Guia da Semana

Guia da Semana

Desde 2009, o Planetário do Rio foi rebatizado de Planetário da Gávea. Seu objetivo é difundir o estudo da astronomia e desenvolver projetos culturais por meio de atividades como sessão de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.

Algumas das atrações do espaço são:


- Observação do Céu: Os astrônomos concedem uma palestra informal e indicam localização e carasterísticas dos astros.

- Biblioteca: Conta com mais de 2.500 publicações sobre astronomia, matemática, física, ciências ambientais e outros assuntos científicos. O espaço fica aberto de segunda a sexta, das 10h às 17h.

- Experimentos Interativos: Aqui, o visitante poderá conferir 53 experimentos sobre astronomia e astrofísica, e desenvolvidos pela equipe técnica da instituição. O local fica aberto de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.

- Sessões de Cúpula: Acomodado em poltronas reclinadas, o público assiste à projeção na cúpula Carl Sagan e tem a impressão de estar viajando pelo espaço. Com o moderno projetor, é possível observar aproximadamente nove mil estrelas. As sessões acontecem aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.

- Exposição Números e Cores: Uma História da Astronomia (temporária) - Conta a história da ciência astronômica desde os primórdios da astronomia até os dias de hoje. São 15 painéis com 116 fotografias, 34 ilustrações e quatro maquetes distribuídos em dois andares do Museu do Universo.

Mapa do local

Planetário da Gávea

Horário(s) Terça a sexta, 9h às 17h; sábado, domingo e feriado, 15h às 18h. Sessões de Cúpula - abertas ao público nos sábados, domingos e feriados (durante a semana, somente para escolas com visita pré-agendada).

Endereço
Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Sul 22451-070

Telefone (21) 2274-0046

Site do estabelecimento

Atualizado em 11 Dez 2013.