Guia da Semana

Não é de hoje que a gastronomia coreana caiu nas graças dos brasileiros. A pimenta Sriracha e o Korean BBQ (churrasco coreano), por exemplo, já podem ser considerados duas grandes tendências gastronômicas do ano de 2018. Em São Paulo, restaurantes especializados nessa rica culinária passam a fazer cada vez mais parte do cotidiano dos paulistanos.

Quer descobrir este universo de sabores exóticos? Então dá uma olhada nesses 8 restaurantes coreanos para conhecer em São Paulo, que com certeza vão abrir o seu apetite:

1. Komah


Reprodução/Instagram @komahrestaurante | Reprodução/Instagram @komahrestaurante

Inaugurado em meados de 2016 na Barra Funda, o Komah é comandado pelo chef Paulo Shin e sua mãe, Dona Myung. Os pratos são produzidos com ingredientes orgânicos, muitos deles cultivados na horta do próprio restaurante. Os clientes fazem fila para conseguir uma das disputadas mesas da casa, que possui apenas 30 lugares. Os mais pedidos do cardápio são: Yukhoe (steak tartare coreano) e o Kimchi Bokumbap (arroz salteado com kimchi coberto por um omelete cremoso).

Komah

Endereço: Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378 - Barra Funda
Telefone: (11) 3569-7956

2. New Shin La Kwan


Reprodução/Instagram @newshinlakwan | Reprodução/Instagram @newshinlakwan

O New Shin La Kwan, localizado no bairro do Bom Retiro, é especializado no churrasco coreano, onde as proteínas, que podem ser bovinas, de frango ou porco, são grelhadas direto na mesa, em churrasqueiras portáteis. O braseiro é colocado à disposição dos clientes, que têm a liberdade de grelhar a sua carne até o ponto desejado. O prato é acompanhado por molhos e acompanhamentos típicos da culinária coreana.

New Shin La Kwan

Endereço: Rua Prates 343 - Bom Retiro
Telefone: (11) 3315-9021

3. Bueno Izakaya


Reprodução/Instagram @buenoizakaya | Reprodução/Instagram @buenoizakaya

O Bueno Izakaya, situado na região dos Jardins, permite que os clientes explorem os petiscos do menu de uma forma descontraída e informal. Apesar de ser tradicionalmente um izakaya (bar japonês), o cardápio é recheado por outros pratos da gastronomia oriental, contemplando delícias da culinária da coreana também. O famoso churrasco coreano e o bibimpap (risoto coreano servido na pedra quente) marcam presença por lá.

Bueno Izakaya

Endereço: Alameda Santos, 835 - Cerqueira César
Telefone: (11) 2386-8035

4. H&W Asawon


Reprodução/Instagram @apenaslanches | Reprodução/Instagram @milenahama

O restaurante H&W Asawon, localizado no bairro do Bom Retiro, é famoso pelo os seus noodles coreanos. O Jajangmyeon (macarrão com molho de soja, carne e legumes) e o Samseon Zam Pon (lámen com caldo apimentado e frutos do mar) são grandes pedidas do cardápio, e as porções são tão bem servidas que chegam a dar para duas pessoas.

H&W Asawon

Endereço: Rua Correia de Melo, 166 - Bom Retiro
Telefone: (11) 3326-9488

5. Seok Joung


Reprodução/Instagram @seokjoungrestaurante | Reprodução/Instagram @seokjoungrestaurante

É também localizado no Bom Retiro que está o Seok Joung, considerado uma das melhores opções gastronômicas do bairro. Com preços acessíveis e receitas bem tradicionais, o cardápio contempla delícias como o Seok Joung Bulgogui (churrasco coreano), além de diversas versões do bibimpap (risoto coreano servido na pedra quente). A realidade é que são tantas opções que quem vai pela primeira vez fica até meio perdido.

Seok Joung

Endereço: Rua Correia de Melo, 135 - Bom Retiro
Telefone: (11) 3338-0737

6. Portal da Coreia


Reprodução/Instagram @portaldacoreia | Reprodução/Instagram @portaldacoreia

Localizado no maior antro japonês de São Paulo, a Liberdade, o Portal da Coreia se destaca pela sua gastronomia fresca e autêntica, além do preço justo. A proprietária, Regina Hwang, é ex-bailarina de dança coreana e costuma receber os clientes com muita simpatia. Apesar do vasto cardápio, o forte da casa ainda é o churrasco, que pode ser de costela bovina, picanha, cupim, pato e até língua. Mas a proteína mais pedida é o bulgogi, contrafilé que vem cru e marinado em molho agridoce.

Portal da Coreia

Endereço: Rua da Glória, 729 - Liberdade
Telefone: (11) 3271-0924

7. Bicol


Reprodução/Facebook BiCol (빛골) | Reprodução/Facebook BiCol (빛골)

O tradicional Bicol acaba de mudar de endereço: saiu da Praça General Polidoro, na Aclimação, e agora está instalado na Rua José Getúlio, 422 - Liberdade. Mas as receitas tradicionais vieram na mala, como o Dorsot Bibimbap (arroz branco coberto com vegetais, legumes, carne e um ovo frito), por exemplo. O diferencial da casa são as mesas em estilo tatame, perfeitas para reuniões e jantares descontraídos.

Bicol

Endereço: Rua José Getúlio, 422 - Liberdade
Telefone: (11) 3341-3745

8. Surah Korean Cuisine


Reprodução/Instagram @surahbrasil | Reprodução/Instagram @surahbrasil

Localizado no Itaim Bibi, o Surah Korean Cuisine combina um ambiente moderninho com um cardápio bem tradicional. Entre os clássicos da culinária coreana, destacamos o bibimbap (mexido de arroz, carne e vegetais como cenoura e abobrinha com um ovo por cima) e o porco picante (fatias de pancetta marinada na pimenta com arroz e salada). Os pratos são servidos com uma série de acompanhamentos, como o kimchi (hortaliças marinadas em condimentos) e o amendoim cozido, por exemplo.

Surah Korean Cuisine

Endereço: Rua Bandeira Paulista, 455 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3078-0184


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

8 izakayas para explorar em São Paulo e experimentar o lado B da culinária japonesa na cidade

Porções diferentonas e pratos que abusam de sabores explosivos em conjunto com boas cervejas e ambientes descolados

11 restaurantes mexicanos para conhecer em São Paulo e desfrutar do melhor da culinária latina

Dos clássicos Tex-Mex até os restaurantes mais tradicionais - vem experimentar o verdadeiro sabor mexicano!

9 points gastronômicos em São Paulo para se sentir na Espanha

Saiba onde encontrar pratos típicos como paella, jamón e churro, além de uma variedade de queijos, frutos do mar, azeites e vinhos

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 17 Ago 2018.