Guia da Semana

Guia da Semana

Localizada no coração financeiro do Rio de Janeiro, a Catedral Metropolitana faz parte do roteiro cultural dacidade. O projeto tem estrutura em forma de cone (pirâmide), com 106 metros de diâmetro na base e 96 de altura. Sua porta principal é decorada com 48 baixo-relevos de bronze que têm como tema a fé.

Dentro do templo, os vitrais em cores vivas estendem-se sobre as paredes nos quatro pontos cardeais, permitindo que a luz do sol se projete em cores variadas e, dependendo da hora do dia, cria uma atmosfera mística. Os desenhos de cada faixa de vidro, refletidos nas paredes,  são diferenciados pela cor.

As esculturas sacras da catedral são de Humberto Cozzi e, atrás da sacristia, a Capela do Santíssimo tem dois candelabros de Nicola Zanotto. No subsolo, há ainda o Museu de Arte Sacra, com destaque para a fonte usada para batizar os príncipes da Família Real, a estátua de Nossa Senhora do Rosário, o trono de D. Pedro II e a Rosa de Ouro concedida à Princesa Isabel pelo Papa LeãoXIII, celebrando a assinatura do Ato de Abolição da Escravatura no Brasil.

Foto:
Site oficial

Mapa do local

Catedral Metropolitana

Horário(s) Visitação: diariamente, 6h às 19h; Missas: segunda a sexta, 11h. Sábado e domingo, 10h.

Endereço
Avenida Repúlblica do Chile, 245, Centro 20031-170

Telefone (21) 2240-2669

Site do estabelecimento

Atualizado em 9 Abr 2012.