Guia da Semana

Já se imaginou em uma mesa de bar fazendo um brinde com Vinícius de Moraes ao som de Garota de Ipanema ou então curtindo um som ao lado de Jim Morrison? Certo, isso não é possível. Mas, para deixar que admiradores e aficionados por artistas ou estilos musicais fiquem "próximos" de seus mitos, diversos estabelecimentos do Brasil escolhem temas e estilos como forma de diminuir a distância entre fã e ídolo.

Seja com um drinque em tributo, fotos espalhadas pelo ambiente ou até mesmo uma banda que faça covers de determinado astro, os espaços temáticos ganham força e, o melhor de tudo, muitos adeptos a cada dia. Confira algumas casas que seguem a linha do tempo e são pontos de encontro para fãs e admiradores de grandes nomes do cenário artístico.

São Paulo

Literatura de bar

O Verissimo, em São Paulo, une gastronomia e literatura, e presta uma homenagem ao escritor Luís Fernando Veríssimo. Enquanto os clientes escolhem os pratos, podem "petiscar" crônicas do escritor e até mesmo folhear livros da biblioteca da casa e conhecer algumas obras memoráveis de Luís como O Analista de Bagé, Comédia da Vida Privada e As Mentiras que os Homens Contam.

O espaço é adequado para um almoço, happy hour ou jantar, já que a versatilidade é uma das características fortes do local. Para a idealização do espaço diversos detalhes foram pesquisados. Desde cores, obras, metáforas, paredes forradas de lambe-lambe, cartoons e caricaturas, tudo inspirado nas obras do homenageado que assina o logo do espaço.

Varanda, bar, deck e lounge oferecem ambientes diferentes em um mesmo espaço. A cozinha assinada por Marcos Livi, chef e um dos proprietários da casa, segue a linha denominada Confusion Food, uma mistura de sabores, ingredientes, pratos contemporâneos, regionais e tradicionais. Nas bebidas, figuram as tradicionais caipirinhas, drinques clássicos, carta de cachaças, chope, cervejas nacionais e importadas.

Luxo de Brigitte

Inaugurado em 2008, o Bardot Boteco Bistrô mistura a elegância e a alta gastronomia dos bistrôs franceses sem deixar de lado o tradicional clima de boteco. Como forma de homenagear a atriz e cantora Brigitte Bardot, a casa apresenta um cardápio com tradicionais petiscos de boteco sob a ótica da cozinha francesa, música variada entre jazz, bossa nova e eletrônico, e claro, drinques especiais e cheios de charme, assim como a homenageada. Os destaques ficam por conta da bebida que leva o nome da inspiração, preparado com vodca, raspberry, chambord, laranja, rubi, cramberry e o L'Alessandra feito com champanhe rose, suco de maça, purê de morango e vodca.

O menu assinado pela chef Ana Soares oferece sugestões como steak aperrô, com cortes laminados e toques de molho francês, parmentier de pato, escondidinho com porró e confit de pato, bolinho de arroz preto, com queijo roquefort, sardinhas confitadas com pão rústico e coelho à apassarinho confitado. Com clima intimista e dividido entre área externa, piso de deck, varanda fechada e um salão interno com área de bar, o projeto da casa leva a assinatura da arquiteta Patricia Anastassiadis.

Foto: Divulgação


Origem do rock

Criado como forma de homenagear um dos ídolos da história do rock, Jim Morrison, líder e vocalista da banda The Doors, a casa recebe muitos fãs do estilo todos os dias da semana. Decorado com fotos, quadros do roqueiro e com capacidade para cerca de 700 pessoas, o Morisson é dividido em três ambientes. O aquário, localizado na entrada do bar, um local intimista, tranquilo, com um balcão, algumas mesas com visão para a rua, espelho e um painel de fotos dos clientes do bar e a pista com espaço de dança e palco para apresentação das bandas.

Há também o Morrison Hotel, que funciona com lounge, localizado no segundo andar do prédio, onde acontecem diversas festas e é onde o público relaxa nos sofás, sem deixar de curtir o mesmo som da pista ou dos shows que rolam por lá. A casa funciona atualmente de quinta a sábado e apresenta todas as noites shows de rock com bandas cover. Para esquentar a galera, enquanto as apresentações não começam, o som fica por conta de DJs.

Casa do malandro

O Roda Viva é fruto da paixão da publicitária Tatyana Gomes por Chico Buarque. Fã de carteirinha do músico criou o espaço que hoje é sucesso entre os amantes de MPB e, claro, do poeta. No esquema banquinho e violão, intimista e aconchegante, o local é decorado com diversos discos de grandes nomes da MPB e além do nome, a casa ressalta também no menu a homenagem a Chico, com drinques e porções relacionados às obras dele e outros cantores da MPB.

A casa tem a estrutura de uma residência, com quintal, escadas e cômodos. No palco, o artista do dia interpreta clássicos da MPB. Todas as quintas e domingos são dedicados ao repertório de Chico. Um público descolado bate ponto nos salões, enquanto tomam uma cerveja e beliscam petiscos como o sanduba Morena de Angola (calabresa com queijo) enquanto entoam canções do astro.

Bate cabeça

Uma outra opção para os metaleiros de plantão é o The Wall Café. O bar traz muito rock 'n roll no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo, e o nome faz referência ao clássico álbum da banda de rock progressivo, Pink Floyd. A casa mantém a arquitetura antiga original com uma decoração que inclui desde propagandas antigas de bebidas como Coca-Cola e cervejas até fotos da banda que intitula o espaço. Dois telões exibem vídeo clipes ligados ao estilo e no palco tocam diversas bandas de rock. Composto de dois bares - um em cada piso - a casa serve uma variedade de bebidas, e claro, não deixa de priorizar o tradicional chope, servido em jarras.

Curitiba

Espaço misto

O Wonka Bar divide-se em dois ambientes, sendo o andar superior decorado no estilo anos 60 e o interior inspirado nos Jazz Clubs europeus. Andando pelo local, é possível encontrar imagens de grandes nomes da música, mas a origem do nome vem da proprietária Ieda como forma de homenagem ao filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, da década de 70. A programação é variada e conta com apresentações de jazz, rock alternativo e ainda dá espaço para DJs convidados, apresentações de teatro e exposições de obras de artistas plásticos.

Dividido em diversos ambientes, o Wonka oferece no piso superior um espaço de lounge ideal para conversar e curtir o som da casa. No porão os ritmos são mais agitados e a iluminação especial no bar e na pista de dança animam a noite dos visitantes. O destaque para esse espaço fica por conta de um piano que ajuda a compor o ambiente. A casa ainda possui um jardim de inverno com mesas e um telão na parede para projetar filmes e clipes. Dentre as bebidas destacam-se a cerveja holandesa Amsterdã com diferentes graduações alcoólicas, drinques, absinto e vodcas. Já no cardápio, a dica é o sanduíche de mignon no pão, além das tradicionais porções e petiscos.

Foto: Divulgação


Craque da bola

Decorado e totalmente inspirado no jogador Garrincha, o Torto Bar é uma boa opção também para os amantes do futebol. Mantém em seu bar uma coleção com 250 peças sobre o craque, entre fotos, cartuns e recortes de jornal. O espaço comporta 25 pessoas, mas isso não impede que em média 150 frequentadores tomem conta de todo o salão e da calçada. O local tem como grande característica o clima. Isso se nota desde os petiscos tradicionais, as bebidas e o pequeno espaço aconchegante. O grande destaque entre os drinques é a caipirinha que leva o apelido do proprietário da casa, Magrão. Já para beliscar, a dica é o rollmop de anchova, feito com pedaço de cebola envolto pelo peixe conservado no azeite de oliva. Além disso fazem sucesso os bolinhos de carne e as empadinhas de palmito e de frango.

Rio de Janeiro

Ponto turístico

Com a cara do Rio de Janeiro, o Garota de Ipanema resume a vertente do espírito carioca com ambiente que inspira descontração. O espaço foi palco da criação do clássico Garota de Ipanema criado a princípio por Tom Jobim e refeito em seguida por Vinícius de Moraes, frequentadores assíduos do Bar Veloso - antigo nome do local. Enquanto observavam a hoje empresária Helô Pinheiro desfilar em frente ao bar, fizeram a canção que hoje intitula o estabelecimento.

A casa conta com serviços de almoço e jantar e o restaurante oferece menus especiais aos finais de semana, mas os petiscos como os tradicionais bolinhos de bacalhau, camarões fritos, patinhas de caranguejo são os mais pedidos da casa. A carta do bar oferece ainda grande opção de bebidas quentes, vinhos da adega da casa e drinks especiais para uma happy hour. Com essa característica de reunir desde famílias, até grupos de amigos em busca de um petisco e um chope gelado, o espaço atrai turistas de todo o mundo que um dia ouviram a história da música.

Ode aos boêmios

Com não poderia faltar na cidade maravilhosa, a Bossa Nova está presente não apenas no Garota de Ipanema, mas também é tema no Casa Villano.Fundada por espanhóis em meados de 1953, o tradicional espaço é ummisto de bar e delicatessen. Localizada no centro do Rio de Janeiro,virou símbolo da boemia carioca e reúne poetas, intelectuais, músicos,e outros profissionais, amantes de uma boa bebida e um bom papo. Em umade suas mesas, reza a leda, Tom Jobim foi apresentado a Vinícius deMoraes. Como forma de homenagear o encontro, em uma das paredes do barfoi instalado um painel fotográfico, em tamanho natural com a imagemdos boêmios intelectuais.

Na mesma parede, os frequentadoresregistram sua passagem e fazem dedicatórias e rabiscos. Entre elesPancetti, Di Cavalcanti e Augusto Rodrigues já deixaram traços epinceladas, além de Ary Barroso que registrou sua inspiração e asprimeiras letras de Aquarela do Brasil.Os produtos de delicatessen são oferecidos logo na entrada. Mais aofundo, fica o bar enfeitado por um painel com a foto de Vinicius entreamigos. Como tradição, os frequentadores se servem da tradicional dosede uísque, assim como Vinícius fazia. Outro destaque são as porções depresunto cru, queijo bola ou provolone e sardinhas portuguesas.

Foto: Divulgação


Direto da telinha

Recentemente inaugurado, o TV Bar está localizado na extinta TV Rio. Com o tema televisão, o estabelecimento traz uma programação com música para ver e ouvir. Animado pelo VJ Greg, o espaço tem lounges divididos em cenários que revelam a TV brasileira desde os anos 50 até hoje. Comandado pelo bartender Cláudio Carvalho, o que impera por lá é a diversidade dos drinques. No total, o menu conta com 40 opções que variam desde os mais clássicos até sabores exóticos.

Para animar ainda mais a noite dos visitantes, a casa convida VJs que trazem para a pista muito som atrelado a imagens, priorizando músicas populares que fazem a galera se jogar na night. Ainda para quem aprecia o tema, nas mesas, há dezenas de histórias e fotos sobre televisão, além de revistas históricas sobre o assunto como O Cruzeiro, Manchete e Amiga TV Tudo.

Da gema

O bar Cariocando foi inaugurado há pouco tempo e surgiu com o intuito de ser uma opção para os amantes de música ao vivo em bares. Com uma decoração temática, ao circular pelo espaço os frequentadores se deparam com painéis de fotos em preto e branco como forma de homenagem a artistas e compositores que marcaram presença na história da música brasileira. Outro diferencial é o piso do bar que imita o calçadão de Copacabana, uma das marcas da cidade.

O palco para shows é no formato do teclado de um piano e o bar de madeira rústica apresenta a forma das curvas de um violão. Tudo como forma de exaltar a música brasileira e a cidade do Rio de Janeiro. A programação fica a cargo da cantora e produtora Amanda Bravo que seleciona um time de primeira com o melhor da bossa nova, samba e o choro para animar os frequentadores.

Atualizado em 7 Ago 2012.