![]() |
Bem-casados saudáveis, da Soyos/ Gold Nutrition Foto: Divulgação |
Noivos tradicionais escolhem o mês de maio para casar e os bem-casados para presentear os convidados de sua festa. Ainda seguido por muitos, esse costume sofreu algumas alterações: no lugar da típica embalagem de papel crepom branco e fitinha da cor do buquê da noiva, o bem-casado, hoje, vem envolto por papéis mais finos e até por jóias. "Já fui a um casamento em que na fita que prende a embalagem do doce vinha preso um terço de prata", diz a chef Elsie Siciliano, do Athaliba Bistrô.
Em seu pequeno restaurante, os clientes não precisam de muito para degustar uma tradicionalíssima receita de bem-casado. Aos sábados, como lembrança do almoço, a cuidadosa Elsie oferece o doce embrulhado à moda antiga e preparado segundo uma receita de família. "Todo mundo que almoça aqui de sábado ganha um bem-casado para comer na sessão da tarde", brinca a chef. A receita de seu doce ela guarda a sete chaves. "Não tem muita dica para dar sobre o bem-casado. O meu tem pouca farinha, muita clara e gema batida e a massa é pingada, não cortada em forminhas como os de hoje", diz ela.
Mesmo com a advertência de Elsie - e sabendo que é difícil de o resultado chegar aos pés de sua versão -, o Guia da Semana aproveita a última semana do mês das noivas para oferecer o passo-a-passo de uma receita nutritiva de bem-casado, feita com soja. Símbolo da união e da cumplicidade (o formato de duas bolachinhas grudadas pelo creme não é assim por acaso), esse doce, diz a lenda, abençoa com sorte e felicidade todos que o degustarem. Arrisque-se e faça em casa.
BEM-CASADO NUTRITIVO Tempo de preparo: 30 minutos Rendimento: 42 unidades
6 ovos 6 colheres (sopa) de açúcar ½ colher (chá) de fermento em pó ½ xícara (chá) de farinha de trigo peneirada 1 xícara (chá) de soja Soyos Recheio ½ xícara (chá) de açúcar ½ xícara (chá) de leite desnatado quente 300 g de ricota passada pela peneira 6 colheres (sopa) de soja Soyos 1 colher (sopa) de conhaque Calda 2 xícaras (chá) de açúcar ½ xícara (chá) de água morna Modo de preparo Bata os ovos com o açúcar por 10 minutos até obter uma mistura fofa e aerada. Retire da batedeira e acrescente, aos poucos, o fermento misturado com a farinha e a soja. Em uma assadeira untada e enfarinhada, vá pingando a massa com uma colher de sobremesa, formando pequenos bolinhos com cerca de 4 centímetros de diâmetro. Mantenha um espaço entre cada bolinho. Asse por 4 ou 5 minutos em forno preaquecido a 250ºC. Quando retirar a massa, ela começará a ficar dourada na base. Para o recheio, aqueça o açúcar em fogo alto até formar um caramelo. Junte o leite quente e misture até dissolver. Bata a mistura no liquidificador com a ricota, a soja e o conhaque até ficar homogêneo. Deixe esfriar, corte os bolinhos e os recheie. Para a calda, misture o açúcar com a água morna. Mergulhe os bem-casados rapidamente nessa calda e, com um garfo, vire-os para que fiquem molhados por inteiro. Elimine o excesso de calda e coloque-os sobre uma grade ou papel-manteiga para secar. Sirva-os embrulhado em papel celofane, crepom e laço de fita. DICAS ? Ao invés de pingar a massa, use um saco de confeiteiro para facilitar o trabalho. ? Substitua o recheio por geléia ou por doce de leite. ? Feitos com soja, os bem-casados têm maior quantidade de proteínas, ômega 3, ômega 6, fibras e isoflavonas, o que garante um maior valor nutritivo. |
Serviço:
ATHALIBA BISTRÔ
Alameda Campinas, 1299, Jardim Paulista
Fone: 3052-2216
www.athalibabistro.com.br
Atualizado em 7 Ago 2012.