Guia da Semana

Restaurantes Italianos em São Paulo

O Guia da Semana listou alguns restaurantes para apreciar saborosas massas.

Quando o assunto é gastronomia italiana, não há como não pensar nas deliciosas e saborosas massas de diferentes tipos. Spaghetti, Fettuccine, Penne, Parafuso e até mesmo uma saborosa lasanha são pratos que estimulam a visão, o olfato e paladar.

Mas se engana quem pensa que essa culinária se resume a massas. Na Itália é muito comum o consumo de peixes e frutos do mar, já que é um território circundado de mar.

O pão e o azeite também são imprescindíveis. O pão, que sempre faz parte das refeições, é um “acessório” essencial para degustação dos molhos. Já o azeite italiano é considerado um dos melhores do mundo, principalmente os fabricados no sul da Itália.

Para te ajudar na difícial escolha de "onde comer uma saborosa comida italiana", o Guia da Semana selecionou algumas das melhores e mais tradicionais cantinas e restaurantes italianos de São Paulo. Confira:

Lellis Trattoria

Localizado na Rua Bela Cintra, o restaurante tem 30 anos de existência e um saboroso e diversificado cardápio. Além da macarronada, é possível apreciar outros tipos de massa, como talharim, penne, fettuccine, nhoque, entre outros.

Abbraccio Cucina Italiana

A rede de restaurantes Abbraccio, da mesma empresa responsável pelo Outback, conta com as tradicionais receitas da família italiana. Massas, bruschettas, pizza estilo romana, linguiça tipo italiana, além dos clássicos molhos Pomodoro e Alfredo são algumas das iguarias italianas encontradas no cardápio. A casa também conta com opções de carnes, grelhadas com o tempero exclusivo da casa. Entre os carros-chefes da casa está o Fettuccine Abbraccio, composto por tiras de frango grelhadas, molho Alfredo, cogumelos salteados e ervilha. Também há o Pollo Briani e Filetto Briani, opção de frango ou filet mignon cobertos com queijo de cabra, tomates secos e o molho Specialità Burro al Limone com manjericão.

Buttina

A casa é famosa por suas massas artesanais e molhos. Além disso, é um dos poucos restaurantes de São Paulo que possui a estrela de Identidade Italiana, concedida pelo Governo italiano.

C...Que Sabe!

Instalada no Bixiga desde 1931, a C...Que Sabe! é uma das clássicas cantinas italianas da região. A decoração traz fotos de clientes famosos e objetos que remetem ao sul da Itália. Já o cardápio... esse é só elogios.

Vecchio Torino

Fazer de sua cozinha um ateliê de deliciosos pratos. É com esse espírito, da chamada cozinha de autor, que o chef Giuseppe La Rosa comanda seu restaurante. O mestre reside nas próprias dependências do Vecchio Torino, onde faz questão, sempre com muito prazer, de acompanhar e participar da composição de cada prato.

Casa Rovigo

Com o espaço ampliado para receber agora 106 visitantes, a Casa Rovigo entra em uma nova fase investindo em um conceito gastronômico próprio, com receitas caseiras desenvolvidas pelo Nonno Rovigo, patriarca da família, que visam garantir uma experiência sensorial mais rica aos seus frequentadores. Entre as opções estão: Nhoque ao Ragout de Carne; Nhoque à Bolonhesa; Nhoque ao Molho Alfredo; Ravioli de Mussarela e Manjericão com Molho Pomodoro Rústico; Ravioli de Queijo Meia Cura; Agnoloti de Vitela e Pistache ao Molho Pomodoro Rústico; Torteloni de Mussarela de Búfala com Molho Pesto; Torteloni de Queijo Brie e Damasco com Molho de Limão Siciliano; Torteloni de Mussarela de Búfala ao Molho Pomodoro; Espaguetti ao Molho Pomodoro Rústico; entre outros.

Rua Aracaju, 239 - (11) 3661-3855 Leia mais

Carlini

O restaurante se destaca por suas massas servidas al dente. O Cappelleti quattro formaggi (massa recheada de carne com molho quatro queijos e gratinado com parmesão) é um dos destaques do cardápio, assim como a boa a velha macarronada.

Famiglia Mancini

O tradicional restaurante apresenta ambiente decorado com objetos antigos, instrumentos musicais, venezianas, fotos e outros adereços. A casa sugere cardápio repleto de massas caseiras e molhos, além de carnes, aves, peixes e frutos do mar e mais de 100 tipos importados antepastos.

Jardim de Napoli

Para começar, a casa sugere a sardella e a calabresa frita. Entre os pratos principais, os destaques são o Polpettone com Linguini ao Molho Branco e Funghi e o Fusilli com Calabresa. Além disso, o cardápio abriga opções de pizzas como a napolitana e a mozarela com calabresa.

Tomatto

O cardápio da casa traz massas tradicionais, como lasanha e nhoque, peixes e frutos do mar, além dos aperitivos das regiões do Piemonte e Lombardia, como verduras recheadas e grelhadas. O restaurante mantém a tradição de se comer bem em um ambiente familiar e agradável.

Atualizado em 2 Mar 2015.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Taco Bell lança sobremesa recheada com chocolate KITKAT®

Mini burrito feito com o chocolate é a nova opção de sobremesa do restaurante

7 restaurantes e cafeterias em SP com promoções para o Dia do Café

Lugares para saber mais sobre o grão e ainda provar delícias preparadas com a bebida

P.F. Chang's distribui entradinha de frango de graça no dia 17 de maio; saiba mais!

Unidades de São Paulo, Alphaville e Campinas presentearão os clientes com um dos pratos chineses mais populares no mundo

Hambúrgueres imperdíveis do Burger Fest 2018

12ª edição do festival acontece de 11 a 27 de maio em cinco capitais do país

Conheça os quitutes tradicionais dos restaurantes mais antigos de São Paulo

Petiscos deliciosos de casas centenárias que você precisa conhecer - e saborear, é claro!

Bráz Elettrica abre as portas nos Jardins; saiba mais!

Rede deve abrir mais duas casas em São Paulo até o fim do ano