Guia da Semana

Gerenciado pelo proprietário João Paulo Toledo, o Instituto Portucale de Cerâmica Luso-Brasileira está localizado em uma chácara na cidade de Embu. O local é especializado em estátuas, vasos, balaústres e bustos, entre outros adornos, produzidos entre os séculos 18 e 20, em Portugal, e que chegaram ao Brasil para enfeitar a casa dos fidalgos que aqui estabeleceram sua morada.

Toledo se empenha em restaurar as obras que chegam até ele, e também de preservar essa parte da história e memória da arte portuguesa e brasileira. Depois de restauradas, as cerca de 500 esculturas do Instituto ficam expostas nas alamedas da chácara. A importância que as esculturas alcançaram foi tamanha que elas são objeto de pesquisa de estudiosos de arte de vários países.

Embora ainda não esteja aberto ao público, o local recebe visitas gratuitas que devem ser agendadas com antecedência, para que os apreciadores da arte possam conhecer um acervo de obras único no mundo e que, por muito pouco, não viraria entulho de demolição.

Texto: Vanessa Zampronho
Foto: Anabella Araújo

Instituto Portucale de Cerâmica Luso-Brasileira

Endereço
antiga Estrada da Casa Velha, 754
Estrada Taji Takahashi, 785, 00000-000

Telefone (11) 4704-4072

Site do estabelecimento

Atualizado em 22 Mai 2012.