Guia da Semana
Restaurantes
Por Marina Marques

Restaurantes mais diferentes e inusitados de São Paulo

Conheça seis casas que surpreendem no visual, no cardápio e na apresentação para conquistar a clientela exigente.

O chef Ton Vasconcelos prepara os pratos na frente da clientela no From The Galley (Divulgação)

Em uma cidade tão concorrida quanto São Paulo, atrair as atenções para um único restaurante dentre tantos tornou-se grande desafio para chefs e proprietários. Muito além de eventos inusitados, como o Jantar no Escuro ou o Dinner in the Sky, ou atendimentos estrelados, como o exclusivo balcão para Jun Sakamoto, as casas buscam oferecer o prazer máximo à clientela.

Cozinha molecular, menu em tamanho reduzido visando uma degustação completa, cartas de um ingrediente só, reinvenção de clássicos da gastronomia e outros exemplos completam a lista de seis restaurantes diferentes em São Paulo. Confira!

From The Galley

Consegue imaginar um jantar feito por um chef diante de você? Essa é a ideia inicial do restaurante no Itaim. Toda noite, o chef Ton Vasconcelos recebe no máximo 20 pessoas em uma grande mesa e promove dois tipos de degustações. Na carta, pratos contemporâneos variados renovados a cada mês. Para quem deseja ainda mais privacidade, a Sala Privé tem até banheiro único e garante atendimento exclusivo a cada toque de um sino eletrônico. Na saída, o chef acompanha até a porta e entrega um pão artesanal preparado por ele.

Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 761 - (11) 3073-0928 Leia mais

Clos de Tapas

As tapas espanholas embalam a suntuosa casa da Vila Nova Conceição. Mas nada de criações batidas por aqui. A culinária molecular, que usa processos químicos e físicos para alcançar um resultado específico dos alimentos, transforma invenções gourmet que surpreendem paladares e olhos. Em uma das receitas, a sopa de repolho roxo torna-se rosa ao entrar em contato com a acidez do robalo; em outra, um vaso com musgo recebe gelo seco e espalha um perfume de bosque, enquanto come-se uma salada. Não são apenas refeições, mas uma completa experiência.

Rua Domingos Fernandes, 548 - (11) 3045-2220 Leia mais

Gopala Hari

A casa possui um ambiente aconchegante com típica decoração indiana e serve variedades lacto - vegetarianas da culinária indiana. Os pratos servidos variam de acordo com o dia da semana, e é possível escolher entre mesas ou sentar-se em almofadas ao estilo indiano para apreciar as refeições. Para comer, é possível escolher entre dois combinados diferentes ou mesmo mesclá-los, preparados sob a batuta da chef Nrihari Devi. Eles incluem entrada, prato principal e sobremesa, além do suco à vontade. O Gopala não faz uso de carne, o que garante sua popularidade entre os ovo-lacto-vegetarianos.

Rua Antônio Carlos, 429 - (11) 3283-1292 Leia mais

Maria Escaleira

Localizado no bairro de Pinheiros, o Maria Escaleira é dedicado à culinária polonesa. O local traz receitas do Leste Europeu executadas pelo chef Andrzej Wica, nascido na Polônia. Como sugestão está o nalesniki, uma panqueca típica recheada de frango, espinafre e queijo cremoso salpicada de pedacinhos de bacon e o toicinho defumado.

Rua Morato Coelho, 53 - (11) 2364-9913 Leia mais

Amigo do Rei

O restaurante persa em São Paulo, que antes oferecia aos clientes criações fiéis à culinária típica do país, continua na ativa, porém agora com serviço à domicílio. É possível obter uma refeição de culinária persa em sua própria casa para até 20 convidados, mas apenas em São Paulo. Se você está interessado em conhecer a gastronomia antes de contratar o serviço, basta agendar uma visita à casa da cozinheira Nasrin Haddad. O cardápio pode variar todo mês e é possível consultá-lo sempre no site.

Rua das Orquídeas, 535 - (11) 98243 3956 Leia mais

H3 New Hamburgology

Na contramão dos tradicionais bolinho de bacalhau e pastel de Belém, Portugal exportou para o Brasil a H3 New Hamburgology. Com unidades no MorumbiShopping e no Shopping Vila Olímpia, a lanchonete gourmet é responsável por servir hambúrgueres temperados em sal marinho e no prato aquecido. Para completar, escolhe-se entre arroz, salada ou batatas fritas. A rede se autodonomina como “not so fast food” e possui mais de 30 lojas só em Portugal.

Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 Leia mais


Por Marina Marques

Atualizado em 7 Mar 2014.

Mais notícias

Fondues salgada e doce estão de volta ao menu do Outback; saiba tudo!

Restaurantes

Restaurante de Stella Artois chega a São Paulo por tempo limitado; saiba tudo!

Restaurantes

Carlo's Bakery lança produtos exclusivos para ser feitos em casa; saiba tudo!

Restaurantes

16 restaurantes em São Paulo para o Dia dos Namorados 2021

Restaurantes

Lanchonete de São Paulo aposta em hambúrguer em formato de coração para o Dia dos Namorados; saiba tudo!

Restaurantes

De vegana a carnes nobres, Chalezinho aposta em cinco novas fondues para o inverno 2021

Restaurantes