Guia da Semana

Programação grátis de cinema na Virada Cultural 2017

“Trainspotting”, “Edukators” e "Donnie Darko" são alguns dos destaques na madrugada.

Este evento terminou

Programação grátis de cinema na Virada Cultural 2017

Preço Grátis

Data 20-21 Mai

Vem aí mais uma edição da Virada Cultural em São Paulo, trazendo para as ruas e espaços culturais uma programação gratuita e variada para todos os públicos. No campo do cinema, o Centro Cultural São Paulo e o Sesc são destaques, oferecendo seleções especiais recheadas de clássicos e filmes cult. Confira a programação e anote na agenda:

 

CCSP - Virada Phenomena

Sábado, 20 de maio

22h – Barbarella (Roger Vadim, França / Itália, 1968, 98 min) – 16 anos

Considerado a primeira adaptação dos quadrinhos diretamente para o cinema, Barbarella passa-se no século 40, numa sociedade que não conhece os prazeres do sexo, uma vez que conseguem atingir esse prazer através de produtos farmacêuticos. Nesta sociedade vive Barbarella (Jane Fonda), que é recrutada pelo Presidente da Terra para resgatar o cientista Durand-Durand a fim de salvar o planeta.

 

Domingo, 21 de maio

0h – Phantasm (Don Coscarelli, EUA, 1979, 88 min) – 16 anos

Horror independente de baixíssimo orçamento, “Phantasm” acompanha um adolescente e seus amigos, que confrontam um misterioso ladrão de covas conhecido como o “homem alto”, capaz de transformar cadáveres em escravos.

 

2h - Donnie Darko (Richard Kelly, EUA, 2001, 113 min) –  16 anos

Um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário? Enquanto espera pelo fim do mundo, Donnie enfrenta conflitos banais envolvendo professores autoritários, a descoberta de uma paixão, hormônios à flor da pele e a eterna busca pelo sentido da vida.

 

4h20 - Terror Nos Bastidores (The Final Girls, Todd Strauss-Schulson, EUA, 2015, 88 min) - 16 anos

Durante uma sessão especial do filme mais famoso de sua falecida mãe, uma atriz que ficou marcada pelo papel em um clássico do terror trash dos anos 80, Max e seus amigos acabam presenciando um incêndio dentro da sala de cinema. Enquanto tentam escapar, inexplicavelmente, eles são transportados para dentro do filme, onde precisam se adaptar ao roteiro enquanto lutam para sobreviver aos ataques do assassino mascarado, além de encontrar um jeito de voltar para casa.

 

6h10 - The End Of Evangelion (Shin seiki Evangelion Gekijô-ban: Air/Magokoro wo, kimi ni, Hideaki Anno, Kazuya Tsurumaki, Japão, 1997, 90 min) – 16 anos

"The End of Evangelion" é na verdade composto por dois episódios que apresentam um final alternativo ao final da serie "Neon Genesis Evangelion" apresentado na televisão. Partindo de lugares-comuns típicos do anime, o filme apresenta o expectador a um mundo pós-apocalíptico atormentado ocasionalmente por seres monstruosos dotados de poderes sobrenaturais, cabendo ao personagem principal – Shinji, um garoto aparentemente ordinário e de aspecto frágil – a tarefa de salvar a humanidade.

 

8h10 - Belladonna Of Sadness (Kanashimi no Beradonna, Eiichi Yamamoto, Japão, 1973, 86 min) - 16 anos

Belladonna é a terceira animação da chamada trilogia Animerama, filmes de temática adulta dentro de um conceito concebido por Osamu Tesuka quando ele trabalhava ativamente em seu estúdio Mushi Production, entre as décadas de 1960 e 1970. O filme combina fantasia medieval estilo Tolkien, imagens de demônios saídos de cartas de tarô inspiradas em artistas como Gustav Klimt, Egon Schiele e Guido Crepax, um erotismo gráfico e perturbador e uma trilha sonora psicodélica.

 

10h - Santa Sangre (Alejandro Jodorowsky, Itália, México, 1989, 123 min) - 16 anos

Um jovem confinado num hospital psiquiátrico relembra sua infância: criado numa família de artistas circenses, ele viu seu pai cortar os braços de sua mãe, a líder fanática de um grupo religioso, e então se matar. De volta ao presente, ele escapa do hospital e se reúne com a mãe, que decide usá-lo como “os seus braços” numa jornada de vingança.

 

12h20 - Coração Satânico (Angel Heart, Alan Parker, Reino Unido / Canada / EUA, 1987, 113 min) - 16 anos

Em 1955, na cidade de Nova York, o detetive particular Harry Angel (Mickey Rourke) é contratado pelo misterioso cliente Louis Cyphre (Robert De Niro) para encontrar um cantor, conhecido como Johnny Favorite, desaparecido há doze anos. Quanto mais ele se aprofunda na investigação, mais confuso o caso fica e mais pessoas morrem de formas misteriosas.

 

14h40 - Assassinos Por Natureza (Uncut) (Natural Born Killers, Oliver Stone, EUA, 1984, 165 min) - 16 anos

Promovido por Oliver Stone como “o novo Laranja Mecânica”, o filme mostra um casal de jovens (Woody Harrelson e Juliette Lewis) que viveram infâncias traumáticas e, agora, se tornam assassinos seriais glorificados pela mídia.

 

Sesc Itaquera

De 5 de abril a 4 de junho

Cine Olho

Intervenção cinematográfica que remete às primeiras exibições do cinema mudo a partir de trechos de filmes realizados entre 1896 a 1930. A instalação traz três caixas com um pequeno furo por onde o público pode observar cenas de humor inusitadas deste cinema de atrações.

 

De 22 de abril a 3 de junho

A Arte da Pantomima

Vivência baseada nos filmes exibidos no Cine Olho, onde os expectadores poderão experimentar a imersão em pantomima através da maquiagem e interpretações gestuais. A pantomina é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica: a arte de narrar com o corpo, o seu principal instrumento de comunicação.

 

Sábado, 20 de maio

19h - As Bicicletas de Belleville (Les triplettes de Belleville, Sylvain Chomet, França, 2003)

O filme conta a história de Champion, um garoto solitário, que só se sente feliz quando está em uma bicicleta. A avó do garoto incentiva seu treinamento para que ele possa tornar-se um campeão e participar da competição Tour de France, principal competição ciclística do país. No entanto, durante o campeonato, Champion é sequestrado e sua avó com seu cachorro partem em sua busca, chegando a uma grande cidade chamada Belleville.

 

Sesc Campo Limpo

Sábado, 20 de maio

19h - Sabotage: Maestro do Canão (Ivan Vale Ferreira, Brasil, 2015)

Sabotage abre sua mente neste documentário inédito, soltando o verbo espontâneo, sincero e profundo. Discute a infância, o ócio, a rua, a desigualdade, o descaso, a solidariedade, o passado e o futuro, como uma antena que capta e emite realidade em todas as direções. Imagens inéditas, depoimentos de diversos músicos e pessoas ligadas a ele demonstram a importância desse artista que misturou estilos e se tornou uma lenda após sua morte.

 

Sesc Belenzinho

Sábado, 20 de maio

19h a 1h - Japão, Eu Estive Lá

Samurais, Harajukos, Cosplay, Gueixas e uma viagem para as diferentes paisagens, estilos e culturas do Japão. Do tradicional ao Pop os participantes serão imersos nestes cenários de uma maneira interativa e lúdica através das técnicas de Chroma Key.

A instalação é um estúdio de chroma key onde os participantes poderão previamente escolher em um Menu de cenários aonde ele gostaria de ir no Japão - e encontraram figurinos e acessórios inspirados por estas locações.

Além de se verem com a ajuda de um monitor e interagirem com o cenário virtual, o público terá a sua imagem salvo e compartilhado em um perfil exclusivo no Instagram.

 

22h - Rashomon (Akira Kurosawa, Japão, 1950)

Um camponês, um lenhador e um sacerdote se refugiam de uma tempestade nas ruínas do Portão de Rashomon, no Japão do século 11. O sacerdote e o lenhador descrevem ao camponês um julgamento do qual foram testemunhas – do assassinato de um samurai e do estupro de sua mulher. Em flashback, o julgamento é contado por meio dos relatos divergentes e dúbios de quatro testemunhas.

 

Domingo, 21 de maio

0h - Trono Manchado de Sangue (Kumonosu-jô, Akira Kurosawa, Japão, 1957)

Japão, século XVI. As guerras civis sacodem o país. Dois valentes samurais, os generais Washizu Taketori e Miki, regressam aos seus domínios depois de uma batalha vitoriosa. No caminho, uma misteriosa senhora profetizao futuro de Washizu: o guerreiro se converterá no Senhor do Castelo do Norte. A partir deste fato Washizu, auxiliado por sua esposa Asaji, se vê imerso numa trágica e sangrenta luta pelo poder.

 

17h - O Mundo dos Pequeninos (Kari-gurashi no Arietti, Hiromasa Yonebayashi, Japão, 2010)

Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty (Saoirse Ronan) vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros - e grandes - donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.

 

Sesc Santo Amaro

Sábado, 20 de maio

22h - Grease: Nos Tempos da Brilhantina (Randal Kleiser, EUA, 1978)

Califórnia, década de 50. Sandy e Danny trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália quando o verão acabar. No entanto, Sandy fica nos Estados Unidos e se matricula na mesma escola de Danny. O amor será mais forte que as diferenças entre eles?

 

Domingo, 21 de maio

13h - Billy Elliot (Stephen Daldry, Reino Unido, França, 2000)

Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

 

CineSesc

Sábado, 20 de maio

18h - Trainspotting: Sem Limites (Danny Boyle, Reino Unido, 1996)

Em Edimburgo, na Escócia, vive Renton, um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane  e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy, um imoral desenhista de HQs fanático por Sean Connery; Tommy, um atleta responsável; Spud, um bobalhão de bom coração e Begbie, um violento sociopata.

 

20h - Sid e Nancy (Alex Cox, Reino Unido, 1986)

Baixista do grupo Sex Pistols, ícone do punk rock inglês do final dos anos 70, Sid Vicious já vivia uma vida problemática e revoltada como bom artista punk. Mas seu comportamento só piorou depois de conhecer a jovem Nancy Spungen, com quem experimentou momentos de extrema loucura, muitas vezes regado à drogas e álcool, afastando o músico da banda.

 

22h - T2: Trainspotting (Danny Boyle, Reino Unido, 2017)

Renton retorna à cidade natal depois de vinte anos de ausência. Hoje, ele é um homem novo, com um emprego fixo e livre das drogas. Os amigos não tiveram a mesma sorte: Sick Boy comanda um comércio fracassado, Spud continua dependente de heroína e Begbie está na prisão. Aos poucos, Renton revela que sua realidade não é tão positiva quanto ele mostrava, e volta a praticar os crimes de antigamente.

 

Domingo, 21 de maio

0h - Polyester (John Waters, EUA, 1981)

Divine é Fancine, uma mãe de família que luta para salvar seu casamento e seus filhos. Mas as coisas não são fáceis para a pobre Francine, que logo descobre que seu marido tem um caso com a secretária, que sua filha é ninfomaníaca e seu filho, um maníaco pedólatra. As circunstâncias a levam a cair na bebida e chegar ao fundo do poço. Felizmente, com a ajuda de uma amiga - sua ex-empregada que virou milionária - Francine consegue dar a volta por cima.

 

2h - The Doors (Oliver Stone, EUA, 1991)

Anos 60. A ascensão de Jim Morrison, vocalista da banda de rock The Doors. Em meio ao sucesso e o uso indiscriminado de drogas, Morrison se relaciona com Pamela Courson e com a jornalista Patricia Kennealy, uma mulher mais velha que adota o sadomasoquismo.

 

16h - Edukators (Hans Weingartner, Alemanha, Áustria, 2004)

Jan e Peter são dois jovens que acreditam que podem mudar o mundo. Eles se auto-denominam "Os Educadores", rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto.

 

 

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Notícias recomendadas

Cinemark inaugura nova unidade no shopping West Plaza

Cinema é o mais completo da rede na capital paulista e marca os 20 anos da empresa no Brasil

10 Filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em outubro de 2017

Sequência de “Blade Runner” e novo filme de Kathryn Bigelow são destaques

Bilheterias: Kingsman 2 supera It – A Coisa e tem abertura melhor que o longa original

Filme chega ao Brasil na próxima quinta-feira, 28

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo revela pôster e primeiras atrações

Vencedores da Palma de Ouro e do Festival de Toronto são destaques entre os filmes confirmados na programação

Estreias da semana: "Mãe!", "Esta é a Sua Morte – O Show" e mais 6 filmes

Suspense de Darren Aronofsky com Jennifer Lawrence promete dividir opiniões

“Ensaio Sobre a Cegueira” tem sessão gratuita com debate no MIS

Filme será acompanhado por bate-papo com historiadora