Guia da Semana

Ele é único. A branca clara dá elasticidade a qualquer receita. Já a amarela gema, o sabor. Um dos alimentos mais vitais e conhecidos, o ovo já esteve em todas em todas as posições da balança de valores humanos, seja na alta, como símbolo de saúde e virilidade (as famosas gemadas), ou na baixa, como provocador do aumento da taxa de colesterol no organismo.

Foto: Getty Images

Um dos primeiros alimentos, o ovo se destaca por sua versatilidade

Nem uma coisa nem outra. Em si, coitado, só faz bem. Pobre em sódio, rico em vitaminas, minerais como ferro e zinco e, principalmente, com baixo índice calórico. Tem 78 calorias apenas. A questão é que ele sozinho não faz verão e sempre chama seus parceiros: a manteiga e o creme de leite, como fica claro no livro Receitas com ovos, do chef Michel Roux, dono de três estrelas do Guia Michelin a frente do restaurante Waterside Inn, em Bray, Inglaterra.

A obra é dividida em 15 capítulos, nas quais o ovo é coadjuvante ou personagem principal em mais de 130 receitas, a maioria ilustrada. As técnicas e preparos de suflês, fritadas, crepes e até de sorvete e macarrão vêm com fotos passo a passo. Todas as principais escolas gastronômicas estão representadas, mas a francesa leva vantagem.

Foto: Divulgação

Tortilla espanhola é uma das receitas internacionais do livro

A riqueza do livro está nas combinações das receitas, trazendo misturas inusitadas para a imaginação do gourmet e/ou cozinheiro. Todos os alimentos harmonizam com o ovo, como abobrinha, páprica, espinafre, champignons, entre outros. O autor brinca também com o cruzamento de preparos e sabores, como o zabaione de espinafre e agrião e a omelete de pera e canela.

Com 300 páginas e editado pela Larrouse, o preço médio é R$ 59,90 e pode ser encontrado nas lojas Argumento e Livraria da Travessa e , no Rio de Janeiro, e Cultura e Livraria da Vila, em São Paulo, entre outras.

Atualizado em 7 Ago 2012.