Guia da Semana

Guia da Semana

História, beleza arquitetônica, cultura e proteção de três santos. Tudo isso pode ser encontrado na Catedral Basílica, construída no início do século 18 e considerada a mais rica de toda a arte barroca luso-brasileira.

Este é o quarto templo do Colégio dos Jesuítas - o primeiro foi edificado em 1604. Seu revestimento interno e externo é todo em pedra de lioz, possui duas torres e abóbadas em madeira no teto. Em sua fachada, sobre as portas da igreja, existem imagens de três santos jesuítas: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier (padroeiro de Salvador) e São Francisco de Borja.

A parte histórica pode ser conferida no interior do templo, onde as talhas dos altares abordam a evolução dos estilos da arquitetura na Bahia. Outro momento marcante é o episódio do padre Antônio Vieira. Seus sermões o levaram à condenação pela inquisição e ele morreu em uma das celas da igreja em 1697.

O local também abriga o Museu da Catedral, com acervo de peças dos séculos 16 e 20, e pedras tumulares, com destaque para a do terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá.

Foto: Divulgação

Mapa do local

Catedral Basílica

Horário(s) Segunda a domingo, das 9h às 11h /14h às 17h.

Endereço
Largo Terreiro de Jesus,, 40026-010

Telefone (71) 3321-4573

Atualizado em 9 Abr 2012.