Guia da Semana

Sabores conservados

Livro traz receitas e métodos de aproveitar melhor os vegetais.

que não pode faltar numa bela mesa? Além dos itens básicos, como pão e café, o sabor de uma boa geleia para adoçar a refeição matinal. Já em jantares indianos, o chutney é fundamental para dar o tom agridoce dessa cultura. Em comum, a mesma técnica de conservação de frutas e legumes para dar um colorido a mais à mesa e ao paladar.

Conhecimento esse hoje à mão de qualquer um com o auxílio do livro Conservas e Compotas. Ricamente ilustrado, traz 150 receitas das mais variadas, de salgados relishes e picles, conservados no vinagre, a geleias e compotas, feitos à base de açúcar, e licores, quando o álcool entra no processo. O princípio é sempre o mesmo: aproveitar alimentos frescos e maduros e transformá-los, apurando sabores e processos.

A autora, Thane Prince, é uma culinarista com bagagem. Já foi redatora da área em importantes jornais ingleses e hoje é diretora de uma escola de gastronomia. Logo na introdução, ela apresenta os utensílios necessários para o processo. Isso pode assustar um pouco, principalmente se sua cozinha for pequena. A dica é começar com as receitas mais simples, que necessitem de menos instrumentos. Uma coisa é certa: Antes de tudo, consiga bastantes potes para guardar o resultado final, quase sempre entre um e dois quilos de produto.

Os capítulos são divididos por tipos de alimentos. As frutas dominam, é claro. Tem frutinha, com caroço, silvestres, críticas, tropicais. A edição brasileira teve a preocupação de apresentar alimentos equivalentes, como a rosa mosqueta, fruto silvestre chileno, que pode ser sustituído por acerola. Mas também tem receitas com legumes, verduras, flores e ervas. O difícil mesmo é esperar cerca de um mês (no caso das conservas) para ver o resultado final.

O livro tem 226 páginas, capa dura e todas as técnicas são ricamente ilustradas. O preço médio é R$45,00 e pode ser encontrado nas livrarias da Travessa e Argumento , no Rio de Janeiro, e na Cultura e Livraria da Vila, em São Paulo.

Atualizado em 7 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Ferrero lança sorvete de Kinder Bueno na Alemanha - e nós queremos para ontem!

Com outros dois sabores, novidade é uma parceria da marca com a Kibon alemã

Frappuccino inspirado em flamingo é novidade da Starbucks para o Carnaval; confira!

Frappuccino Sambalelê tem sabor de chiclete com morango e fica disponível entre 9 e 13 de fevereiro

10 restaurantes imperdíveis no Tatuapé

Confira um roteiro de estabelecimentos imperdíveis para uma refeição especial

Bullguer inaugura primeira unidade no Rio de Janeiro; saiba mais!

Rede paulistana desembarca no Botafogo Praia Shopping com com conceito fast casual e preços acessíveis

Benjamin A Padaria inaugura nova unidade na Rua Augusta; confira!

Loja conta com balcão voltado para a rua para pedidos sem entrar na loja

Paris 6 lança sobremesa em homenagem ao Neymar em seu novo cardápio

Novidade consiste em um petit gateau de Ovomaltine e sorvete de alfajor de doce de leite