Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Marcel Duchamp

Exposição do franco-americano comemora os 60 anos do MAM-SP.

Este evento terminou

Marcel Duchamp

Data 16 Jul 2008-21 Set 2008
De de 16 de julho a 21 de setembro de 2008.

Preço(s) R$ 5,50. Aos domingos grátis.

Horário(s) Terça a domingo e feriados, das 10h às 18h.

Endereço
Portão 3
Avenida Pedro Álvares Cabral,, Sul 04094-050

Telefone (11) 5085-1300

Para comemorar o aniversário de 60 anos, o MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) inaugura a mostra Marcel Duchamp: uma obra que não é uma obra ´de arte´, a maior exposição individual do artista franco-americano já realizada na América do Sul, em parceria com a Fundação Proa, de Buenos Aires. A curadoria é da americana Elena Filipovic, co-curadora da Bienal de Berlim e especializada na obra do artista. Complementando a mostra, a Sala Paulo Figueiredo recebe Duchamp-me, com obras de artistas brasileiros inspirados no franco-americano e curadoria de Felipe Chaimovich. Em novembro, a exposição segue para Buenos Aires.

Quarenta anos depois da morte de Duchamp, em 2 de outubro de 1968, a mostra propõe uma reflexão sobre a revolução artística promovida por um dos mais controvertidos artistas de seu tempo, precursor de diversos movimentos e procedimentos que viriam a ser assimilados ao longo de todo o século 20 pelas artes visuais. Contestador, Marcel Duchamp usou sua obra para negar a idéia de que a industrialização e a tecnologia seriam responsáveis por uma transformação que levaria a humanidade à evolução e ao desenvolvimento, uma visão quase profética.

Entre as cerca de 120 peças em exibição, figuram marcos cruciais de sua carreira, incluindo O grande vidro, nome pelo qual é conhecida La mariée mise a nu par ses célibataires, même, obra inédita no Brasil. A mostra recebe parte do primeiro passo revolucionário da obra de Duchamp, a criação do primeiro ready-made em 1913, para mostrar de que forma o trabalho de sua vida questionou o papel das instituições, principalmente a artística (museus, galerias etc.), a forma como as pessoas vêem o mundo e a própria arte, além de colocar em xeque a importância da obra de arte por meio de réplicas e reproduções.


Mapa do local

Explore ao redor

Pavilhão das Culturas Brasileiras

Arte

Planetário do Ibirapuera

Viagens

Auditório Ibirapuera

Viagens

Parque do Ibirapuera

Viagens

Museu Afro Brasil

Arte

MAC Ibirapuera - Pavilhão Bienal

Arte

Notícias recomendadas

Conheça a 'Transe', plataforma digital que promove e conecta agentes das artes visuais no Brasil

Arte

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte