Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

São Paulo - 456 anos de alimentação

Saiba a origem de dois pratos distintivos da cozinha paulista e as casas que os servem.

De uma pequena vila alagada, enevoada e chuvosa para a cidade dos engarrafamentos, dos grandes eventos e da gastronomia. Em 456 anos, São Paulo viu a história de sua terra se transformar e chegar ao que é hoje: uma cidade multifacetada, complexa, caótica, mas ao mesmo tempo apaixonante para seus filhos e para aqueles que a escolhem para chamar de lar.



Na gastronomia, o símbolo máximo dessa cidade é o virado, prato que junta a tradição portuguesa bandeirante com as raízes indígenas das terras de Paraitinga. "As tropas levavam semanas e às vezes até meses embrenhadas nas matas. Quando saíam para viajar, levavam seus ingredientes: farinha de milho que conheceram com os indígenas, carne seca e um rifle para conseguir carne de caça", comenta Rosa Belluzzo, socióloga, pesquisadora da alimentação e autora do livro São Paulo: Memória e Sabor.

Essa mistura, modificada ao longo dos séculos, virou o prato, facilmente encontrado às segundas-feiras em vários restaurantes, como o Nou e a Maria Louca Casa de Pães, que apresentam o prato.

Outra iguaria da mesma tradição é o cuzcuz. "Os índios tinham hábito de fazer papas com o milho. Os portugueses incorporaram esse hábito, pela facilidade de preparo e armazenamento. À papa, acrescentavam alimentos que encontravam na natureza, como peixes e talos, dentre eles, o palmito. Nos dias de festa, acrescentavam frango, na época, considerado comida de elite", complementa a pesquisadora.

O Siá Mariana oferece o cuzcuz aos clientes que forem saborear tanto o rodízio de peixes de água doce quanto os pratos à la carte.

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

Restaurante America lança Ovo de Páscoa Farofino em parceria com Carole Crema; saiba mais!

Restaurantes

São Paulo ganha primeira casa dedicada ao avocado; saiba tudo!

Restaurantes

Restaurante Abbraccio aposta em Festival de Lula para os dias quentes do verão; saiba tudo!

Restaurantes

Bullguer vende sanduíche a R$10 nesta segunda-feira (22); saiba tudo!

Restaurantes

10 pratos imperdíveis com frutos do mar para provar em São Paulo

Restaurantes

Points gastronômicos em São Paulo com pratos especiais para o verão 2021

Restaurantes