Guia da Semana

Domingo é o dia da preguiça. É dia de acordar tarde e dar uma pausa na rotina. Mas, na hora de fazer as refeições, isso pode tornar-se uma problema, já que muitos restaurantes não abrem no "dia do descanso".

+ Conheça os pratos especias do Mercado Público de Porto Alegre
+ Descubra as opções gastronômicas da rua Dinarte Ribeiro

Por tanto, o Guia da Semana apresenta um roteiro com estabelecimentos que não fecham as portas na hora almoço ou do jantar de domingo.

CANNES

Para o jantar, o buffet de frutos do mar é a grande atração do restaurante Cannes, com destaque para os diversos pratos com camarão. Durante o almoço, o forte é o buffet livre de comida caseira e chinesa.

COPACABANA

O restaurante Copacabana é especialista na cozinha italiana. Aos domingos e feriados, fica aberto das 11h às 16h e das 19h a 0h. A sugestão clássica da casa é o rascatelli ao sugo, uma massa tipo Penne regada a molho de tomate.

ÉPICO

Se a ideia é comer algo sofisticado, uma boa sugestão é o brunch do Restaurante Épico, do chef Marcelo Jacobi. O cardápio exclusivo de domingo conta com sucos, pães especiais, frios, saladas, carpaccios, terrines, ilha de sushis, ilha thai, ilha com pratos à base de pato, cordeiro ou javali, ilha italiana com massas e molhos, ilha de risotos, ilha brasileira, com tapioca, vatapá ou acarajé, além de frutos do mar.

GARCIAS

Ficou com vontade de comer churrasco às 16h da tarde ou às 5h da manhã? A churrascaria Garcias está aberta! O Kit Garcia serve três pessoas e vem com vazio, costela, duas sobre-coxas, dois salsichões e salada mista com maionese.

JORDANI

A galeteria Jordani fica aberta no domingo, até as 16h, e reabre para o jantar, das 18h45 às 23h. O prato especial da casa é o galeto ao primo canto, servido acompanhado de costela de porco, polenta, radicci com bacon, espaguete e quatro variedades do molho.

LANCHERIA DO PARQUE

(Foto: Diego Vara)
A Lancheria do Parque já é considerada patrimônio do bairro Bom Fim. A principal vantagem é que o local está quase sempre aberta. Funciona aos domingos, das 6h às 22h. O buffet de almoço tem pratos como filé acebolado e arroz, bife à parmegiana ou arroz de carreteiro e saladas. Mas o carro-chefe da casa são os lanches, entre sanduíches prensados e baurus.

MARCELLU'S

O restaurante Marcellu's é uma opção para o almoço ou para o jantar do final de semana, já que aos domingos, o rodízio de filés vem acompanhado por um buffet de frutos do mar e inclui ilha de massas, saladas, sushi, batata, polenta e bolinho de queijo.

PERTUTTI

Outra sugestão para quem procura uma galeteria é a Pertutti. Aberta para o almoço de domingo, até as 16h, e para o jantar, até as 23h, o rodízio de galeto acompanha 14 variedades de massas e carne vermelha, além de polenta frita e buffet de saladas.

SANTA FELICIDADE

O Santa Felicidade abre aos domingos, até as 15h30. No cardápio, pratos à la carte de massas e risotos, sempre acompanhados de salada, queijo ralado e salsinha. O restaurante também serve sopa de capelletti e caldinho de feijão ou de peixe.

SCHNEIDER

A churrascaria Schneider é tradicionalmente procurada no fim de semana. A atração é o rodízio de churrasco, com 22 cortes diferentes de carne de gado, frango, porco, javali e cordeiro, acompanhado por saladas, outros pratos quentes e sobremesa. Especialmente aos domingos, há um buffet de frutos do mar.

Por Lucila Rosa

Atualizado em 5 Jul 2013.