando o chocolate que conhecemos atualmente.
Para fazer o chocolate, é necessário adicionar manteiga de cacau, açúcar e aromatizante à massa de cacau. Os ingredientes são amassados juntos, até formar uma mistura macia. Pode também ser complementado por outras fórmulas, tais como leite, frutas, licores, castanhas e avelãs, entre outras.

Se consumido com moderação, o chocolate pode trazer inúmeras vantagens nutricionais, pois possui componentes como a teobromina e cafeína, muito utilizados para momentos de fadiga, cansaço ou indisposição. Essa substância estimula nosso corpo a produzir serotonina, ótima para ajudar a melhorar o humor e proporcionar sensação de bem-estar.

Mas a melhor vantagem do chocolate é o sabor e o prazer que ele proporciona à alma e ao paladar. Nenhum alimento é tão apaixonante e tão delicioso quanto ele. Se lembrarmos de sua origem, nos povos Astecas, podemos dizer literalmente que é o alimento dos deuses!

Os diferentes tipos de chocolate:

- Ao leite: Contém massa de cacau, açúcar, leite (em pó ou condensado) e manteiga de cacau, resultando num sabor mais suave.

- Diet: Não contém açúcar, porém, possui elevada quantidade de gorduras, não sendo adequado para quem está de dieta, mas sim para quem é intolerante ou não possa consumir açúcares.

- Branco: Resultado da mistura de manteiga de cacau, açúcar, leite em pó e lecitina (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea). Não contem massa de cacau.

- Amargo e meio-amargo: Constituído de grãos de cacau torrados sem adição de leite nem de açúcar, o que lhe confere um sabor bem característico.

- Belga: Considerado um dos melhores do mundo. Além da preocupação com qualidade da matéria-prima, o processamento possui regras rígidas de controle e produção, o que confere a ele um sabor incrível.

- Em pó: Trata-se das sementes de cacau moídas e destituídas de sua manteiga. É amargo e não deve ser confundido com os achocolatados (solúveis) de misturar no leite.

- Trufas: Com a sua aparência rústica e maciez interior, a trufa agrada aos paladares mais refinados. A trufa original deve conter os seguintes ingredientes: chocolate nobre (puro), creme de leite, conhaque, glucose ou mel. O álcool atua como conservante natural da trufa.

- Para cobertura: Possui elevada quantidade de manteiga de cacau e licor de chocolate, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade e formar uma cobertura de acabamento macio e com brilho. Pode ser amargo, branco e comum (leite).

Quem é o colunista: Kali Nardino, catarinense, 34 anos, farmacêutico e músico.

O que faz: consultoria farmacêutica e de marketing, estuda filosofia e terapias orientais. escrever artigos sobre saúde e produtos naturais; toca teclado e sax com os "Efusivos".

Pecado Gastronômico: comida oriental.

Melhor lugar do Mundo: Onde eu estiver.

Fale com ele: [email protected] ou pelo (11) 9958-5249

Atualizado em 7 Ago 2012.