Guia da Semana
Arte
Por Ezio Jemma

Virada Cultural 2014 no Sesc Pinheiros

Grande nomes da cena musical como Otto e Mombojó estão entre as atrações.

Otto é uma das atrações (Divulgação)

Este evento terminou

Virada Cultural 2014 no Sesc Pinheiros

Data 17 Mai 2014-18 Mai 2014
17 e 18 de maio de 2014

Preço(s) Grátis

Horário(s) De acordo com a programação do evento

Endereço
Rua Paes Leme, 195, Oeste 05424-010

Telefone (11) 3095-9400

A Virada Cultural 2014 está chegando e os Sesc's pela cidade trazem uma programação repleta de atrações. O Sesc Pinheiros faz parte desse circuito e traz grandes shows para a Virada.

O ex-percussionista do Nação Zumbi, Otto, mostra seu novo trabalho The Moon 1111 no domingo. Outra apresentação musical de destaque é o premiado Mombojó. Dança, teatro e literartura também fazem parte da programação.

Sábado (17/05)

18h – Cortejo Festivo
Os artistas mesclam música, teatro e circo, incorporando ao cortejo elementos do universo do movimento cultural Manguebeat e da tradicional cultura pernambucana, especialmente o maracatu, o coco e a ciranda. Com o Grupo Pombas Urbanas.

18h até 23h59 – Cinemangue Coletânea de Curtas-Metragens e Videoclipes sobre o Movimento Manguebeat

18h até 23h59 - VJs Retinantz
O grupo levará ao público paulistano um ambiente imerso na estética do movimento cultural Manguebeat e suas reverberações, a partir de um setlist de músicas e imagens que fazem uma cartografia da memória e dos desdobramentos deste movimento.

19h30 até 20h45 - Arrasto de Maracatu de Baque Virado com o Bloco de Pedra
Dança e música marcam o encontro de Maracatu de Baque Virado, manifestação da cultura popular tradicional que envolve musicalidade, costumes e peculiaridades da história brasileira.

19h30 até 23h45 (várias sessões) - Mangueboys, Caranguejos com Cérebro com o Grupo Pombas Urbanas
Declamando poemas, cantando e encenando trechos da obra de Josué de Castro, atores passam de mesa em mesa contando histórias incríveis de pessoas comuns. Com o grupo Pombas Urbanas.

20h30 – Transgressões com o Grupo Pia Fraus
Desenvolvido a partir das inquietações do próprio elenco, o espetáculo entrelaça bonecos e atores, dando origem, com isto, a corpos atuantes. A dramaturgia propõe um caminho físico, tangenciando a dança-teatro.

21h - Sarau com Roger: Cadê Roger, Cadê Roger, Cadê Roger, Ô! Macô!
Roger Renor, dono do famoso bar Soparia, palco dos anos 1990 em que se apresentaram as bandas Mundo Livre S.A e Chico Science & Nação Zumbi, Roger, por meio de causos, poesias e música, conduzirá o público aos ditos e não ditos da rica história do movimento.

22h – Siba e Fuloresta
A sonoridade do grupo bebe diretamente do maracatu de baque solto e da ciranda, ao que se soma as letras cuidadosamente trabalhadas nas métricas tradicionais de Siba.

22h30 – Lucas e a Orquestra dos Prazeres
A Orquestra dos Prazeres é regida por Lucas dos Prazeres, que observa com cuidado o equilíbio entre instrumentos como alfaias, ilús, congas, ajubês e agogôs. O projeto engloba um conjunto heterogêneo de instrumentos e é de grande complexidade percussiva.

Domingo (18/05)

0h30 - DJ Dolores e Orchestra Santa Massa

0h até 2h30 - VJs Retinantz
O grupo levará ao público paulistano um ambiente imerso na estética do movimento cultural Manguebeat e suas reverberações, a partir de um setlist de músicas e imagens que fazem uma cartografia da memória e dos desdobramentos deste movimento.

0h até 4h - Cinemangue Coletânea de Curtas-Metragens e Videoclipes sobre o Movimento Manguebeat

2h30 – Mombojó
Rock-de-refrão, bossa-nova, lounge, surf music, jazz e samba são algumas das referências que formam a complexa força melódica do grupo. O Mombojó teve por dois anos consecutivos seus discos “Nadadenovo” e “Homem-espuma” eleitos como os melhores da temporada pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

11h – Bichos de Brasil
O espetáculo procura mostrar a riqueza da fauna brasileira por meio do uso de bonecos, música e coreografia, buscando criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens.

13h às 14h15 – Loop B
A vivência está estruturada na percepção dos sons de objetos e variantes da sucata que normalmente não são identificados como instrumentos musicais. Assim, o grupo experimentará junto ao artista Loop B criações musicais a partir de ruídos do cotidiano, como o trânsito e o som das máquinas.

13h30 – Zulumbi
A junção de Lúcio Maia (Nação Zumbi), DJ PG (Elo Da Corrente) e MC Rodrigo Brandão (vulgo Gorila Urbano) dá origem ao Zulumbi, grupo que aposta em uma estética musical psicodélica e percussiva, de letras positivas e forte identidade nacional.

14h – Otto
Ex-percussionista do Nação Zumbi e uma das principais figuras do movimento cultural Manguebeat, o músico pernambucano apresenta o show de seu sexto e novo álbum, The Moon 1111. O trabalho reúne letras reflexivas e diretas, sempre acompanhadas da pegada dançante que marca o trabalho do artista.


Por Ezio Jemma

Mapa do local

Explore ao redor

Teatro Paulo Autran - SESC Pinheiros

Arte

Espaço Carinhas e Coroas

Arte

Espaço de Cultura Digital - Sesc Pinheiros

Arte

Ateliê Alessandra Dantas

Na Cidade

C# do Padre - Casa das Batidas

Bares (antigo)

C... do Padre

Bares (antigo)

Notícias recomendadas

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte