Guia da Semana

Este evento terminou

O Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza a exposição Quando Vidas se tornam forma: diálogo com o futuro - Brasil-Japão, sob curadoria de Yuko Hasegawa, curadora do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio (MOT). A mostra marca as comemorações do MAM-SP por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e abrange aspectos da arquitetura, da arte, da moda e do design em cerca de 140 obras (de 21 artistas brasileiros e 18 japoneses) que usam a tecnologia e o cotidiano e guardam relações entre si, mesmo vindas de culturas tão diferentes quanto a brasileira e a japonesa.

A improvisação é um dos traços que caracterizam essa produção no Brasil, com a assimilação pela arte de procedimentos e estéticas das ruas e do povo. No Japão, o conceito do "mitate", pelo qual um objeto comum ganha outro status de acordo com a utilização ou a percepção que se tem dele, é o equivalente à improvisação brasileira.

Não só elementos da vida cotidiana local são o substrato para a criação no Japão e no Brasil. A apropriação de elementos de outras culturas e países também é um fator comum a ambos. No Brasil, essa assimilação se dá por meio do conceito da antropofagia do modernismo e, posteriormente, da Tropicália, cujo expoente máximo nas artes visuais foi Hélio Oiticica e seus "Parangolés", em que a estrutura feita pelo artista (algo como uma capa ou estandarte) só se torna obra durante seu uso por alguém dançando o Carnaval, como uma performance conectada à existência.

Foto: divulgação.

Mapa do local

Quando Vidas se Tornam Forma

Data 15 Abr 2008-22 Jun 2008
Até o dia 22 de junho de 2008.

Preço(s) R$ 5,50.

Horário(s) De terça a domingo e feriados, das 10h às 18h.

Endereço
Portão 3
Avenida Pedro Álvares Cabral,, Sul 04094-050

Telefone (11) 5085-1300