Guia da Semana

Foto: Divulgação

Totalmente integrado às tendências: Caipi Mate, do SubAstor, traz ervas, cachaça premium e maracujá

Engana-se quem pensa automaticamente na supremacia da cerveja para a próxima estação. As altas temperaturas podem (e devem) combinar com muitos mais sabores além da loura gelada. Palavra de quem entende do assunto.

"É hora de dar um descanso ao limão e destacar outros tons e aromas tropicais", comenta a mestre-coqueteleira e bartender Talita Simões, do At Nine Cocktail Bar. Tanto que para a nova carta, estalando de nova e presente na casa até março, acerola, abacaxi e carambola aparecem nas novas criações. Uma delas é o Glitz, drinque com base de acerola, xarope libanês de tamarindo e vodca, além de toranja, morango e azedinha.

Em outro bar paulistano, o SubAstor, as apostas vão na mesma direção, como o Pineapple Express, feito com purê de abacaxi, vodca e suco de pêssego, e drinques de infusões, como o Caipi-Mate.

Tendências internacionais

Assim como os pratos, o copo também acompanha as épocas do ano. Frutas da estação são sempre bem vindas, além de temperos, bebidas, preparos e outros ingredientes especiais.

Outra aposta de Talita Simões está nos alimentos verdes. Além de a cor agradar e combinar com o verão, os ingredientes costumam ser refrescantes e equilibrar os sabores. "O ruibarbo ajuda a perceber as notas dos demais ingredientes do drinque, deixando-o um pouco mais ácido", explica a bartender.

Para Gerson Bendzius, consultor da Drink Design, as ervas sempre estão em alta. "Folhas de hortelã, shisô, alecrim e erva-doce são algumas que dão esse toque de frescor", destaca. Agrião, agave e aloe vera também vão ser bastante encontrados em shots e taças de Martini.

Foto: Divulgação

As duas versões do Vin d'orange, servidas no carioca Oui oui

Já entre os tipos de bebida, os especialistas ressaltam as combinações que levam água e bebidas gaseificadas e frutas, como a sangria, o clericó e drinques feitos com espumantes.

No Che Bárbaro, a expectativa é vender 70% mais jarras do que no verão passado. "As pessoas estão viajando mais, e conhecendo o clericó na Espanha, Argentina e França. Quando voltam ao país querem encontrá-lo aqui", comenta Martin Seoane, sócio do restaurante argentino sobre esse tipo de sangria que leva frutas, vinho branco e doses de conhaque e licor de laranja (cointreau).

A mixologia molecular também vai continuar em alta, utilizando texturas e estados para incrementar as receitas, das clássicas às modernas. Como no Tropicália, novidade no carioca Meza Bar. Quem vê de longe o copo de chopp não acredita que o cremoso colarinho é uma espuma de mojito. E com espumas, frutas e especiarias, as mais criativas e saborosas combinações estão aí para todos se esbaldarem durante o calor do verão .

Veja onde encontrar:

São Paulo

At Nine:
No bar de Talita Simões, uma das pedidas é o Glitz, com acerola, toranja, morango, azedinha, xarope libanês de tamarindo, vodca e essência brilhante. Outro destaque é o Penélope, feito com vodca, suco de aloe vera, manjericão, ruibarbo, limão siciliano, xarope orgânico de agave.

SubAstor:
A famosa casa de Pinheiros ataca de Pineapple Express, feito com purê de abacaxi, vodca e suco de pêssego e Caipi Mate: maracujá e limão tahiti em comunhão com cachaça premium em leve infusão de erva-mate.

Che Bárbaro:
Lugar ideal para conhecer e se refrescar com o Clericó. É um tipo de sangria, feita com vinho branco, conhaque, licor de laranja e diversas frutas, como kiwi, laranja, abacaxi, maçã e uva.

Foto: Divulgação

Bebidas com vinho ou espumante e frutas, como o Clericó, fazem sucesso na estação

Rio de Janeiro

Venga!
O primeiro legítimo bar de tapas da cidade oferece receitas refrescantes como Água de Valência, feita com espumante, suco de laranja e licor de laranja, e Sangria de Fresas, que leva espumante, refrigerante de limão, conhaque e frutas vermelhas.

Oui oui:
A casa descolada da chef Roberta Ciasca traz o Vin d'orange, servida num pichet de 300ml. Frutas curtidas durante um mês na infusão de eau de vie (um destilado), especiarias e vinho. Versões com branco e tinto, além de gelo.

Meza Bar:
Com uso da mixologia molecular, o drinque Tropicália é um dos destaques da nova carta. Tem cara de chopp, mas é preparado com vodca, maracujá, licor de laranja e cevada. A bossa fica por conta do colarinho, feito de espuma de mojito. Aliás, essa bebida latina ganhou uma seleção especial de variações na carta, com opções feitas de maçã; melancia e morango, manjericão e pimenta dedo de moça.

Em Belo Horizonte

Vinnil Cultura e Bar:
A casa roqueira e boêmia da capital mineira aposta no tradicional, com versões mais leves de martinis e muita hortelã no mojito.

Em Salvador

Mahi Mahi:
Para o verão não há programa melhor que beber em pleno mar. Neste bar de hotel, o cliente tem essa chance, provando drinques como Sex on the beach e Água Viva, feito de Curaçao Blue, vinho branco e rum.

Em Curitiba

Jokers Pub Café:
Outro templo do rock que vai além da loura gelada. Sangrias fazem parte do cardápio, que conta ainda com drinques como o Picadilli Circus, com licor de kiwi, suco de abacaxi, Malibu, rum, completado com soda.

Em Florianópolis

John Bull Café:
Filial de uma casa em Curitiba, a aposta recai sobre os clássicos, como o Daiquiri e Dry Martini.

Atualizado em 7 Ago 2012.