Guia da Semana

A Itália é um país que se destaca por sua história, arquitetura, cultura e, principalmente, pela gastronomia! O cardápio, recheado de vinhos, massas frescas e doces tradicionais, como o cannoli, conquistou paladares pelo mundo todo, inclusive na cidade de São Paulo, onde diversos estabelecimentos são dedicados a esta culinária típica.

Quer se sentir na Itália sem sair de SP? Então conheça esses 12 points gastronômicos dedicados à culinária italiana na cidade e mangia che te fa bene!

1. Eataly


Reprodução/Instagram @eatalybr

O Eataly é um complexo gastronômico que briga sete restaurantes, além de empório, lojas e estandes de onde os visitantes podem comprar e levar para casa os ingredientes servidos nos cardápios dos estabelecimentos. Por lá, você pode conhecer diversas tradições gastronômicas de cada região da Itália, entre frutos do mar, peixes, risotos, massas, pizzas, carnes, queijos, vinhos e muito mais.

Eataly

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1489 - Vila Olímpia
Telefone: (11) 3279-3300

2. Abbraccio


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

O Abbraccio, rede de restaurantes que conta com quatro unidades em São Paulo, oferece um cardápio capaz de te transportar diretamente para a Itália. Além de contar com os principais clássicos da culinária no menu, a casa trabalha com massa fresca, produzida no próprio local. O restaurante vai além dos pratos principais e também investe num happy hour tipicamente italiano, regado a sangrias e petiscos como arancini, calamari e bruschettas.

Abbraccio

Endereço: Rua Olimpíadas, 360 - Shopping Vila Olímpia
Telefone: (11) 3845-031

Endereço: Avenida Dr. Chucri Zaidan, 902 - Shopping Market Place
Telefone: (11) 5181-3318

Endereço: Avenida Regente Feijó, 1739 - Shopping Anália Franco
Telefone: (11) 2672-5032

Endereço: Avenida Paulista, 2064 - Shopping Center 3
Telefone: (11) 4380-7318

3. Basilicata


Reprodução/Instagram @basilicatapaoitaliano

A Basilicata, localizada na região do Bixiga, é a padaria italiana mais famosa de São Paulo. Além de oferecer pães e massas frescas diariamente, seguindo a receita de mais de 100 anos de tradição, a casa também conta com um empório, para você levar queijos, vinhos e outros produtos para sua casa, além de um café e um restaurante anexos, para você provar das delícias italianas ali mesmo. Não deixe de provar os panini, feitos com ingredientes nobres como mussarela de búfala e prosciutto, servidos na ciabatta.

Basilicata

Endereço: Rua Treze de Maio, 596 - Bela Vista
Telefone: (11) 3289-3111

4. Modern Mamma Osteria


Reprodução/Instagram @modernmammaosteria

Como já diz o nome, o restaurante Modern Mamma Osteria une a tradição italiana com a modernidade num ambiente contemporâneo, com portas de vidro que se abrem para a calçada. O cardápio traz tanto as receitas clássicas, como o gnocchi, a massa carbonara e o polpetone, quanto criações exclusivas, como a focaccia recheada, que é assada na hora e chega quentinha à mesa dos clientes. De segunda a sexta ainda rola um menu executivo, com entrada e sobremesa do dia inclusas.

Modern Mamma Osteria

Endereço: Rua Manuel Guedes, 160 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3078-2263

5. Famiglia Mancini


Reprodução/Instagram @famigliamancini

O restaurante Famiglia Mancini é provavelmente um dos mais famosos da região do Bixiga. Localizado na charmosa Rua Avanhandava, o negócio de família oferece um cardápio repleto de massas caseiras e molhos, além de uma grande variedade de carnes, aves, peixes e frutos do mar. O ambiente do restaurante é uma atração à parte: fitas, garrafas, vasos e luzinhas penduradas no teto dão um clima aconchegante à refeição. Uma fonte antiga e as paredes de tijolinho dão o tom clássico ao salão.

Famiglia Mancini

Endereço: Rua Avanhandava, 81 - Bela Vista
Telefone: (11) 3256-4320

6. Bráz Trattoria


Reprodução/Instagram @braztrattoria

A Bráz Trattoria, casa da rede de pizzarias Bráz localizada num charmoso espaço do Shopping Cidade Jardim, une o melhor do cardápio italiano em um só lugar: boas pizzas, individuais e no estilo da cidade de Nápoles, e pratos de massa bem servidos, que incorporam ingredientes nobres e receitas tradicionais em seus preparos. O pão artesanal da casa é fresco, feito diariamente com fermentação natural. As massas também contam com uma fermentação longa e natural, seguindo a receita exclusiva do restaurante.

Bráz Trattoria

Endereço: Avenida Magalhães de Castro, 12000 - Shopping Cidade Jardim
Telefone: (11) 3198-9435

7. Vicolo Nostro


Reprodução/Instagram @vicolonostro

O restaurante Vicolo Nostro, localizado no Brooklin, se destaca de cara pelo seu ambiente, que lembra as vilas e ruelas antigas da Itália. A casa conta com uma área a céu aberto toda decorada com flores e plantas, sendo o palco perfeito para jantares românticos e até mesmo cerimônias de casamento. O cardápio traz a culinária inspirada no norte da Itália, com massas e pães artesanais.

Vicolo Nostro

Endereço: Rua Jataituba, 29 - Brooklin
Telefone: (11) 5561-5287

8. NICO Pasta & Basta


Reprodução/Facebook NICO Pasta & Basta

O NICO Pasta & Basta, localizado no Ipiranga, é conhecido pelo seu Spaghetti alla Nico, o famoso macarrão flambado dentro de uma peça de queijo Grana Padano. Mas não é só desse sucesso que é feito o cardápio da casa: por lá você encontra risotos, polentas, nhoques, massas frescas e muito mais. O ambiente da casa é aconchegante e luxuoso.

NICO Pasta & Basta

Endereço: Endereço: Rua Costa Aguiar, 1586 - Ipiranga
Telefone: (11) 2068-3000

9. Nino Cucina&Vino


Reprodução/Instagram @ninocucina

É com uma fachada florida de tijolinhos que o restaurante Nino Cucina&Vino, localizado no Itaim Bibi, recepciona os seus clientes. Além do charme do ambiente intimista, a casa italiana conta com um cardápio bem tradicional, com receitas autênticas do antipasti ao dolci. Nos dias mais agradáveis, os clientes podem se acomodar na calçada; já nos mais frios, podem se aquecer na lareira localizada no salão do restaurante.

Nino Cucina&Vino

Endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 30 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3368-6863

10. Peppino Bar


Reprodução/Facebook Peppino Bar

O primeiro bar italiano de São Paulo fica no Itaim Bibi! O Peppino Bar, localizado na Rua João Cachoeira, oferece um happy hour descontraído, num ambiente aconchegante e bem colorido. Os clientes podem se acomodar no balcão, em uma mesa comunitária ou no deck a céu aberto. O forte do cardápio são os drinks clássicos e os pratos, que seguem a culinária tradicional da Itália.

Peppino Bar

Endereço: Rua João Cachoeira, 175 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3368-6863

11. Moscatel Doceria & Bar de Açúcar


Shutterstock

Localizada no coração do Bixiga, num tradicional casarão da Treze de Maio, está a doceria e bar de açúcar Moscatel. A especialidade da casa são os doces italianos, dos cannoli ao tradicional bolo tiramissú. O cone de massa fina e crocante é oferecido em diversos sabores, como baunilha, chocolate, doce de leite, ricota com limão siciliano e ricota com frutas cristalizadas. Além disso, de tempos em tempos, a casa realiza seu Festival de Cannoli, com sabores exclusivos como pistache, capuccino e romeu & julieta.

Moscatel Doceria & Bar de Açúcar

Endereço: Rua 13 de Maio, 655 - Bela Vista
Telefone: (11) 3853-0954

12. Di Cunto


Shutterstock

A Di Cunto, uma das confeitarias mais tradicionais de São Paulo, nasceu em 1896 no bairro da Mooca, criada por um imigrante napolitano recém-chegado ao Brasil. Hoje, a doceria já conta com três unidades em SP, oferecendo serviços também de padaria. A casa oferece um grande cardápio de sorvetes, sfogliatellas, deliciosos cannolis e muito mais para quem quer mergulhar de cabeça nos doces italianos.

Di Cunto

Endereço: Rua Borges de Figueredo, 61/103 - Mooca
Telefone: (11) 2081-7100

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

*Fotos de capa: Reprodução/Instagram @ninocucina | Reprodução/Instagram @braztrattoria

Lugares em SP para comer o famoso macarrão dentro do queijo

Cremoso e de dar água na boca, é impossível não querer provar essa maravilha

7 points gastronômicos em São Paulo que vão fazer você se sentir em Nova York

De estabelecimentos temáticos a releituras de pratos tradicionais - tem como resistir?

Fondue de pizza: restaurante em SP lança sabor inusitado para o outono/inverno 2018

Hannover, casa especializada no típico prato suíço, aposta na mistura inusitada para curtir o friozinho

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 19 Mar 2019.