Guia da Semana

Guia da Semana

A irmandade da Santa Casa da Misericórdia está presente na cidade desde fundação desta, em 1549. O primeiro hospital e capela foram edificados com recursos obtidos pelas doações dos colonos, em terreno cedido por Tomé de Souza.

No início do século 18, uma construção mais sólida, em pedra e cal, substituiu a primitiva. Como a instituição era formada pela elite da cidade, logo teve condições de ser ampliada e assumiu características monumentais.

O conjunto arquitetônico possui tipologia típica de um convento. A Igreja Nossa Senhora da Misericórdia é o que determina o eixo da composição, ladeado por dois pátios que distinguiam as atividades administrativas das do hospital.

O pátio administrativo, mais requintado, possui cisterna e abriga a sacristia, por onde se tem acesso à catacumba, no subsolo. Um dos acessos ao pavimento superior é feito por escadaria com loggia, em mármore policromado, executada pelo mestre Gabriel Ribeiro, em 1706. A igreja possui nave com circulações laterais, superpostas por tribunas e dois coros. Na sua fachada, modificada ao longo do tempo, trabalhou o Frei Macário de São João.

A torre, com terminação piramidal, é revestida de azulejos. No interior do conjunto, existe um vasto acervo de bens móveis (pinturas, azulejos, mobiliário, alfaias) que merece destaque.

Foto: Cristiane Schuch (Brasil Viagem)

Mapa do local

Igreja Nossa Senhora da Misericórdia

Endereço
Centro Histórico
Rua da Misericórdia, s/n, 40020-200

Atualizado em 29 Out 2013.