Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Ilha de Itaparica

Ilha de Itaparica

Endereço
Bahia de Todos os Santos, a 13 qulômetros de Salvador,, 00000-000

Site do estabelecimento

Esta é a maior das 56 ilhas da Baía de Todos os Santos e um dos pontos turísticos mais cobiçados do estado. Localizada a 13 quilômetros de Salvador, A Ilha de Itaparica foi descoberta em 1501, pelo navegador Américo Vespúcio. Em oito de agosto de 1833 foi emancipada de Salvador e elevada à condição de cidade em 30 de julho de 1962. Depois disso, o município foi desmembrado em dois: itaparica e Vera Cruz.

A ilha, como é carinhosamente chamada pelos seus moradores, veranistas e turistas, possui 246 quilômetros quadrados e chama atenção pela beleza natural. Na parte voltada para o oceano, apresenta cerca de 15 quilômetros de recifes, formando piscinas naturais, ótimas para banho. Possui também coqueirais, praias de águas mornas, folclore diversificado, artesanato próprio, culinária famosa e outros serviços, como passeios de barco e pára-quedismo.

Os registros históricos sobre a ilha são bastante interessantes. Um deles é a vinda do navegador português Diogo Álvaro Correia, o Caramuru, em 1510. Enamorando-se da tupinambá Paraguaçu, filha do cacique Taparica, foi o responsável pela primeira família genuinamente brasileira, unindo as raças européia e indígena.

Curiosidades

- Em tupi, itaparica significa cerca de pedra;
- O Forte de São Lourenço, foi erguido pelos holandeses, durante as invasões à Ilha, que aconteceram entre os anos 1600 e 1647. Neste período, o local era rico em plantações de cana-de-açúcar, trigo e criação de gado bovino.
- Itaparica foi palco da importante batalha durante as lutas de Independência da Bahia, entre 1821 e 1823;
- Nesta ilha também se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no engenho de Ingá-Açu.

Como chegar: de Ferry Boat ou Catamarã até o terminal de Bom despacho. Outra opção é a travessia de lancha: Centro Náutico de Salvador - Mar Grande. Elas saem a cada 30 minutos, entre 5h e 18h aproximadamante, dependendo da maré. De carro particular ou de van é possível chegar até as praias.

Atualizado em 30 Abr 2012.

Mapa do local

Notícias recomendadas

10 montanhas incríveis ao redor do mundo para ver online

Viagens

Tour virtual: 12 atrações turísticas brasileiras para ver online

Viagens

Turismo virtual: 8 vulcões ao redor do mundo para ver online

Viagens

10 destinos perfeitos para quem é do signo de Leão

Viagens

15 lagos e cachoeiras ao redor do mundo para ver online

Viagens

8 destinos perfeitos para quem é do signo de peixes

Viagens