Guia da Semana

Este evento terminou

Andar de skate em um half (aquela pista em formato de U) ou descer grandes rampas é a imagem que se tem do esporte. Mas em metrópoles como São Paulo, os amantes dos shape com rodinhas não encontram esses espaços com freqüência. O jeito é improvisar nas calçadas, praças e até nas ruas. Esse é o tema da exposição Apropriação - Meu Centro é o Skate, que fica até o dia 2 de outubro na Galeria Olido, na Avenida São João, que traz fotos e instalações multimídia para mostrar a beleza plástica desse esporte.

As fotos, produzidas por sete fotógrafos, têm como cenário locais muito frequentados pelos skatistas, como a Praça Roosevelt, a Rua Augusta e o Vale do Anhangabaú - e nem é porque eles têm a melhor estrutura para a prática do esporte. "O chão é ruim, mas os skatistas se superam para fazer algo em um lugar não muito favorável", conta Homero Nogueira, fotógrafo e curador da mostra.

É o famoso "se virar" do vocabulário brasileiro: se o terreno não ajuda, os praticantes precisam descobrir outras formas de usar sua tábua com rodinhas. Nesse improviso, vale usar os bancos da praça, corrimãos, escadas e outras construções que seriam consideradas obstáculos - tudo isso está à mostra nas 52 fotos da exposição.

Mas não é só. Duas instalações trazem vídeos sobre o skate. Uma delas faz uma brincadeira e mistura imagens passadas em velocidade alterada com o cotidiano dos moradores de São Paulo, com flashes de lugares famosos do centro. A outra é praticamente uma aula da modalidade. "Ela vem com imagens em slow motion, com os movimentos do skate para quem não sabe", continua Nogueira.

Além disso, dois zootropos vão chamar a atenção dos visitantes. O equipamento é considerado o avô do cinema moderno: uma construção circular com 1,20 m de diâmetro, com algumas fendas na parte externa e fotos na parte interna que, ao ser rotacionada, cria a ilusão de movimento. "Ele vai mostrar uma sequência de skate", diz. Para conhecer um pouco do mundo do skate e, quem sabe, até se arriscar numas manobras, vá a essa exposição que é assiiim... uma Brastemp.

Mapa do local

Skate é cultura

Data 09 Ago 2011-02 Out 2011
De 5 de agosto a 2 de outubro.

Preço(s) Gratuito.

Horário(s) Terça a domingo, das 13h às 20h.

Endereço
Estação República do Metrô
Avenida São João, 473, Centro 01035-000

Telefone (11) 3331-8399