Guia da Semana

Guia da Semana

O Memorial do Imigrante, criado em 1998, funciona no local da antiga hospedaria de imigrantes, por onde passavam todos os estrangeiros que chegavam a São Paulo. Ele reúne, praticamente, todos os registros das pessoas que passaram pela hospedaria.

Cerca de 22% do acervo está informatizado e em poucos segundos os visitantes podem consultar as origens de suas famílias. Contudo, a maior parte da pesquisa é realizada manualmente por um grupo de especialistas. Mais de 6 mil certidões de outros países foram emitidas só em 1999.

Além do museu, há também o Centro de Pesquisa e Documentação, o Núcleo Histórico dos Transportes e o Núcleo de Estudos e Tradições. Reúne os registros de todos que passaram por ali, listagens que contabilizam mais de 60 etnias. O acervo contém cerca de mil fotografias, livros e revistas.

Os visitantes podem viajar no tempo e reviver o início do século 20 nos passeios de bonde e maria-fumaça. Para os que gostam mesmo do passado, todo dia 25 de janeiro é realizado o Encontro de Carros Antigos. O Memorial possui também jardins, uma "fazenda de café", com cafezal e objetos usados nas plantações, e exposições fotográficas e de objetos históricos.

Mapa do local

Memorial do Imigrante

Horário(s) Terça a domingo, 10h às 17h. Passeio de bonde e maria-fumaça - domingo e feriado, 10h às 17h.

Endereço
Próximo a Estação do Metrô Bresser
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Centro 03045-002

Telefone (11) 2692-1866

Site do estabelecimento

Atualizado em 29 Out 2013.