Guia da Semana

Após a globalização, o cenário culinário nunca foi o mesmo. Hoje, é possível conhecer a cultura gastronômica de diversas partes do mundo sem nem ao menos deixar a sua cidade. Ano a ano, as novidades entre os comes e bebes se renovam – aparecem novos sabores, pratos, ingredientes e jeitos diferentes de preparar a comida. E quer coisa melhor que experimentar algo diferente?

Descubra quais as tendências gastronômicas que estão fazendo sucesso em 2018 para aguçar o paladar ou repaginar seus hábitos culinários:

Churrasco coreano


Foto: Shutterstock

O churrasco coreano, também conhecido como Korean BBQ, resulta de uma maneira diferente de preparar as carnes. A proteína, que pode ser bovina, de frango ou porco, é grelhada direto na mesa em churrasqueiras portáteis. O mini fogão é colocado à disposição da pessoa e o próprio cliente escolhe o ponto da carne! Para acompanhar, é comum servir tipos de molhos que harmonizam com as comidas.

Sorvete tailandês


Foto: Shutterstock

A arte de personalizar a própria sobremesa, ou melhor, criar um sabor instantâneo, é uma das principais características do sorvete na chapa. De origem tailandesa, a sobremesa é feita em uma pedra apropriada, onde são misturadas frutas, chocolates, caldas e a massa. A partir daí, rolinhos são feitos para serem servidos.

Drinks sem álcool


Foto: Shutterstock

Sucesso na coquetelaria contemporânea, os mocktails, nome dado aos coquetéis sem álcool, estão caindo na graça do público. Criativos e com ingredientes apetitosos, os drinks apostam no sabor e em combinações certeiras para conquistar o paladar das pessoas. Muitos bares estão incluindo a sugestão no cardápio, principalmente para o grupo dos motoristas da rodada.

Temperos marroquinos


Foto: Shutterstock

Uma culinária contrastante criada a partir de especiarias é uma das apostas para os próximos meses dentro da gastronomia. Temperos como o coentro e o cardamomo, comuns nos pratos marroquinos, voltaram com tudo para as cozinhas brasileiras. O primeiro não possui uma legião de fãs e é conhecido por seu cheiro forte que chega a incomodar, já o cardamomo puxa para o ardido, talvez parecido com o gengibre.

Comidas veganas


Foto: Shutterstock

A conversa de que comida vegana é sem graça não cola mais. Há algum tempo, as receitas sem ingredientes com origem animal estão sendo exploradas, repaginadas e se tornando as favoritas de um público que não vê mais a carne como um acompanhamento necessário. E mais, os restaurantes vegetarianos e veganos estão cada vez mais populares por aí, um presente e tanto para os roteiros gastronômicos!

Tempero coreano: Sriracha


Foto: Shutterstock

A pimenta é um condimento que está entre os preferidos do ano. Em especial, vale destacar a Sriracha, uma pimenta asiática versátil que vai bem com quase tudo - isso para os fãs de pratos apimentados, claro. O fruto é colhido anualmente e após o processo se transforma em molho. A tendência está chegando agora no Brasil, mas a Sriracha já é favorita em lugares como os Estados Unidos.

Comidas funcionais


Foto: Shutterstock

A categoria das superfoods está em alta! Classificados como funcionais, esses alimentos reúnem o melhor de três mundos, eles são nutritivos, antioxidantes e saudáveis. Entre os queridinhos do grupo estão grãos como a soja, que tem ação estrogênica e ajuda a diminuir os sintomas da menopausa; frutas como o tomate e a cereja, anti-inflamatórias e vasodilatadoras; os peixes, importantes no desenvolvimento do cérebro; e a ervilha, que melhora o funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade. E falando na leguminosa, ela anda sendo uma das favoritas!

Proteínas vegetais


Foto: Shutterstock

O cenário do vegetarianismo e veganismo está cada vez mais em ascensão, e como é preciso substituir a proteína encontrada nas carnes, muitas leguminosas e grãos vem se destacando no prato de quem aderiu ao movimento. O tofu, o feijão, a soja e a lentilha, por exemplo, são alguns dos principais fornecedores de proteína para o corpo - aliás, outros alimentos menos notados estão crescendo, é o caso do edamame e da ervilha. Ambos viraram opções saudáveis de snacks quando preparados de maneiras diferentes.

Roteiro volta ao mundo: 13 lugares descolados para experimentar um pouco de cada cultura em SP

De bar asiático a alemão, veja os melhores lugares para experimentar novas culturas na capital paulistana

12 points gastronômicos em SP que vão te fazer se sentir na Itália

Cantinas, empórios, docerias e bares que vão te transportar para o berço da gastronomia italiana

11 restaurantes mexicanos para conhecer em São Paulo e desfrutar do melhor da culinária latina

Dos clássicos Tex-Mex até os restaurantes mais tradicionais - vem experimentar o verdadeiro sabor mexicano!

Por Juliane R

Atualizado em 7 Ago 2018.