Guia da Semana

Da decoração ao cardápio, bares da moda apoderam-se do universo sagrado para dar identidade a seus estabelecimentos. No paulistano Salve Jorge, a homenagem é para todas as pessoas célebres que levam a alcunha de Jorge, como o santo guerreiro. "Temos um quadro com a imagem de São Jorge, que é uma referência do bar para quem o conhece", explica o maítre Robson Paulo de Lira.

Como os botecos com nomes de santo não são exclusividades de São Paulo, selecionamos os bares 'abençoados' mais famosos de outras capitais. Aproveite e siga a rota etílica da fé!

São Paulo

Salve Jorge

É um dos bares mais tradicionais de São Paulo, em funcionamento desde 2004. O santo está presente por todo o cardápio, como no lanche São Jorge, que é feito com calabresa, queijo e pão francês e na pizza São Jorge, que traz linguiça calabresa acebolada como ingrediente principal. Essas delícias são sempre bem acompanhadas por uma cerveja bem gelada. O estabelecimento possui duas sedes, uma na Vila Madalena e outra no Centro.

Foto: Divulgação

Salve Jorge, em São Paulo

São Pedro

Se a intenção é misturar o sagrado e o profano, esse bar é o lugar ideal. O espaço leva o nome do santo considerado o porteiro do céucéu, mas aqui nessa antessala terrena você pode passar o tempo degustando cervejas importadas e alguns dos mais de 50 rótulos de whisky disponíveis. A happy hour é um dos períodos mais disputados na casa.

Boteco São Bento

Outro com muita fama é o Boteco São Bento. Ele é mesmo abençoado, pois, de tanto que bombou a sede na Vila Madalena, foi aberta - e com muito sucesso- uma filial no Itaim. As modernas máquinas de chope são os grandes atrativos da casa, juntamente com as delícias do menu, como a manjuba feita no azeite trufado, com calda de tapioca.

Boteco São Roque

Além de degustar o geladíssimo chope Sol, os clientes podem aproveitar para comer bem no bar São Roque, que homenageia o santo protetor da peste, do contágio e da poluição. Há delícias gastronômicas para todos os gostos, preparadas por chefs renomados: os petiscos ficam por conta de Marcones Deus, os temakis são feitos por Nao Hara e as pizzas são as especialidades de Ronaldo Ayres. O destaque fica para a carne seca acebolada com aipim, guarnecida de couve e farofa.

Botequim São Nunca

Mesmo sem a existência de um São Nunca, o bar carioca apresenta um altar em seu interior com várias imagens de santos e fitinhas bentas. Ele é um sucesso, pois aposta na tradicional combinação de chope, pizza crocante e petiscos típicos de boteco. Os domingos são reservados para o autêntico samba de roda.



Armazém Santa Ana

Fundado por ucranianos, o estabelecimento leva o nome da mãe de Maria: Santa Ana. Em 1934, o espaço surgiu como ponto de parada para tropeiros e ainda conserva esse ambiente rústico, com ar antigo. O cardápio varia entre petiscos e pratos quentes, como a Pierogi, que é uma receita polonesa feita com massa recheada, três opções de molho, acompanhada de bacon, linguiça frita e parmesão ralado.

Porto Alegre

Santíssimo Bar


O ponto lembra a agitação boêmia do bairro gaúcho Cidade Baixa, em meados de 1923. O chope bem gelado, as cervejas nacionais e importadas, os vinhos e os espumantes são os responsáveis pela animação da galera que frenquenta o bar. Para acompanhar, a sugestão são as Iscas Santíssimo, feitas com filé e cogumelos ao molho madeira.

Foto: Divulgação

Santíssimo Bar, em Porto Alegre

Salvador

Santo Antônio Botequinho

O santo casamenteiro é o tema do bar, que possui uma decoração também inspirada nos bistrôs de New Orleans. O jazz é o som que embala as noites do Santo Antônio Botequinho com apresentações de bandas ao vivo na capital baiana. Para quem gosta de sabores exóticos, a dica é a carne de avestruz da casa.


Atualizado em 7 Ago 2012.