Guia da Semana

Escolher um restaurante para um almoço ou jantar especial envolve uma série de fatores. Um deles é a possibilidade de experimentar pratos assinados pelos chefs mais bem-conceituados do Brasil – muitos deles com fama internacional. Nomes como Alex Atala, Helena Rizzo e Claude Troisgros, indubitavelmente, imprimem grife à experiência gastronômica.

E os apreciadores da boa cozinha autoral, claro, estão sempre em busca das iguarias preparadas por esses verdadeiros artistas da culinária. Confira abaixo quais são os restaurantes onde trabalham os melhores chefs do Brasil:

D.O.M. – Alex Atala

O chef mais famoso do Brasil é dono do D.O.M., em São Paulo, atualmente considerado o 6º melhor restaurante do mundo pelo S. Pellegrino World´s 50 Best Restaurants. A cozinha contemporânea autoral de Atala é pautada em ingredientes brasileiros, que o chef gosta de explorar ao máximo, aliando as bases clássicas às técnicas atuais. Atala também é dono do restaurante Dalva e Dito e do Bar Riviera, todos em São Paulo.

Maní Manioca – Helena Rizzo

Eleita pela publicação britânica The Restaurant a melhor chef mulher do mundo, Helena Rizzo é gaúcha, mas foi em São Paulo onde se consagrou como uma das melhores chefs do Brasil, por suas criações servidas no restaurante Maní Manioca. A cozinha de Helena Rizzo mescla ingredientes brasileiros com tendências gastronômicas mundiais.

Olympe - Claude Troisgros

O chef francês de renome internacional fez morada no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, onde abriu seu restaurante, o Olympe. Claude gosta de criar em cima de ingredientes nobres e clássicos da culinária europeia, mas com vários toques de brasilidade, o que resulta numa forte conexão entre a cozinha francesa e a brasileira.

Mocotó – Rodrigo Oliveira

O Mocotó foi fundado por Zé Almeida, um pernambucano cozinheiro de mão cheia. Seu filho, Rodrigo Oliveira, estudou gastronomia no Brasil e no exterior e trouxe para a cozinha do Mocotó a sofisticação da culinária contemporânea, mas sem deixar de lado os ingredientes típicos da culinária sertaneja nordestina. Essa fusão criativa de Oliveira abarcou diversos prêmios nacionais e internacionais, além de elogios uníssonos da crítica.

Roberta Sudbrack – Roberta Sudbrack

A chef autodidata Roberta Sudbrack tem restaurante no Rio de Janeiro e é um dos nomes mais expressivos da cozinha atual nacional, por sua técnica refinada de recriar e ressignificar pratos e ingredientes brasileiros. Além de vários prêmios, Roberta também ostenta em seu currículo a experiência de ter sido chef oficial da Presidência da República.

Atualizado em 12 Nov 2014.