Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Ilha dos Frades

Ilha dos Frades

Endereço
,, 00000-000
Segundo a lenda, a Ilha dos Frades recebeu este nome depois que os índios tupinambás assassinaram dois frades, que foram para a ilha com o objetivo de catequizá-los.

Com apenas seis quilômetros de extensão e situada praticamente no centro da Baía de Todos os Santos, o local é considerado reserva ecológica desde 1982. Apesar de ser uma das menores ilhas, apresenta belas praias, coqueirais, montanhas, lagos, cachoeiras e uma vegetação típica da Mata Atlântica, com a existência de árvores nativas, inclusive o pau-brasil. Possui a forma de uma estrela de 15 pontas.

Existe na ilha uma pequena vila, conhecida como Vilarejo de Ponta de Nossa Senhora, na qual moram apenas 45 pessoas. Suas praias com águas límpidas e cristalinas são excelentes para a prática do mergulho e marcadas, também, pela presença de vários monumentos históricos coloniais.

As mais importantes são a Praia de Loreto, a Praia da Viração, a Praia de Paramana, a Praia da Ponta de Nossa Senhora, a Praia do Tobar e a Praia da Costa. O acesso à Ilha dos Frades é realizado a partir da Ilha de Madre de Deus, onde se pode atravessar em barcos alugados até Paramana ou Ponta de Nossa Senhora.

Foto: Divulgação

Atualizado em 12 Abr 2012.

Mapa do local

Notícias recomendadas

Turismo virtual: 8 vulcões ao redor do mundo para ver online

Viagens

10 destinos perfeitos para quem é do signo de Leão

Viagens

15 lagos e cachoeiras ao redor do mundo para ver online

Viagens

8 destinos perfeitos para quem é do signo de peixes

Viagens

Tour virtual: 9 atrações pelo Vietnã para ver online

Viagens

Tour virtual: 8 atrações imperdíveis na Eslovênia para ver online

Viagens