Este evento terminou
Em abril, a 38ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes exibe novamente o que de mais significativo passou pelas telonas em 2011; e o melhor, a preços populares.
Na abertura do evento, em 4 de abril, atores e diretores se reuniram no CineSESC para a entrega dos troféus para os melhores de 2011 na opinião do público e da crítica.Entre eles estava Paulo José, o homenageado da noite, que fez o público convidado rir ao dizer que "ninguém no mundo faz filmes brasileiros, como os brasileiros". Sim, somos os melhores nisso!
Selton Mello e Caio Blat, também presentes na noite de abertura, lembraram que o Festival é uma ótima oportunidade para o público assistir às produções nacionais que, sem força para competir com os filmes blockbuster, acabam passando rapidamente por poucas salas de cinema.
Programação
No fim de semana, o festival faz suas últimas exibições no SESC Interlagos. No sábado, 28, tem Lola (13h) e Bahêa Minha Vida (15h30). Dia 29 a progração inclui Poesia (13h) e Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (15h30).
Confira a programação completa do CineSESC e SESC Interlagos, ou entre no site oficial para ver a agenda completa de todas as cidades participantes.
Vencedores
A crítica especializada elegeu Melancolia, de Lars Von Trier, como melhor filme estrangeiro. A obra também rendeu o prêmio de melhor atriz para Kirsten Dunst. O escolhido como melhor diretor foi Terrence Malick, de A Árvore da Vida. E Christian Bale foi o eleito como melhor ator estrangeiro pela atuação em O Vencedor.
Já na opinião do público, a obra de Pedro Almodóvar A Pele que Habito ganhou os prêmios de melhor filme, direção e ator estrangeiro (Antonio Banderas). Como melhor atriz, a vitória foi de Natalie Portman, pelo papel em Cisne Negro.
Entre os nacionais, o grande vencedor foi O Palhaço. Público e crítica concordaram com a entrega dos prêmios de melhor fotografia e melhor diretor (Selton Mello). O filme ainda coroou Paulo José como melhor ator na opinião do público (a crítica elegeu Caio Blat, por Bróder) e arrebatou o troféu de melhor filme de 2011 na escolha dos críticos (para o do público, a adaptação da obra de Jorge Amado Capitães da Areia foi o melhor filme).
A escolha da melhor atriz também dividiu críticos e cinéfilos. Os primeiros elegeram Karine Teles, protagonista de Riscado. Já os últimos, votaram em peso em Déborah Secco, pelo filme Bruna Surfistinha.
O público ainda escolheu O Filme dos Espíritos na categoria melhor roteiro e Bahêa - Minha Vida como melhor documentário. Para a crítica, os merecedores destes prêmios foram Trabalhar Cansa e As Canções.
A Mostra
Além dos vencedores, outros 30 títulos serão apresentados na mostra. Ao todo são 26 longas estrangeiros e 16 nacionais. Tem A Árvore da Vida, Harry Potter, Os Muppets, Um Conto Chinês, RIO, O Garoto da Bicicleta e mais.
Neste ano, além do CineSESC, o Sesc Interlagos também abriga a programação do Festival. Já fora da capital, 16 cidades também exibem os melhores filmes. São elas: Araraquara, Ilha Solteira, Campinas, Catanduva, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Caetano, Diadema, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.
Mapa do local
Festival Sesc Melhores Filmes 2012
Data
04 Abr 2012-29 Abr 2012
4 a 29 de abril
Preço(s) R$ 4
Onde Acontece
Por Mariana Viola