Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Casa Mestre Ananias

Ananias contribuiu para dar visibilidade à riqueza do patrimônio espiritual e estético do Negro brasileiro (Divulgação)

Casa Mestre Ananias

Endereço
Rua Conselheiro Ramalho, 945, 01325-001

Telefone (11) 9437-8513

Site do estabelecimento

A Casa Mestre Ananias (CMA) é um espaço de vivência, transmissão oral e difusão do Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade. Tem base nas tradições populares afro-brasileiras, com foco nas expressões da cultura baiana desenvolvidas na capital paulistana, por meio da capoeira tradicional e do samba de roda.

É um espaço onde a informalidade e o caráter familiar são os ingredientes fundamentais para hospedar as manifestações populares aos que buscam alternativas à sociedade de consumo.

A Capoeira é vista como a própria entidade educacional, uma vez que sua riqueza e abrangência artística, além da força de resistência e socialização, promovem a autonomia no processo de formação do indivíduo.

A Casa é fruto do amadurecimento da geração de capoeiras, discípulos do Mestre Ananias, que se forma no início da década de 90 a partir da Roda de Capoeira na Praça da República, em São Paulo. Nosso projeto foi iniciado entre os anos de 1997 e 2000 no bairro de São Judas em São Paulo, e reaberto no bairro da Bela Vista (Bixiga) no ano de 2007, com atividades regulares desde então.

Como base do projeto, a Associação de Capoeira Angola Senhor do Bonfim (fundada por Mestre Ananias em 1953) está sediada na CMA. Também estão os grupos de Samba de Roda “Garoa do Recôncavo” e o grupo de samba (tradicional urbano) “Sem Vintém”, além de toda a iniciativa cultural e sócio-educacional organizada.

Para crianças e adolescentes (entre 05 e 17 anos) é desenvolvido um projeto de formação pela Cultura Oral, em complemento à educação familiar e formal. Pertencem ao convívio e dinâmica propostas as atividades nos seguintes módulos (integrados entre si): ● Capoeira ● Violão e Cavaquinho ● Leitura / Internet ● Teatro ● História Africana e Afro-Brasileira e ● Artes Integradas (que compreende música, contação de histórias e artes visuais - cerâmica, modelagem, gravura, desenho, pintura e reciclagem).

Por meio de iniciativa sócio-educacional, são oferecidas bolsas gratuitas a crianças e adolescentes da região, pertencentes à rede pública de ensino. Hoje, são 42 inscritos para as atividades, divididos entre crianças, adolescentes e adultos (estes 17% do total).

Atualizado em 19 Nov 2013.

Mapa do local

Explore ao redor

Madame

Baladas

Copa & Sala

Restaurantes

Mundo Pensante

Arte

Feira do Bixiga

Na Cidade

Clube Glória

Baladas

Villa Tavola

Restaurantes

Notícias recomendadas

Conheça a 'Transe', plataforma digital que promove e conecta agentes das artes visuais no Brasil

Arte

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!