Guia da Semana

Guia da Semana

O Elevador Lacerda é um dos cartões postais da Bahia e une as duas partes de Salvador: a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O Elevador foi construído em 1873, pelo engenheiro Antônio Lacerda, com duas cabines movidas pela força hidráulica. Em 1930, foi erguida uma nova torre e foram acrescentadas mais duas cabines. Também foi substituído o sistema de alimentação hidráulico pelo elétrico.

O ponto interliga os 72m da praça Tomé de Souza, na Cidade Alta, à Praça Cayru, na Cidade Baixa. Antigamente denominado Elevador Hidráulico da Conceição, conhecido também como Elevador do Parafuso, passou a ser o principal meio de transporte entre as duas partes da cidade. Em 1896, passou a ser chamado de Elevador Lacerda.

A estrutura é a seguinte: duas torres, uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e a outra mais visível se articula à primeira, descendo até o nível da Cidade Baixa.

Atualmente, os ascensoristas são gerenciados pela Superintendência de Transporte Público - STP, autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Transportes Urbanos - SMTU, e é cobrada uma taxa para a passagem.

Devido à altura e à bela vista que o Elevador proporciona, o local tem sido utilizado atuamente para a prática de esportes radicais. Muitas pessoas se aventuram num emocionante rapel de 72m.

O Elevador:
Tempo de viagem: 30 segundos.
Altura: 72m (191 pés).
Passageiros: 28 mil por dia; 128 por viagem nas quatro cabines.


Mapa do local

Elevador Lacerda

Horário(s) Diariamente, 7h às 23h (24 horas durante os dias de carnaval).

Endereço
Cidade Alta
Praça Cairu - Cidade Baixa; Praça Tomé de Sousa, s/n°, 00000-000

Telefone (71) 3243-4030

Atualizado em 5 Fev 2015.