Guia da Semana

Guia da Semana

A proposta do Portela Café vai além da gastronomia. É também um espaço para sentar e bater um papo a qualquer hora do dia. Instalada na Praça Cruz Aguiar, no Rio Vermelho, a casa conta com dois andares e cinco ambientes. A decoração é alegre e irreverente, transportando o baiano para o período brasileiro vivido entre 1954 e 1963 e ao glamour da sociedade da época.

Antônio Portela, proprietário do lugar, fez dois anos de pesquisa para montar o café. Entre os adereços estão rádios, televisores, aparelhos de jantar, faqueiros, bombas de gasolina, cabines telefônicas, bicicletas, soldadinhos de chumbo, eletrodomésticos, bules e cerâmicas brasileiras já não mais fabricadas. Outros pontos altos do local são as máquinas de café La Marzocco, a quinta instalada no Brasil e a primeira do Nordeste e a italian coffee, uma das 100 fabricadas no mundo.

O cardápio é de responsabilidade da alagoana Walgra Mello. A cozinha contemporânea regional é inspirada numa gastronomia de arte desenvolvida na França. Como sugestões, massas, risotos e hambúrgueres. Entre as sobremesas, destaque para a linha francesa de tortas, além das mousses de chocolate meio amargo com pistache ou chocolates com avelã. A carta de café foi desenvolvida pelo barista Marcelo Aragão. São mais de 30 tipos da bebida feitas com o famoso grão Suplicy Cafés Especiais, plantado no sul de Minas Gerais e torrado dentro da própria cafeteria Suplicy.

Mapa do local

Portela Café

Horário(s) Quarta a segunda, das 16h até último cliente.

Endereço
Parque Cruz Aguiar
Rua Itabuna, 304, 41940-650

Telefone (71)3335-6855

Atualizado em 7 Ago 2012.