Este evento terminou
Começa no dia 23 de agosto a 28ª edição do tradicional Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, organizado pela Associação Cultural Kinoforum. A mostra traz a diversas salas da capital uma programação totalmente gratuita com 365 filmes de 55 países diferentes, incluindo produções de Nepal, Filipinas, Indonésia, Colômbia, Turquia e muito mais.
O tema principal do ano é “Humor em tempos de cólera” e, para acompanhar os curtas carregados de humor crítico e provocador, o festival traz um cartaz assinado pela cartunista Laerte. Na Mostra Internacional, destacam-se filmes que abordam a questão da liberdade e dos deslocamentos – sejam eles representados por viagens, migrações ou refugiados. Merecem destaque, ainda, dois curtas que receberam os maiores prêmios internacionais na categoria: o chinês “Uma Noite Suave”, de Qiu Yang, vencedor da Palma de Ouro no festival de curtas de Cannes, e o português “Cidade Pequena”, de Diogo Costa Amarante, dono do Urso de Ouro em Berlim. A seleção também traz ao Brasil o novo curta do diretor francês Jean-Pierre Jeunet (conhecido pelo longa “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”), “Dois Caramujos Se Vão”.
Também da França chegam ao festival três curtas do cineasta Jacques Rivette, expoente da Nouvelle Vague, que foram resgatados por sua viúva em 2016 e serão exibidos pela primeira vez no Brasil. Os filmes foram produzidos entre 1949 e 1952 e são silenciosos e em preto e branco. Além das produções de países distantes, também compõem a programação 28 curtas da Mostra Latino-Americana e 96 filmes brasileiros.
As sessões acontecem entre os dias 23 de agosto e 3 de setembro no MIS, Cinesesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, Cinusp, CCSP e em 17 salas do Circuito SPCine. Para conferir a programação completa, acesse www.kinoforum.org/curtas.
28° Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo
Preço Grátis
Data 23 Ago 2017-03 Set 2017