Guia da Semana
Arte
Por Marco Sá

@NossaLingua

Exposição reúne fotos de profissionais e amadores selecionados em países de língua portuguesa.

Países de língua portuguesa reunidos (Instagram | Divulgação)

Este evento terminou

@NossaLingua

Data 16 Dez 2015-30 Dez 2015
16 a 30 de dezembro

Preço(s) Grátis

Horário(s) Segunda a Sábado, 12h às 19h

Exposição: Fotografia

Praça Tiradentes, 48, Centro 20060-010

Telefone (21) 2976-6611

O projeto @NossaLingua chega ao Rio nesta quarta-feira, 16 de dezembro, com uma exposição itinerante reunindo 100 fotos de países chamados lusófonos, no Centro Carioca de Design.

A exposição é a primeira do mundo só com fotos selecionadas via Instagram, selecionando 100 trabalhos entre amadores e profissionais. O projeto surgiu através de um movimento entre países que falam língua portuguesa - Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Macau e Timore Leste.

Ao longo de três meses, 10 "missões" fotográficas foram lançadas no Instagram com temas diversos e universais como Terra, Casa, Trabalho, Fé, Festa, Gente, Lazer, Raiz, Palavra. Assim, teve início uma galeria virtual com quase 17 mil imagens. De cada "missão", foram selecionadas 10 imagens por curadores nacionais e internacionais, totalizando 100 imagens, reunidas no livro “@NossaLingua”, que tem 68 autores diferentes, e na exposição itinerante que leva o mesmo nome. 

“Quando abri o perfil no Instagram não imaginava que chegaríamos tão longe. O projeto nos lançou ao descobrimento mútuo, traçando rotas entre países de fala portuguesa”, afirma Luciane Araújo, idealizadora do projeto Nossa Língua. 

O público também poderá conferir cenas inéditas do filme-documentário “NossaLingua.doc”, que será lançado no primeiro semestre de 2016. Produzido com uso de iPhones e de forma totalmente colaborativa, o documentário traz entrevistas, relatos e histórias que mostram o cotidiano do que une e o que diferencia os povos que falam português. A primeira etapa foi rodada em três países — Cabo Verde, Portugal e Brasil.

“Teremos um filme colaborativo feito por pessoas que dialogam, cada um em sua competência, junto aos entrevistados, ao cenário”, destaca Flávio Bidoia, um dos diretores do projeto. “É uma obra aberta, com mais de 68 autores, sem fim”, complementa Flavio Bidoia, um dos diretores do projeto.

O audiovisual traz entrevistas como dos escritores Mia Couto (Moçambique),José Luiz Peixoto (Portugal), o Mário Lúcio (Cabo Verde), Braúlio Tavares (Brasil), além de relatos do uso da língua no cotidiano. 

A exposição é gratuita e tem inauguração na quarta, 16 de dezembro, às 19h. Pode ser visitada até o dia 30, no horário de funcionamento da casa.


Por Marco Sá

Mapa do local

Explore ao redor

Espaço Vintage

Baladas

A Gentil Carioca

Arte

Estudantina Musical

Baladas

Rio Scenarium

Baladas

Casa Momus

Bares

Cedro do Líbano

Restaurantes

Notícias recomendadas

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte

Museu da Empatia chega a São Paulo com instalação interativa; saiba mais!

Arte

Obras do MASP agora podem ser vistas em plataforma on-line gratuita

Arte