Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Casa Mestre Ananias

Ananias contribuiu para dar visibilidade à riqueza do patrimônio espiritual e estético do Negro brasileiro (Divulgação)

Casa Mestre Ananias

Endereço
Rua Conselheiro Ramalho, 945, 01325-001

Telefone (11) 9437-8513

Site do estabelecimento

Casa Mestre Ananias (CMA) é um espaço de vivência, transmissão oral e difusão do Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade. Tem base nas tradições populares afro-brasileiras, com foco nas expressões da cultura baiana desenvolvidas na capital paulistana, por meio da capoeira tradicional e do samba de roda.

É um espaço onde a informalidade e o caráter familiar são os ingredientes fundamentais para hospedar as manifestações populares aos que buscam alternativas à sociedade de consumo.

A Capoeira é vista como a própria entidade educacional, uma vez que sua riqueza e abrangência artística, além da força de resistência e socialização, promovem a autonomia no processo de formação do indivíduo.

A Casa é fruto do amadurecimento da geração de capoeiras, discípulos do Mestre Ananias, que se forma no início da década de 90 a partir da Roda de Capoeira na Praça da República, em São Paulo. Nosso projeto foi iniciado entre os anos de 1997 e 2000 no bairro de São Judas em São Paulo, e reaberto no bairro da Bela Vista (Bixiga) no ano de 2007, com atividades regulares desde então.

Como base do projeto, a Associação de Capoeira Angola Senhor do Bonfim (fundada por Mestre Ananias em 1953) está sediada na CMA. Também estão os grupos de Samba de Roda “Garoa do Recôncavo” e o grupo de samba (tradicional urbano) “Sem Vintém”, além de toda a iniciativa cultural e sócio-educacional organizada.

Para crianças e adolescentes (entre 05 e 17 anos) é desenvolvido um projeto de formação pela Cultura Oral, em complemento à educação familiar e formal. Pertencem ao convívio e dinâmica propostas as atividades nos seguintes módulos (integrados entre si): ● Capoeira ● Violão e Cavaquinho ● Leitura / Internet ● Teatro ● História Africana e Afro-Brasileira e ● Artes Integradas (que compreende música, contação de histórias e artes visuais - cerâmica, modelagem, gravura, desenho, pintura e reciclagem).

Por meio de iniciativa sócio-educacional, são oferecidas bolsas gratuitas a crianças e adolescentes da região, pertencentes à rede pública de ensino. Hoje, são 42 inscritos para as atividades, divididos entre crianças, adolescentes e adultos (estes 17% do total).

Atualizado em 19 Nov 2013.

Mapa do local

Explore ao redor

Madame

Baladas

Copa & Sala

Restaurantes

Mundo Pensante

Arte

Feira do Bixiga

Na Cidade

Clube Glória

Baladas

Villa Tavola

Restaurantes

Notícias recomendadas

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte